Um sonho bissexto

Não haveria data melhor para um confronto como esse: 29 de fevereiro, um dia que acontece a cada quatro anos. Os mesmos quatro anos que separam a atual temporada da última em que tivemos uma equipe do interior na final do Campeonato Gaúcho. O dia em que, pela primeira vez desde que o estadual adotou a fórmula de dois turnos, duas equipes do interior chegam à decisão de um deles. E mais: com total justiça, dentro de campo, no desempenho corrido do campeonato. Os olhos do Rio Grande do Sul estarão voltados para o Estádio do Vale. A TV aberta passará o jogo, uma decisão pelo Gauchão sem Grêmio ou Internacional.

A facilidade que a Dupla Gre-Nal tem encontrado no Gauchão, especialmente de 2009 para cá (2010 foi uma exceção, um bom campeonato com vários bons times do interior), nos faz sempre pensar que é uma grande zebra não vermos ao menos um dos gigantes da capital na decisão. Mas quem acompanhou a Taça Piratini desde o começo, sem os olhos viciados do passado, sabe que Novo Hamburgo x Caxias não é exatamente uma surpresa.

E não apenas por terem eles as duas melhores campanhas deste primeiro turno, mas também pelo passado recente - este mesmo que faz com que classifiquemos como "impensável" uma final sem Grêmio ou Inter. Afinal, se realmente surpreende o fato de ambos terem sido desclassificados antes do que de costume, não havia times melhores para "aprontar" do que o Anilado e o Grená.

Neste regulamento de duas taças que definem os finalistas, adotado em 2009, sempre um dos dois finalistas de hoje estiveram presentes em alguma das finais, anualmente. Em 2009, foi o Caxias, que ganhou um Ca-Ju no Jaconi, mas levou 8 a 1 do Inter no Beira-Rio. No ano seguinte, o Novo Hamburgo tirou o Colorado em Porto Alegre e perdeu por 1 a 0 para o Grêmio na final. Em 2011, ainda mais apertado: o Caxias perdeu para o Tricolor nos pênaltis. O crescente apontava para que uma eliminação da Dupla pudesse ocorrer neste ano. E aconteceu mesmo.

Pode não haver a grife dos dois maiores clubes do Estado, mas espero um jogaço hoje à noite no Estádio do Vale. Emocionante, peleado. E, acima de tudo, histórico. Bom, isso já é até mesmo antes de a bola rolar.

Comentários

Rodrigo Cardia disse…
E repara, Vicente, que o último Gauchão de ano bissexto decidido em Gre-Nal o de 1992. Dali em diante, ano bissexto passou a ser garantia de final sem Gre-Nal.

http://caouivador.wordpress.com/2012/02/29/gauchao-bissexto/
Vicente Fonseca disse…
Muito bem observado, Rodrigo.