Os pecados da classificação

A vitória por apenas 1 a 0 sobre o Canoas não reflete o que foi o jogo. O Grêmio foi muito superior, mesmo sem ser brilhante. Mereceu, pelo volume que apresentou, um placar mais elástico. Mas, se o placar foi magro, ele reflete o que Luxemburgo descreveu na coletiva: a falta de pontaria, especialmente, por preciosismo. E está correto o técnico gremista em cobrar isso dos atletas, embora não precisasse ter exposto André Lima em uma de suas respostas aos jornalistas.

A postura inicial foi excelente: o Grêmio encurralou o Canoas como um time superior que é, com atitude de um candidato ao título. Criou várias chances, fez 1 a 0 cedo e continuou pressionando, até que baixou o ritmo. Bertoglio, bem marcado, não conseguia vitória pessoal. Marco Antônio também não. As boas chegadas vinham pelos lados, nas dobradinhas Gabriel-Souza e Pará-Léo Gago. A queda de ritmo foi a tônica do vestiário no intervalo, revelou Gabriel. E surtiu efeito.

O segundo tempo foi todo do Grêmio, mas os gols não saíam. Se no começo do campeonato a dificuldade era criar, mas Kleber fazia sozinho os gols, agora a dificuldade principal foi concluir, não elaborar jogadas de gol. O rendimento do time cresceu com a entrada de Miralles, que entrou aceso e teve sucesso em jogadas pessoais. Aí, entrou o preciosismo. No fim, mesmo dominado o Canoas começou a erguer bolas para a área, gerando tensão. O jogo foi quase todo gremista, mas a magreza do 1 a 0 era fator de risco permanente. Contra equipes melhores, esses erros não serão perdoados.

O Grêmio, agora, torce para que o Inter não vença o Veranópolis, para assegurar uma decisão no Olímpico. A grande vantagem tricolor, no entanto, não será jogar a decisão em seu estádio, caso venha a acontecer. Num comparativo com o rival, o principal fator positivo é ter uma semana inteira para focar no domingo que vem e treinar. Isso só será anulado se for o Veranópolis o adversário. Caso seja o time rubro, a concomitância da Libertadores pesa muito na preparação - embora não seja garantia alguma de sucesso ou fracasso, claro.

Em tempo:
- A ausência de Léo Gago, que vinha jogando bem como meia pela esquerda, é um problema de razoável importância. Luxemburgo deve perder em combatividade para a decisão da Taça Farroupilha, especialmente se o substituto for Marquinhos.

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Farroupilha - Semifinal

GRÊMIO (1): Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago (Miralles) e Marco Antônio; Bertoglio (Marquinhos) e André Lima (Felipe Nunes).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CANOAS (0): Vaná; Renato Martins, Carvalho e Brock; Rondinelli, Moisés, Dudé, Miro Bahia (Maxwell), Jé e Tiago Silva (Diogo Rincón); Márcio Jonathan.
Técnico: Rogério Zimmermann

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: sábado, 21 de abril de 2012, 16h; Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima; Público: 19.358; Renda: R$ 417.409,00; Gol: André Lima 7 do 1º; Cartão amarelo: Léo Gago, Souza, Carvalho, Brock e Miro Bahia; Expulsão: Renato Martins


Comentários