Mais uma noite copeira em Porto Alegre

Todos no Inter têm razão: hoje começa uma outra Libertadores, é tudo zerado. Nada do que valeu na primeira fase conta pontos agora. O único reflexo é decidir em casa ou fora. Mesmo assim, se nos números tudo se altera e começa de novo, na prática muito do que ocorreu até agora pode ser levado para campo.

Inter x Fluminense é um confronto sem favoritos, mas é inegável que o time carioca vem em melhor momento. Não significa que passará pelo Colorado: em termos de qualidade de elenco, há equilíbrio. Mas não podemos deixar de lado o fato de ser o melhor contra o pior dos finalistas desta Libertadores em campo. Não podemos, também, deixar de dizer que o Inter vem atuando bastante desfalcado. Isso pesou na fase de grupos, e pode pesar nos mata-matas.

Dorival Júnior repete, de certa forma, a ideia que deu razoavelmente certo no empate com o Santos, no Beira-Rio. Reforça o meio com dois volantes, adianta Tinga para a terceira função do meio e coloca dois homens pelos lados (Dátolo e Dagoberto) para fazerem o vaivém entre o resto do time e Leandro Damião. Naquele 1 a 1 do dia 4 de abril, a equipe penou para criar jogando desta forma. Há uma diferença considerável, porém: Neymar. Para parar o craque santista, Dagoberto foi visto até como lateral esquerdo. Hoje, poderá atacar mais, o que tende a melhorar a produção ofensiva, pífia naquela noite.

O Fluminense vem ofensivo. Tem um lateral que apoia (Carlinhos), dois meias de grande qualidade e dois atacantes que fazem gols. Comparando os times que entrarão em campo (não os plantéis), é melhor que o Colorado. Dorival sabe das limitações de uma equipe que perdeu D'Alessandro e Oscar, tem apenas três zagueiros no elenco todo, vê Kleber sem a certeza de boas condições de jogo e dois jogadores (Guiñazu e Dagoberto) que voltam de lesão. Mas tem Dátolo, que vem desequilibrando, e Leandro Damião, que é o melhor centroavante brasileiro junto com... Fred. Do Fluminense.

É, senhores, acima de tudo um jogaço de futebol, com grandes times, equilíbrio e muita tensão. O Flu parece uns degraus à frente, mas favoritismo em futebol só serve para ser quebrado. A classificação passa muito pelo resultado do jogo de hoje. Abrindo vantagem boa (vencer sem sofrer gols, por exemplo), o Inter tem experiência para sair do Rio com a classificação. Não conseguindo isso, dificilmente o Colorado recupera-se no Engenhão, pois tem um adversário forte e em melhor momento. Motivo para termos um grande público no Beira-Rio hoje à noite, claro.
Quarta cheia
O outro jogo da Libertadores, também às 21h50 (uma pena), é Bolívar x Santos. O caráter aleatório que a altitude reserva poderá ser capaz de eliminar o melhor time sul-americano do momento? É a pergunta que fica.

Pela Copa do Brasil, também começam as oitavas nesta noite. Paraná x Palmeiras, Portuguesa x Bahia e Goiás x Atlético/MG são os confrontos. Amanhã tem Ponte Preta x São Paulo e Coritiba x Paysandu. Os demais, só semana que vem.

Mas o jogaço mesmo ocorre em Madrid, Real Madrid x Bayern München. Aposto que daí sai o campeão europeu. Embora duvidar do Chelsea seja um risco, como vimos ontem...

Comentários