Solidez sem brilho

O Grêmio teve mais uma atuação consistente em Goiânia. A equipe de Vanderlei Luxemburgo reforçou aquilo que já temos visto: mesmo com deficiências na articulação de jogadas e sem brilho individual, é um time firme, com controle do jogo, da posse de bola. Faz uma marcação adiantada mesmo fora de casa, domina as partidas por conta disso e as vence sem tomar grandes sustos.

Ontem, mesmo no tão famigerado Serra Dourada, o Grêmio se impôs ao Atlético/GO desde o começo do jogo. O principal problema da equipe segue sendo na criação, algo que deve ser resolvido a partir da chegada de Zé Roberto. Embora Léo Gago e Souza colaborem bastante com suas subidas, Marco Antônio é insuficiente. Em Goiânia, novamente, apareceu pouco. O Grêmio dominava, mas criava e chutava pouco. No primeiro tempo, teve poucas chances claras, apesar do domínio. A melhor veio com Miralles, aos 34, em chute para fora.

Na etapa final o Tricolor cresceu a partir de subidas pela direita. Não por Gabriel, que foi até correto na marcação, mas discreto no apoio; mas por Souza, que subiu várias vezes com perigo. Várias chances começaram a surgir. Foi numa arrancada do volante por lá que saiu o belo gol de Miralles: o argentino escapou da marcação de três goianos num só toque, girou e bateu com força, sem chances para Roberto. O Atlético/GO teve apenas quatro boas chegadas no jogo todo: três em chutes longos, uma dentro da área, salva por Vílson. Ponto para o sistema defensivo gremista.

O Grêmio foi o único dos oito visitantes que conseguiu vencer nesta quarta, o que já indica a importância do resultado. Dos cinco primeiros, é o único que já jogou duas fora de casa. Domingo, deve aproveitar que o Corinthians vem com reservas para vencer de novo e começar a brigar de fato dentro do G-4 - local que é bom habitar desde o começo do certame, para evitar a necessidade de uma desgastante campanha de recuperação. Por isso, a importância de entrar com titulares no fim de semana. Eles já descansaram por 10 dias, não faz sentido poupá-los para o jogo contra o Palmeiras, quarta que vem.

Em tempo:
- Bom retorno de Kleber, cavando faltas e cabeceando uma bola a gol. Jogou 28 minutos, um bom tempo. Domingo, poderia atuar por 45. A pena será tirar Miralles do time em seu melhor momento desde que chegou ao Olímpico. Mas é necessário.

Campeonato Brasileiro 2012 - 3ª rodada
6/junho/2012
ATLÉTICO/GO 0 x GRÊMIO 1
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Público: 2.965
Renda: R$ 71.310,00
Gol: Miralles 23 do 2º
Cartão amarelo: Gílson, Ernandes, Pituca, Fernando Bob, Gabriel, Souza e Fernando
ATLÉTICO/GO: Roberto (5), Joílson (6), Gílson (4), Paulo Henrique (4,5) e Ernandes (4,5); Pituca (4,5), Marino (4,5), Elias (5,5) (Danilinho, 30 do 2º - 5) e Bida (5) (Fernando Bob, 30 do 2º - 4,5); Diogo Campos (5) e William (4) (Marcão, 19 do 2º - 4,5). Técnico: Hélio dos Anjos
GRÊMIO: Victor (6), Gabriel (5,5), Gilberto Silva (6), Naldo (6) (Vílson, intervalo - 6) e Pará (5); Fernando (5,5), Souza (6,5), Léo Gago (5) e Marco Antônio (4,5) (Rondinelly, 20 do 2º - 5,5); Miralles (6,5) e André Lima (4) (Kleber, 20 do 2º - 5,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Comentários

Igor Natusch disse…
Que defesa fraca a do Atlético-GO. Bateram cabeça incontáveis vezes durante o jogo. Estivesse o Grêmio em um dia mais inspirado e teria vencido com folga bem maior.

Miralles está bem. Para mim, caso haja algum problema com Marcelo Moreno, sai André Lima para Kleber entrar. De novo, o centroavante foi mal.

Três pontos bastante importantes, e concordo contigo: poupar titulares é a vovozinha. Time titular no domingo, sem choro. Vamos parar com essa frescura.