A chance do Benfica

Depois de ver o Porto ganhar tudo na última temporada, o Benfica, sem entrar em campo, deu um passo importante neste sábadopara assumir a liderança do Campeonato Português. O empate em 0 a 0 do atual campeão com o Sporting, em Lisboa, faz a equipe de Hulk perder dois pontos fundamentais numa disputa tão parelha. A vantagem portista é de um pontinho só (34 a 33), e neste domingo o Benfica visita o fraco Leiria, podendo assumir a liderança de forma isolada.

A disputa em Portugal é uma das mais emocionantes do cenário europeu na atual temporada, e contrasta fortemente com o cenário do ano passado. Na temporada 2010/11, o Porto foi campeão invicto com larga margem - cinco rodadas de antecipação, 93% de aproveitamento (incríveis 27 vitórias e só 3 empates em 30 rodadas), 21 pontos de vantagem sobre o Benfica, a quem venceu duas vezes: 2 a 1 em Lisboa e sonoros 5 a 0 no Estádio do Dragão. Além disso, os benfiquistas viram o arquirrival conquistar a Liga Europa, numa campanha inesquecível.

Nesta temporada, além de estar em equilíbrio com o Porto na briga pelo título nacional, o Benfica leva vantagem no cenário continental. Classificou-se na liderança de seu grupo na Liga dos Campeões, no qual o poderoso Manchester United foi eliminado, enquanto o Porto caiu numa chave teoricamente considerada fácil, ficando atrás de Apoel e Zenit. A gangorra também existe em Portugal, e parece estar virando - embora o predomínio do Porto nas últimas três décadas seja assombroso mesmo com os tropeços deste ano.

No jogo deste sábado, no José Alvalade, Hulk chegou a marcar um gol, mas foi anulado pela arbitragem de forma correta. O Sporting, aliás, é o 3º colocado na tabela, com 28 pontos, seis a menos que o Porto e, provavelmente, oito atrás do Benfica, se confirmar o favoritismo em Leiria.


Comentários