Não tão limitado assim

O Cruzeiro faz um campeonato instável, mas ainda assim mantém-se entre os primeiros. Hoje teve um difícil teste diante do Palmeiras e passou raspando, mas conseguiu os três pontos. A vitória por 2 a 1 veio com dois gols de Borges, um deles em um pênalti que na verdade foi falta fora da área, com a versatilidade incansável de Tinga, a qualidade de Montillo nas assistências e a velocidade endiabrada de Wallyson pelo flanco direito. A Raposa ultrapassou o Inter no número de vitórias, voltou ao 5º lugar e está a apenas três pontos do 3º, o Fluminense.

Hoje mesmo ouvi um comentarista mineiro falar que Celso Roth vem tirando leite de pedra do Cruzeiro, que tem um grupo "limitadíssimo". Discordo desta análise, que sempre é atribuída a este treinador. O trabalho de Roth é bom por reconstruir um time que vinha de mal a pior, mas há de onde tirar. Há bons jogadores em quase todos os setores. Na lateral direita, que era uma carência, o mediano Ceará não é nenhuma sumidade, mas vem resolvendo o problema. No ataque, com Wallyson voltando a ser opção, o time ganha um jogador de habilidade e velocidade. E há reposição neste setor: sem Borges ou Wallyson, Wellington Paulista e Anselmo Ramon são, no mínimo, opções válidas de banco. Nada excepcional, mas é um grupo que possibilita uma campanha boa, desde que o técnico saiba extrair do plantel suas qualidades.

O Palmeiras mal comemorou a Copa do Brasil e já se vê numa realidade bem menos doce. O grupo palmeirense, sim, é limitado - mais que o do Cruzeiro. E hoje Felipão foi a Belo Horizonte com nada menos que nove desfalques. É muita gente fora. Ainda assim, fez um enfrentamento parelho e poderia ter saído com um resultado melhor, não fosse o erro de Fabrício Corrêa no pênalti do primeiro gol do time mineiro. A tendência é que a equipe saia da zona de rebaixamento, mas é notório no discurso de todos no Palestra Itália como o fato de frequentá-la desde o início do campeonato incomoda. E mais que isso, preocupa.

Poucos gols
A 13ª rodada teve a menor média de gols de todo o campeonato até agora: foram 19 em 10 jogos, menos de 2 por jogo. Foram nada menos que quatro empates sem gols: Inter x Vasco, Bahia x Corinthians, Fluminense x Atlético-MG e Sport x Atlético-GO.

Neste domingo ocorreu a segunda vitória do Santos, dramática: 2 a 1 sobre a Ponte Preta, que começa a cair de produção, como era previsto. O Flamengo de Dorival Júnior levou 4 a 1 ao natural do São Paulo e já se aproxima da ponta de baixo. O 11º lugar dá um conforto ilusório: a distância para o primeiro rebaixado de hoje, o Bahia, é de apenas quatro pontinhos.


Comentários