Os times que não tiram o pé

Vasco e Universidad de Chile protagonizam hoje a abertura das semifinais da Copa Sul-Americana mais interessante de todos os tempos. É o jogo entre os dois principais candidatos ao título da competição (não descartando Vélez e LDU, pelo amor de Deus), que têm, além do favoritismo, outra peculiaridade em comum: a vontade de vencer. E não é um clichê, afinal, todos querem vitórias no futebol. Mas Vasco e La U colocam isso em prática, não medindo esforços nem dosando energias.

Minha teoria quanto ao Vasco é de que a humilhação do começo de ano serve como combustível até hoje para que o time siga a fim de disputar títulos, por mais que sua situação esteja garantida para 2012 desde que venceu a Copa do Brasil. Em função do calendário, os cruz-maltinos até foram obrigados e poupar titulares em alguns jogos fora de casa nesta Sul-Americana. Fez questão, no entanto, de se esforçar ao máximo para reverter eventuais desvantagens em São Januário, conseguindo-as na marra. Isso que ainda briga pelo título brasileiro. É um exemplo a ser seguido. Um tanto quanto óbvio, mas pouco visto.

A Universidad de Chile também é insaciável. Considerada uma das melhores equipes já formadas em sua história, a formação de hoje à noite é uma das mais competentes da América do Sul no momento. Trata-se, de longe, do time que joga melhor futebol nesta Sul-Americana: envolvente, objetivo, ofensivo, com ótima defesa também. Goleou o Flamengo no Rio, históricos 4 a 0. Venceu o Arsenal de Sarandí na Argentina, fez 3 a 0 no Chile na volta e seguiu atacando como se não houvesse amanhã. Uma superioridade assustadora. Já são 28 partidas de invencibilidade, mais de quatro meses sem perder. Ostenta 80% de aproveitamento em 16 jogos pelo Campeonato Chileno, absurdos 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Cobreloa. Óbvio: é a atual campeã nacional. Goleou a Católica na final por 4 a 1. Fora de casa.

Em 2011, Vasco e Universidad de Chile não tiraram o pé em nenhum momento, e por isso vivem este grande momento. Não tirarão o pé hoje à noite, por certo. Isso é garantia de um grande jogo, e de um confronto de alto nível. Olho, principalmente, em Diego Souza e Canales. Imperdível.

Liga dos Campeões: penúltima rodada
A grande vitória da terça foi do Napoli: num San Paolo pulsante, fez 2 a 1 no milionário Manchester City, dois do uruguaio Cavani. Vai a 8 pontos, contra 7 do City, e enfrenta o lanterna Villarreal, que tem zero, fora de casa na última rodada, enquanto os ingleses enfrentam o líder Bayern München, com 13.

No Grupo C, o Benfica arrancou um 2 a 2 do Manchester United em Old Trafford e garantiu classificação às oitavas. Vai a 9 pontos, o mesmo dos ingleses - mas, como estes ainda enfrentam o Basel (8), não poderá ser ultrapassado. Já o Real Madrid matou o Dinamo Zagreb em 20 minutos: com este tempo, já fazia 4 a 0, um recorde da Liga. Terminou 6 a 2.

Para hoje, o destaque é Milan x Barcelona. Já estão classificados matematicamente às oitavas quatro equipes: Bayern München, Internazionale, Benfica e Real Madrid.

Em tempo:
- Instituto Ronaldinho Gaúcho acusado de uso indevido de verbas. Alguém se surpreende?

- Messi está mesmo acima de Neymar, mas Puyol não devia ter dito isso em entrevista. Só motiva o Santos. Arrogância europeia no Mundial Interclubes permanece a mesma de sempre.

- Dirigente do Palmeiras prometendo tirar dinheiro do próprio bolso para o time vencer e complicar as vidas dos rivais São Paulo e Corinthians: um retrato da falta de profissionalismo com que o clube é administrado. Explica a situação deplorável do Palmeiras dentro e fora de campo.

Comentários