Esboços

Dorival e Caio Júnior esboçaram ontem os primeiros times de 2012. Poucas novidades em ambos os coletivos. O único contratado colorado atuou. Dos oito gremistas, só dois estiveram com o colete do time principal.

No Inter, Dagoberto foi a grande novidade, embora isso não cause surpresa alguma. Talvez a maior zebra do treino seja a utilização de Elton no lugar do poupado Tinga, e não Bolatti. Especula-se que tenha ocorrido pelo atraso do argentino na reapresentação. Ou seja, não foi por questões técnicas. O clube ainda busca um zagueiro, e faz muito bem. Naldo parece difícil. O 4-4-2 escalado em Gramado, em si, é bem equilibrado.

Mas já dá, num primeiro esboço, ver a primeira necessidade do Inter 2012: rejuvenescer a equipe. No time principal, há jogadores demais acima dos 30 anos: Índio (37), Kleber (32), Tinga (34), Guiñazu (34), D'Alessandro (32). Três deles são meio-campistas, setor que precisa de fôlego, e outro ainda deveria subir para compor o meio, por ser um lateral que avança. Não se trata de extirpar os "velhinhos", mas dosar um pouco mais. Meia equipe acima dos 30, e 75% do meio-campo acima dos 30, é demais.

No Grêmio, claro, há bem mais trabalho. A equipe que terminou 2011 atuou com apenas dois acréscimos: Léo Gago e Kleber. Ruim, o time do ano passado levou 2 a 0 dos reservas, onde Marco Antônio foi destaque. Pode cavocar sua vaga de titular, até porque duvido que Caio Júnior use mesmo os três volantes que escalou ontem. Parece querer realizar uma transição, mudando a equipe aos pouquinhos, para não afetar ainda mais o desentrosamento. E, claro, Marcelo Moreno, ainda está por atuar.

Semana que vem tudo de fato começa. Até que enfim!

Marcos Aurélio
Seria uma ótima contratação. Em princípio, um bom reserva para Dagoberto, algo que o elenco não dispõe hoje: uma reposição de velocidade, objetividade e chute forte, como possui o titular. Nenhum time no país tem dois jogadores assim no elenco, que mantenham a característica de velocidade do ataque sem a alteração dos nomes e em bom nível técnico. O Inter faz bem em trazê-lo do Coritiba, algo que deve ser confirmado hoje.

Naldo, o outro
O novo reforço gremista não é o zagueiraço pretendido pelo Inter. É outro Naldo, que não joga nem perto do que faz o ex-Juventude. Sua contratação é uma resposta à dramática saída de Sorondo, mas não repõe o elenco como deveria. O Grêmio segue precisando de dois zagueiros: um para brigar por titularidade, outro para ser titular e ponto final.

Comentários

Milton Ribeiro disse…
Ótimo, mas com um pequeno reparo: D`Alessandro nasceu em 15 de abril de 1981. Fará 31 em 2012.

Porém, o mais velho de todos MESMO fará 32 anos em agosto. É Bolívar, que se arrasta em campo.
Vicente Fonseca disse…
Ah, é verdade. D'Alessandro terá 31 anos. Bem lembrado, Milton.

Não incluí o Bolívar por ser reserva. Quer dizer, ao menos é o que se espera que ele seja. hehe