Noite de Libertadores

A principal competição do nosso continente começa nesta terça-feira. Antes das partidas que causarão maior interesse no cenário nacional, a noite de hoje já reserva dois confrontos entre equipes que, muito provavelmente, não chegarão à decisão. Mesmo assim, acompanhar Arsenal de Sarandí x Sport Huancayo (21:15) e Nacional/ECU x Libertad (23:30) já vale só por serem os primeiros jogos da Libertadores 2012.

Na fase preliminar, o principal jogo é mesmo Inter x Once Caldas. O Colorado é favorito, mas desde quando o Once respeita favoritismos? Em 2004, eliminou Santos, São Paulo e Boca Juniors e foi campeão. No ano passado, pior da fase de grupos, eliminou o Cruzeiro, bicho-papão até então. E, depois de perder na Colômbia, se classificou em Minas. Só caiu para o Santos no detalhe, após dois jogos duríssimos.

O Flamengo, por sua vez, tem na altitude e nele próprio seus principais adversários. O Real Potosí é fraco, mas jogar a 4 mil metros de altitude é sempre problemático. A preparação foi cuidadosa: o Rubro-Negro está na Bolívia há uma semana se preparando para o jogo e se adaptando ao ar rarefeito. Mesmo assim, deve se classificar. Peñarol x Caracas é outro jogo interessante. Os uruguaios, atuais vice-campeões, são melhores, mas os venezuelanos são tinhosos.

Ainda é cedo para apontar favoritismos. Na Libertadores, uma ótima campanha na primeira fase nem sempre resulta em títulos. De 2000 para cá, quando a competição passou a contar com 32 equipes na fase de grupos, nunca o líder geral foi o campeão. O campeão é aquele que cresce na hora decisiva e mostra cara de time vencedor nos mata-matas. Ainda faltam alguns meses para isto, mas é bom desde já irmos conhecendo quem é quem.

O maior reforço
D'Alessandro segue arreglado com o futebol chinês, mas joga pelo Internacional quarta-feira. É o maior reforço que Giovanni Luigi poderia ter dado ao time na pré-Libertadores. A lista dos 25 inscritos contém D'Ale, mas não Dátolo, que rescindiu com o Espanyol e deve vir, mas não a ponto de jogar com o Once Caldas. Falando em argentinos, Bolatti joga amanhã. Mais do que justo: é mais jogador que Elton, Josimar e até mesmo Tinga, que não é mais o mesmo há alguns anos.

Bagagem vazia
Pelaipe volta da Ucrânia sem Giuliano. É um grande jogador, mas 8 milhões de euros é um exagero de oferta. O Dnipro recusou, queria 10 milhões. O dinheiro pode não ser do Grêmio, mas de investidores. No entanto, seria melhor juntar empresários para contratar zagueiros qualificados e experientes, algo que o elenco gremista não tem e é muito mais carente que meias armadores.

Mas mesmo considerando um exagero a oferta do Grêmio e o término frustrante das negociações, é preciso reconhecer: a direção gremista pensa grande. Entra de cabeça em negócios complicados, tenta grandes jogadores. É um ótimo sinal. Time campeão se faz pensando assim também.

De volta à África, dois anos depois
No sábado, em meio ao calorão do Litoral e a sesta da esposa, decidi ver Guiné Equatorial 1 x 0 Líbia. A Copa Africana de Nações é interessante pelo equilíbrio. Na edição 2012 não temos Camarões, Nigéria e Egito, três dos principais times do continente. Mesmo assim, há Gana (estreia hoje, contra Botsuana) e Costa do Marfim (venceu o Sudão por 1 a 0), os dois principais candidatos ao título deste ano.

Comentários

Lourenço disse…
Acho que não é fácil conseguir investidores para zagueiros experientes, justamente uma das posições e a idade que menos valorizam. O Grêmio conseguiu 8 milhões para o Giuliano, mas não significa que tem 8 milhões disponíveis para contratar.
Claro que é um valor caríssimo, mas lamento muito porque é um jogador muito bom, com lenha para queimar e de uma posição que cairia muito bem no atual plantel. De repente ainda dá.
Vicente Fonseca disse…
Sim, Lourenço. Não estou sugerindo que estes 8 milhões vão ser investidos diretamente em um zagueiro. Mas acho que é possível conversar com empresários e arrecadar um pouco menos - até porque zagueiros são mais baratos que meias.