Ficou para o Camp Nou

Nos mata-matas com saldo qualificado, o 0 a 0 é um placar para lá de traiçoeiro. O time visitante sai com a impressão de que obteve um bom resultado. "Não perdemos, agora vamos decidir em casa", costumam ser as declarações dos jogadores após este tipo de situação. Só esquecem que, mesmo em casa, precisam vencer. E qualquer empate com gols classifica o adversário.

O Barcelona talvez não tenha este tipo de problema. Afinal, é um time que não administra vantagem de forma defensiva. Prefere segurar resultado atacando, com posse de bola, agredindo o rival. O resultado trazido de Milão é bom para os catalães num primeiro momento, mas está longe de ter sido um encaminhamento de vaga às semifinais. Experiente e consistente, embora tecnicamente inferior, o Milan pode trazer a vaga do Camp Nou. Messi é o melhor do mundo, mas Ibrahimovic vem jogando como poucas vezes se viu em sua brilhante carreira na Itália.

Quem encaminhou vaga, mesmo, foi o Bayern München. Os 2 a 0 sobre o Olympique, em Marselha, são quase a garantia de classificação. Real Madrid e Chelsea, na terça-feira, também ficaram muito próximos da semifinal. Mas o Barça... é bom ter cuidado.

Paulista: rodada sem grandes novidades, com vitórias magras de Corinthians (1º, 37) e Palmeiras (2º, 35). Destaque mesmo para mais uma derrota da Portuguesa (15º, 17), que ainda corre risco de rebaixamento. Levou 3 a 1 da Ponte Preta (6º, 28), que está praticamente classificada.

Gaúcho: o Santa Cruz assinou pré-contrato com a Segundona 2013. Vencia o São José por 3 a 1, mas entregou o empate. Pode cair para a zona de rebaixamento se o Canoas vencer o Ypiranga hoje. O Juventude ganhou a primeira na Taça Farroupilha: fez 3 a 1 no São Luiz, em Ijuí, e voltou a brigar por vaga.

Catarinense: bela vitória do Criciúma, 2 a 0 sobre o Figueirense. O Tigre lidera o segundo turno, com 15 pontos. A briga pelo título do turno e outra vaga na semifinal está entre o Criciúma e o Joinville, fora o Figueirense. Na classificação geral, ainda podem entrar Avaí, Metropolitano e Chapecoense.

Paranaense: vitória fundamental do Coritiba, 1 a 0 sobre o Londrina. Ambos dividem a liderança, 15 pontos, mas o Coxa está atrás no saldo. O Atlético/PR, porém, já está à espreita. Fez 2 a 0 no Toledo e está só 2 pontinhos atrás. Se ganhar o returno, vale lembrar, vira campeão antecipado.

Goiano: com o Goiás já classificado, ontem foi a vez do Atlético/GO garantir sua vaga com três rodadas de antecedência. Fez 4 a 1 no CRAC.

Baiano: rodada de apenas 7 gols em 6 jogos. Dos que estão bem, só o Bahia (1º, 42) venceu, 1 a 0 sobre o Feirense (3º, 32). O Tricolor está classificadíssimo, e com a liderança praticamente assegurada. O Vitória (2º, 33) empatou em casa com o modesto Fluminense de Feira (11º, 13), 1 a 1.

Mineiro: no jogo único desta quarta, o Tupi (4º, 16) bateu o América/MG (3º, 18) por 2 a 1 fora de casa e encaminhou classificação junto com os três tradicionais times de BH.

Pernambucano: faltam três rodadas, mas a fase classificatória está praticamente definida. Sport (41), Salgueiro (39), Santa Cruz (38) e Náutico (35) são os quatro melhores de Pernambuco, e não são necessárias absurdas 22 rodadas para sabermos disso. Campeonato inchado e desinteressante.

Só um milagre tira a vaga do Timbu e dá para o Petrolina (26). Os outros estão classificados. Destaque da rodada para o rebaixamento antecipado do América de Larissa Riquelme: tem só 7 pontinhos, com uma única vitória em 19 rodadas. Talvez ela tire a roupa para reconfortar os torcedores.


Comentários