É o Once Caldas

É cedo para qualquer prognóstico a respeito dos confrontos do Inter com o Once Caldas, na fase preliminar da Libertadores 2012. O Millonarios, por exemplo, sofreu com a dispensa de metade do elenco após perder nos pênaltis uma classificação para a decisão do Finalización colombiano para o Atlético Júnior, o mesmo time que foi campeão ontem, contra o Once. Como reagirá o campeão da América de 2004 a esta derrota em casa? Manterá jogadores, permanecerá forte?

A tendência óbvia aos colorados foi torcer o nariz para seu inimigo. Pela crise que passa o Millonarios após a derrota, é possível que chegasse mesmo fragilizado ao final de janeiro, quando ocorrem os confrontos. Além do mais, o Once Caldas já foi campeão da América, fez uma campanha tinhosa em 2011, eliminando o favoritíssimo Cruzeiro e dando trabalho ao Santos, que se sagrou campeão. Pode eliminar o Inter, sim. Seu cartel permite uma previsão dessas sem soar absurdo. Mas precisará manter o atual elenco, no mínimo. Fazer como o Millonarios será um retrocesso.

Mais não posso opinar. Não conheço a fundo este Once Caldas, e seria irresponsabilidade tecer juízos de valor mais elaborados a respeito do time que enfrenta o Internacional. O primeiro jogo deve ser no dia 25 de janeiro, e será no Beira-Rio. Apenas 10 dias após a estreia no Gauchão. O Inter terá três partidas pelo estadual para dar ritmo de jogo à sua equipe. Poupar titulares, deixando-os descansados, mas fora de ritmo de competição, será um erro grave para quem precisa fazer o resultado em Porto Alegre. A volta será em Manizales, lugar onde Cruzeiro e Santos venceram na última Libertadores, mas que colorado nenhum quer pagar para ver o time ter que buscar resultado.

Em tempo:
- São Paulo anuncia pacotão de Natal, com cinco jogadores novos. Conhecidos, apenas Cortês e Fabrício, ex-Cruzeiro.

- E Marcelinho Carioca desistiu. Não jogará mais no América/SP. Pena, ia ser divertido.

Comentários

Lourenço disse…
Eu vi boa parte do jogo ontem, o Once Caldas parece ser um bom time, parece estar um pouco mais "colombiano" do que nas outras vezes, em que era um time defensivo. É difícil analisar um time em um jogo em que não se conhece a real qualidade do adversário (Junior), porque não se tem parâmetro, mas foi um jogaço.
Vicente Fonseca disse…
Se o Júnior tiver mantido o nível da Libertadores, é um time bem razoável. Pelo jeito, se equipara ao Once Caldas. Então, talvez um parâmetro possível seja pegar o Júnior de 2011 como um time parecido em termos de nível que este Once Caldas. Incomodou o Grêmio, pode incomodar o Inter.
vine disse…
Pelo desdém do calendário do Inter, certamente vai cair contra os colombianos. Só não terá o mesmo gosto de VIAGRA porque o Corinthians já foi o primeiro a conseguir esta façanha...
Vicente Fonseca disse…
Será que o Mazembe não é vacina suficiente, Vine?
vine disse…
Sim, mas tenho visto as diretorias da dupla Gre-nal muito amadoras. Um texto no Impedimento fala que o Mazembazzo não foi obra inteiramente do Roth, mas do clube como um todo.
Porém, o próprio Once Caldas também estará voltando de férias, e acredito que seja depois do Inter.