Catenaccio britânico

A maior cidade europeia e berço do futebol mundial enfim tem um clube campeão continental. Mas nada de estilo britânico: com Roberto di Matteo, o catenaccio italiano tornou a equipe de Stamford Bridge pragmática, chata até. Nos últimos cinco jogos da Liga dos Campeões, o Chelsea teve no máximo dez chances de gol. Eliminou Benfica, Barcelona e Bayern München sem se impor em nenhum confronto, mas com um aproveitamento absurdamente eficiente.

Hoje, embora fosse um time inferior ao Bayern, o Chelsea nem precisava ter se resguardado tanto. A postura covarde dos ingleses era de um time que jogava com dois homens a menos, ou que enfrentava uma equipe de outro planeta, como o Barcelona. A equipe alemã é cheia de craques, um timaço, mas a cautela foi excessiva. 

Hoje sim, o Chelsea se defendeu muito bem. Di Matteo montou o mesmo 4-5-1 que eliminou o Barça. Ficava difícil para o Bayern conseguir espaço para chutar a gol. Müller, Robben e Ribery não conseguiam encontrar Gomez. O time alemão girava de um lado para o outro, martelava, mas não criava perigo real. O jogo ficava modorrento, arrastado. 83 minutos depois, Müller enfim fez 1 a 0. Toda a pinta de gol de título. Mais uma vez, porém, o Chelsea mostrava sua eficiência impressionante. A equipe precisou jogar cinco minutos para empatar, com Drogba.

A prorrogação foi bem mais emocionante e aberta. Eram escalações mais equilibradas: o Bayern se fechara após o gol de Müller, preparado para segurar o resultado; o Chelsea, mais aberto, tinha agora saídas para jogar. Torres, por exemplo, entrou muito bem e deu trabalho nos contra-golpes. E o time alemão, que já perdeu a chance de definir nos 90 minutos após abrir 1 a 0, perdeu outra, no erro do pênalti de Robben, em defesa de Cech. Nos pênaltis também: a equipe da casa estava à frente, mas dois erros deram o título aos ingleses.

O Chelsea é um campeão diferente de uma Liga dos Campeões diferente. Dos quatro grandes jogadores dos semifinalistas, só Drogba não perdeu pênalti decisivo. Enquanto Cristiano Ronaldo, Messi e Schweinsteiger (sem falar em Robben) erraram, o marfinês fez o gol do título londrino. É, provavelmente, o craque da edição 2012, junto com Cech, outro monstro e melhor em campo na grande decisão. 

O Chelsea é o campeão europeu mais fraco em muitos anos. Quase caiu para o Napoli, foi dominado pelo Benfica, massacrado pelo Barcelona e encurralado pelo Bayern. Mas ganhou, na base da resistência. Até mesmo o time de um milionário russo precisa de sofrimento para conquistar algo maior. Até pelo estilo de jogo do Chelsea, podemos ter uma final de Mundial diferente, com o sul-americano propondo o jogo, o que não ocorre há muito tempo. 

Em tempo:
- Ainda no aguardo de comentários indignados sobre o comportamento varzeano de um torcedor do Chelsea, que atirou um balão no campo na hora do pênalti desperdiçado por Robben. Imaginem a reação de alguns se isso tivesse ocorrido no Defensores del Chaco...

Liga dos Campeões da UEFA 2011/12 - Final
19/maio/2012
BAYERN MÜNCHEN 1 x CHELSEA 1
Decisão por pênaltis: Bayern München 3 x Chelsea 4
Local: Allianz Arena, Munique (ALE)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Público: 62.500
Gols: Müller 37 e Drogba 42 do 2º
Cartão amarelo: Schweinsteiger, Ashley Cole, David Luiz, Drogba e Torres
BAYERN MÜNCHEN: Neuer (6), Lahm (6), Boateng (5,5), Tymoschuk (5,5) e Contento (5); Schweinsteiger (6,5), Kroos (5,5), Robben (4,5), Müller (7) (Van Buyten, 41 do 2º - 5,5) e Ribery (6) (Olic, 5 do 1º da prorrogação - 5,5); Gomez (5,5). Técnico: Jepp Heynckes
Cobranças: Lahm (gol), Gomez (gol), Neuer (gol), Olic (defendido), Schweinsteiger (defendido).
CHELSEA: Cech (9), Bosingwa (5,5), Cahill (5,5), David Luiz (6) e Ashley Cole (6); Mikel (6), Lampard (6), Kalou (4,5) (Torres, 38 do 2º - 6,5), Mata (5) e Bertrand (5) (Malouda, 27 do 2º - 5); Drogba (8). Técnico: Roberto di Matteo
Cobranças: Mata (defendido), David Luiz (gol), Lampard (gol), Ashley Cole (gol), Drogba (gol).


Comentários

Lique disse…
1.isso e' time COPERO. parabens ao chelsea.

2.bayern na inauguracao da arena, entao?

3.engracado eles terem colocado um arbitro portugues pra apitar um jogo de um time com tantos portugueses como o chelsea. mas acho que teve atuacao perfeita o juizao, discretissimo e corretissimo.
Lique disse…
ps: voLLta carta na mesa.
Vicente Fonseca disse…
Bayern na inauguração da Arena, sim.

Estamos tentando viabilizar a volta do programa. Não é fácil, mas vamos conseguir.
Rodrigo Cardia disse…
Bayern classificado pra inauguração da Arena, hehe.
Rodrigo Cardia disse…
Ah, e se fosse no Defensores del Chaco o balão atirado ao campo, seria "mais uma prova da falta de educação do torcedor sul-americano"...
Vicente Fonseca disse…
Pior que eu tava comentando com a gurizada que a manchete principal do zh.com ia ser "Bayern confirmado como adversário na inauguração da Arena", de brincadeira. E eles publicaram justamente isso. É bom não brincar com o bairrismo da RBS.
Anônimo disse…
Eu nem sei se a decisão de restringir-se à defesa em boa parte do jogo foi consciente. O time não atacava frequentemente, não mantinha a posse de bola, porque não conseguia. Muitas vezes tentava. Boa marcação sobre pressão do Bayern, e o meio de campo do Chelsea tem pouca mobilidade, é previsível.

Mas, enfim... Copeiro, copeiro.
Vine disse…
Impossível não ficar emocionado com um título desses. Atacar tão pouco em tantos jogos e, mesmo assim, eliminar os adversários (houve só uma derrota, contra o Napoli, na ida) só pode ter muita mística.
Realmente foi bem feio o jogo, o Di Matteo conseguiu transformar esse time numa típica engenhoca enferrujada que são os times italianos, mas azar, ganharam.

Final do Mundial será MUITO interessante, como tu bem disse.