Com tempero sudamericano

O ataque estrangeiro funcionou. Foi contra o modesto Avenida, mas Marcelo Moreno e Bertoglio deram mostras de que, sim, há vida para o ataque do Grêmio sem Kleber. Hoje, a dupla esteve imparável nos 4 a 0. Mostraram bom entrosamento, algo até surpreendente para quem nunca compôs o ataque juntos.

O jogo já começou 1 a 0. Moreno fez o golaço de puxeta que contra o River Plate/SE quase havia conseguido. Em 13 minutos, já estava 2 a 0. O pênalti foi batido por Moreno, mas foi Bertoglio quem cavou. Anderson Bill não teve a intenção de pôr a mão na bola, mas o fato é que ela desviou a trajetória de uma bola que chegaria à pequena área em condições de alguém botar para dentro. Foi a senha para a queda de ritmo da partida.

Luxemburgo aproveitou para dar ritmo de jogo a Marco Antônio e Júlio César no segundo tempo. Pará foi para a sua, na direita, e, sem Souza, o time passou a ter dois volantes. Mas aí sim, ao contrário do sucesso da dupla Moreno-Bertoglio, é temeroso dizer que deu certo. Porque o Avenida, fraquíssimo, ainda se viu alijado de um homem logo após o terceiro gol, de Léo Gago. Havia muitos espaços para trabalhar. No gol de Bertoglio isso ficou nítido. Para o Avenida também houve campo, diga-se. Afinal, o Grêmio relaxou diante das facilidades.

Outra certeza é que os três volantes são fundamentais para o bom funcionamento do time e a segurança da defesa. E o meia deve ser Marco Antônio ou Marquinhos, que hoje começou desde o início e foi bem. Aliás, foi a primeira vez que Marquinhos completou 90 minutos desde que chegou ao Estádio Olímpico. Pode ser o titular, é um jogador mais qualificado que Marco Antônio e mais talhado para o lugar que Bertoglio, que hoje foi bem na primeira vez em que começou como segundo atacante.

O resultado vale mais pela disputa com o Internacional. Agora, são 15 pontos contra 13, e o Gre-Nal que possivelmente decidirá a Taça Farroupilha seria, hoje, no Olímpico. Uma vantagem, claro, mas que pode se desfazer domingo, quando o Tricolor enfrentará a dureza da Boca do Lobo. Mas é o campeonato de Grêmio e Inter agora. Classificação, ambos já conseguiram. Liderança, só milagre tira de qualquer um deles.

Em tempo:
- Marcelo Moreno marca pelo quatro jogo seguido. Já tem 8 gols, um a menos que Kleber.

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Farroupilha - Primeira Fase - Grupo 2 - 5ª rodada
29/março/2012
GRÊMIO 4 x AVENIDA 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Público: 9.730
Renda: R$ 112.221,25
Gols: Marcelo Moreno 1 e (pênalti) 13 do 1º; Léo Gago 21 e Bertoglio 36 do 2º
Cartão amarelo: Bertoglio
Expulsão: Juninho 25 do 2º
GRÊMIO: Victor (5), Gabriel (5) (Júlio César, intervalo - 6,5), Werley (6), Gilberto Silva (5,5) (Vílson, 19 do 2º - 5,5) e Pará (5,5); Fernando (5,5), Souza (5,5) (Marco Antônio, intervalo - 5,5), Léo Gago (6,5) e Marquinhos (6); Bertoglio (7) e Marcelo Moreno (7,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (6,5)
AVENIDA: Rodrigo Feijão (5,5), Dudu (4), Anderson Bill (4), Eliézio (4) e Vinícius (4,5) (Juninho, intervalo - 3); Carlos Alberto (4,5), Carlos Eduardo (4), Fábio Pinho (5) e Edmar (4) (Leonardo, intervalo - 5); Alexandre (5) e Osny (4,5) (Sávio, 28 do 2º - 5). Técnico: Gilmar Iser (4,5)


Comentários

Chico disse…
A Máquina Tricolor passou por cima do viaduto, digo, avenida.

Moreno e Bertoglio jogaram muito.

Será que agora o Tricolor vai contratar um zagueiro de verdade?