Bem melhor, mas só um pouco à frente

A articulação definiu mesmo o jogo de Munique, como previmos. É ali que se concentra o maior número de craques de Bayern München e Real Madrid. O trio formado por Kroos, Ribery e Robben (reforçado por Müller no segundo tempo) superou amplamente Cristiano Ronaldo, Di María e Özil. Era natural que o time alemão, diante disso, saísse mesmo com a vitória. O 2 a 1 saiu barato e foi ótimo resultado para os madrilenhos, diante das circunstâncias.

Não foi apenas na articulação que o Bayern superou o Real. O time bávaro atacou e se defendeu melhor que o adversário. Os esquemas eram semelhantes, 4-2-3-1, mas a equipe de Jupp Heyneckes marcou e jogou, ao contrário dos comandados de José Mourinho. A marcação intensa era o primeiro ponto. Começava, claro, com Mario Gomez, mas a partir de Kroos, volante adiantado para a meia central justamente para dar consistência defensiva ao setor, ela se tornava implacável.

Kroos e Schweinsteiger foram os donos do meio-campo na primeira etapa. O Real Madrid era isolado e apartado de tal modo que a bola só chegava a Cristiano Ronaldo, Özil ou Benzema na base da ligação direta. Não passava pelos discretíssimos volantes Khedira e Xabi Alonso. Di María, então, mal foi visto em cancha. O grande pecado dos meias madrilenhos (e aí sempre se lembra mais de quem pode dar mais, que é Cristiano Ronaldo) foi não terem voltado para buscar a bola, confundido a marcação, participado do jogo, enfim.

Os meias bávaros foram justamente o contrário. Se Kroos marcava e jogava, Ribery só jogava. Mas como jogava: driblava, chutava, dava assistências, envolvia Arbeloa, voltava para recompor, tabelava com os volantes, meias, laterais e Gomez. Robben, do outro lado, foi menos brilhante, mas sempre perigoso. Tinha vitória pessoal seguidamente contra o perdido Fábio Coentrão, um erro de Mourinho. Marcelo daria ao Bayern maiores preocupações por aquele lado. Coentrão não marcou bem, mal atacou e chamou os alemães para cima por aquele lado.

No segundo tempo, o Real Madrid começou com atitude um pouco mais corajosa. Empatou num contra-ataque, o único pecado do Bayern no jogo. Mas logo se acomodou com o ótimo resultado e se viu dominado de novo. Desta vez, o Bayern tinha Müller centralizado. Kroos foi recuado para atuar com Luiz Gustavo, no lugar de Schweinsteiger. Heyneckes trocou Robben de lado com Ribery. O francês, que já infernizara Arbeloa, ganhou absolutamente todas de Coentrão. O segundo gol saiu por ali, mas em jogada de Lahm. O Bayern tem opções, tem grande elenco. Pode fazer frente a Real Madrid, Barcelona ou qualquer outro.

O 2 a 1 chega a ser cruel com o Bayern, que jogou bem mais, mas fica melhor que o 1 a 1, que beiraria o absurdo. Para a volta, o Real Madrid precisa ter Cristiano Ronaldo, que hoje até participou do gol, mas errando duas vezes. Marcelo pela esquerda é boa alternativa para espetar o Bayern. Talvez Kaká abra melhor a defesa alemã que Di María, que foi facilmente controlado. Fica tudo para o Santiago Bernabéu, como era de se supor.

BAYERN MÜNCHEN (2): Neuer; Lahm, Boateng, Badstuber e Alaba; Luiz Gustavo, Schweinsteiger (Müller), Robben, Kroos e Ribery; Gomez.
Técnico: Jepp Heyneckes
REAL MADRID (1): Casillas; Arbeloa, Sérgio Ramos, Pepe e Fábio Coentrão; Xabi Alonso, Khedira, Di María (Granero), Özil (Marcelo) e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín).
Técnico: José Mourinho

Liga dos Campeões da UEFA 2011/12 - Semifinais - Jogo de ida
Local: Allianz Arena, Munique (Alemanha); Data: terça-feira, 17 de abril de 2012, 15h45; Árbitro: Howard Webb (Inglaterra); Público: 66.000; Gols: Ribery 16 do 1º; Özil 7 e Gomez 44 do 2º; Cartão amarelo: Lahm, Badstuber, Robben, Sérgio Ramos, Fábio Coentrão, Marcelo, Xabi Alonso, Higuaín e Di María

PRÓXIMOS JOGOS
Werder Bremen x Bayern München - Alemão - sábado, 21/04, 10h30 - Weserstadion, Bremen (Alemanha)
Barcelona x Real Madrid - Espanhol - sábado, 21/04, 15h - Camp Nou, Barcelona (Espanha)


Comentários

Lique disse…
jogaço. ribery, robben e ozil sao garantia de espetáculo.