A final esperada

O Inter coroou neste domingo a superioridade absoluta da Dupla Gre-Nal na Taça Farroupilha. Pegou o campeão do interior e, mesmo com alguns desfalques, passou por ele com facilidade constrangedora. O Veranópolis, que até teve bons momentos no primeiro tempo, poderia ter sofrido uma goleada ainda mais elástica que os 4 a 0 no segundo.

A proposta do time serrano era clara e clássica: segurar-se na defesa e sair em contra-ataques. O problema é que o oportunista Lê não tem o cacoete para puxar este tipo de jogada. Como lhe falta qualidade técnica, era facilmente neutralizado. Isso empurrou o Inter para o ataque, e o gol não tardou em sair. Foi com Dátolo, em jogada de Dagoberto.

Não foi a vantagem obtida que fez o Colorado cair de produção; foi a lesão de D'Alessandro. Depois de vê-lo cinco semanas fora, era claro que o elenco não sabia como reagir a mais uma de lesão de seu maior astro e capitão. O Inter se perdeu e o Veranópolis veio para cima. Chegou a criar três chances em seis minutos e esteve muito próximo de empatar. Mas perdeu gols, pecado mortal para times pequenos. Após um desses erros, levou o segundo, de novo Dátolo, de novo com Dagoberto passando.

Aí a casa caiu. No segundo tempo o Veranópolis tentou ir para cima, mas ficou sem mel nem porongo. Perdeu a consistência defensiva sem ter poder ofensivo, e ainda via o Inter mais sólido e menos instável. Levou outros dois gols e ainda teve sorte em não sofrer outros. Superioridade indiscutível do Colorado.

Começa mais uma semana de Gre-Nal, com momentos bem diferentes. O Inter, focado na Libertadores, respira o Fluminense. O clássico deve e precisa estar em segundo plano neste momento. Não dá para priorizar o Gauchão em detrimento de uma competição maior, mesmo com a força que o Gre-Nal tem. A lesão de D'Alessandro, se confirmada, deve tirá-lo de ambos os jogos, uma perda considerável. Não se trata de desprezar o clássico: o que não se pode dar a ele importância maior que a de um jogo de Libertadores. Esse erro muitas vezes é cometido em planejamentos.

O Grêmio, por sua vez, descansa no meio de semana. Terá tempo para se dedicar ao clássico, e tem um técnico que sabe aproveitar este espaço no calendário para fazer o time evoluir. Ao contrário do Inter, que deve perder D'Ale, pode ter um retorno importante com Marcelo Moreno. O jogo é no Beira-Rio, o que teoricamente deveria ser uma vantagem colorada, mas é o lugar onde o Tricolor tem se dado melhor. Há um grande equilíbrio de forças. E mesmo que não houvesse, o Gre-Nal costuma emparelhá-las.

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Farroupilha - Semifinal

INTERNACIONAL (4): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo (Bolívar), Índio e Fabrício; Guiñazu, Sandro Silva, Dátolo e D'Alessandro (Jajá); Dagoberto e Leandro Damião (Jô).
Técnico: Dorival Júnior
VERANÓPOLIS (0): Luís Müller; Fininho (Vagner), Emerson e Denner; Marcos Rogério (Leandro Diniz), Eduardinho, Raulen e Paulinho Dias; Diogo Oliveira (Emanuel) e Lê.
Técnico: Gilmar dal Pozzo

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 22 de abril de 2012, 16h; Árbitro: Anderson Daronco; Público: 12.090; Gols: Dátolo 17 e 39 do 1º; Leandro Damião 8 e Índio 19 do 2º; Cartão amarelo: Nei, Marcos Rogério, Fininho e Leandro Diniz; Expulsão: Emerson

PRÓXIMOS JOGOS
Internacional x Fluminense - Libertadores - quarta, 25/04, 22h - Beira-Rio, Porto Alegre (RS)


Comentários