Uma pedra preciosa nos Andes

O gol de Gilberto foi o mais importante marcado pelo Internacional neste ano. Muitos talvez não tenham a dimensão exata do que causaria uma derrota colorada em La Paz. A equipe estacionaria nos 6 pontos, contra 9 do The Strongest. É verdade que os bolivianos jogarão as duas últimas partidas fora de casa, mas o Inter jogará, embora em casa, com o poderoso Santos, e depois com o Juan Aurich, no Peru. Teria que fazer 3 pontos a mais que o Strongest para se classificar, tarefa complicada.

O empate foi um excelente negócio em todos os sentidos. Primeiro, por conta da situação de tabela. Agora, Inter e The Strongest têm os mesmos 7 pontos, só que o saldo gaúcho é muito melhor. Segundo, porque o Inter foi mal. Muriel foi a figura do jogo. No segundo tempo, especialmente, o time boliviano poderia ter devolvido a goleada sofrida no Beira-Rio - se não nos mesmos 5 a 0, um exagero, pelo menos produziu para vencer por uns três gols de diferença. Não conseguiu porque falta qualidade. A altitude explica em parte, claro. Mas gostei de ver o presidente Giovanni Luigi dizendo que se trata de um artifício legal usado pelos bolivianos. Choradeira de brasileiro que sobre o altiplano é sempre muito chata.

Inter x Santos, no dia do aniversário colorado, deixa de ser um drama. Será, ainda, um jogo decisivo. Uma derrota, por exemplo, poderia complicar a situação do time de Dorival Júnior em caso de vitória do The Strongest sobre o Juan Aurich, no Peru. Mas antes tem o jogo de hoje, dos peruanos contra o Santos. E vitória contra o Peixe praticamente classifica o Colorado, já que Santos e The Strongest se enfrentam na última rodada.

Corinthians encaminhado
O Corinthians fez seu papel. Ganhou por 1 a 0 do Cruz Azul e chegou a 8 pontos, contra 7 dos mexicanos. O Nacional/PAR pode ir a 6 se vencer o Deportivo Táchira na Venezuela. Como os paraguaios ainda recebem o Corinthians, a vaga não está definida. Apenas bem encaminhada.

Copa do Brasil: só sustos, mas sem zebras
O drama maior foi do Botafogo. Repetiu o empate com o Treze em 1 a 1 e só venceu nos pênaltis. Foi a segunda vez seguida que a equipe se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil deste modo. No ano passado, o River Plate/SE, adversário gremista ontem, só foi derrotado nos pênaltis pelo Fogão. Destaque negativo para a indignação dos jogadores cariocas com a cavadinha de Léo Rocha no último pênalti batido pelos paraibanos. Entendem como sinal de desrespeito, mas, se for o Loco Abreu que fizer, está liberado.

De resto, nada de zebras. O Palmeiras passou pelo Coruripe (3 a 0), a Ponte Preta levou um susto, mas tirou o Sapucaiense (5 a 2), a Portuguesa eliminou o Cuiabá (4 a 0) e o Goiás amassou o Paulista (3 a 0). Só falta o Coritiba passar pelo Nacional/AM hoje no Couto Pereira (0 a 0, na ida), e a primeira fase terá proporcionado apenas sustos aos grandes, mas ainda nenhuma zebra.


Comentários

samir disse…
O time do Corinthians, mais uma vez, me impressionou. No primeiro tempo, uma combatividade impressionante, não dando espaços para o Cruz Azul jogar. Isso que, do meio pra frente, tinham Alex, Danilo, JH e Liedson, todos marcando com mta intensidade.

Vou dizer a vcs: é o time a ser batido nessa libertadores, mais do que o Santos... impressão q eu tenho..

E o Inter, a sorte de 2010 voltou a dar as caras
Vicente Fonseca disse…
Acho o Santos melhor, mas concordo que o Corinthians é muito consistente.

Sobre o Inter, lembrei daquele empate com o Deportivo Quito na primeira fase após o jogo de ontem, na questão da sorte. Mas ainda acho que precisa melhorar pra chegar no nível do Santos, por exemplo. Pode conseguir, claro.

O Flu também tá jogando pra ir pelo título, hein Samir?
samir disse…
Acho o Flu mto oba-boa, professor.

Na bola, o Santos realmente é o melhor, mas o corinthians tá jogando como time argentino. É duro entrar naaquela defesa deles..