Desabafo

O Real Madrid precisava demais ganhar um clássico, e a vitória de ontem veio em excelente momento: na casa do rival, meio a decisões (para ambos os times) na Liga dos Campeões, com gol de Cristiano Ronaldo decidindo a parada e abrindo uma vantagem quase inalcançável para buscar o título espanhol.

A equipe de José Mourinho venceu o Barcelona com a mesma estratégia que o Chelsea aplicou na quarta-feira. Aliás, a mesma que o próprio Mourinho usou com a Internazionale na semifinal europeia de 2010: jogar fechado. O primeiro clássico de Mourinho em Madrid foi um desastre: tentando encarar o melhor time do mundo de igual para igual, seu time foi engolido e levou 5 a 0.

Claro, não é uma estratégia inédita. Absolutamente todos os times da Liga Espanhola, com exceção do Real Madrid, são obrigados a adotá-la. Um time multimilionário deu ontem uma lição de humildade no Camp Nou. Saiu com uma vitória consagradora e está a um passo do título nacional. Resta o europeu. O buraco do Bayern München também é mais embaixo, mesmo que a decisão seja no Santiago Bernabéu.

Borussia bicampeão
Depois de anos de absoluta crise, onde beirou a falência, o Borussia Dortmund recupera definitivamente seu espaço, ao menos dentro da Alemanha. A equipe, formada por um forte trabalho de categorias de base, conquistou ontem o bicampeonato nacional ao vencer o Borussia Mönchengladbach por 2 a 0, com duas rodadas de antecipação. Não é pouco: o Bayern München, que faz sucesso na Liga dos Campeões, é um timaço. Resta tentar, em 2013, uma participação mais digna no maior torneio de clubes europeu. Este ano, a equipe decepcionou.


Comentários