O retorno de Douglas

Douglas deixa o Grêmio pela porta dos fundos: visivelmente descontente em permanecer no Olímpico, adotou postura descompromissada, praticamente forçando o Tricolor a se desfazer de seus serviços. O time gaúcho ainda deu sorte: se o Corinthians não fizesse a proposta de R$ 3 milhões, Douglas provavelmente assinaria pré-contrato com algum outro clube em junho e sairia sem deixar um centavo para os cofres gremistas. O Grêmio se livra de um jogador fora de foco e ainda consegue um bom dinheiro.

Mas é preciso reforçar. Douglas teve dois bons anos no Grêmio, é um jogador diferente, tecnicamente acima da média. Era importante, quando estava a fim de jogo. O pensamento matemático pressupõe que o Grêmio deva investir o dinheiro ganho com a venda e completar o que faltava para tirar Giuliano do Dnipro. É uma saída, embora Pelaipe tenha descartado. Melhor ainda seria incluir Chicão na negociação. É um jogador desgastado com Tite, e poderia ser o homem que faltava para acertar esta defesa insegura do Grêmio. Zagueiro continua sendo prioridade no Olímpico, ou não?

Diego Souza, comentado ontem, seria um excelente retorno. Embora a implicância da torcida, não deixou Porto Alegre por que quis no final de 2007, mas sim porque o Grêmio não conseguiu pagar o que o Benfica pedia. A Traffic tinha o dinheiro, e o levou ao Palmeiras. Foi injustiçado. É um jogador ainda superior a Douglas, embora tão irregular quanto ele. Mudaria o estilo do time: não é um pensador, um articulador, mas sim um meia-atacante.

O Corinthians, a bem da verdade, nem precisava de Douglas. Tem Alex e Danilo, além de William, Jorge Henrique e outros que podem fazer esta função. Há uma fartura ofensiva em Parque São Jorge. O dinheiro poderia ser investido em posições como as laterais ou a zaga, bem mais necessitadas. Douglas se transfere para lá por três motivos: 1) o Timão precisava dar uma satisfação à torcida após não conseguir trazer Montillo; 2) como disse Pelaipe, os empresários de Douglas sonhavam com sua volta ao Corinthians; 3) o próprio jogador queria retornar a São Paulo.

Mas que o Corinthians não precisava dele, não precisava.

Comentários

Unknown disse…
Penso assim também. Tem tanto jogador pra meia lá no SCCP, que acho que ele vai ser reserva...
vine disse…
Melhor ficar mofando no banco do que boicotar as pretensões de outro time (Grêmio). De certa forma já foi tarde...
Igor Natusch disse…
Esse é o lance. De má vontade, nem o Messi me serve.

Douglas é um bom jogador que vinha em um momento não muito bom e sem tesão de jogar pelo Grêmio. Podia perfeitamente sair, desde que venha uma reposição à altura ou superior. Se um bom jogador surgir nos próximos dias, poderemos até dizer que o Grêmio fez bom negócio, mantendo o nível técnico e livrando-se de um potencial problema.

Dos nomes cogitados, Diego Souza seria o meu favorito. Muda a característica do time, acelerando o jogo (o que parece ser o que Caio Jr. quer) e é mais jogador que Douglas. Mas é virtualmente impossível trazê-lo, e a corneta tricolor (cada vez mais aguda e desagradável) ia cair em cima do cara. Elano (outro ventilado) não é o jogador para substituir Douglas, e Giuliano parece descartado de vez.

Aliás, só eu que estou achando muito forçado esse clima de Caio-Jr-está-por-um-fio? Não apenas porque é muito cedo, mas porque as ações da direção (em especial essa última de negociar Douglas) parecem ir de acordo ao que o treinador prega, ao invés de contradizê-lo. Não se ouviu até agora um suspiro que seja de desagrado ao treinador - que não tenha vindo diretamente da imprensa, quero dizer. Essa de "se perder Gre-Nal fica a perigo" me parece não ter base alguma na realidade...
vine disse…
Certamente não tem, mas vale lembrar que a imprensa é sempre a primeira a falar coisas desse tipo...