O jogo do receio

Dorival Júnior sinalizou Zé Roberto como único atacante. Seria algo entre o 4-5-1 sem centroavante e o 4-6-0, já que ele é às vezes meia, às vezes segundo atacante. Uma condenação ao fracasso e um convite à pressão do desesperado Cruzeiro.

A entrada de Gilberto, ao menos, dá um pouco mais de agudez. Torna mais evidente a pobreza de opções que o Inter em termos ofensivos, e de como o elenco deste ano foi mal montado neste sentido. Mas, mesmo com carência no plantel, Dorival Júnior poderia e deveria ousar mais. Comparar com o Santos 2010 é covardia, mas poderíamos comparar com o seu Cruzeiro de 2007, por exemplo, que era um time sempre ofensivo. Não defendo que este Inter se atire para cima, mas a postura é retraída demais. Especialmente devido às circunstâncias.

A partida de hoje não devia ser pensada com cautela, mas com apetite pela vitória. O Cruzeiro está desesperado, em gravíssima crise técnica. Não terá, simplesmente, seu único jogador que vai bem no campeonato: Montillo, por quem passam todas as bolas. Sem ele, os problemas de criação tendem a ser imensos. Com problemas na articulação, são normais erros de passe. E estes erros costumam causar contra-ataques. E quem no Inter pode concluí-los? D'Alessandro e Oscar puxarão, mas raramente entram na área. Não se surpreendam se várias vezes eles fizerem a jogada e cruzarem para uma grande área vazia de atacantes, com a bola passando por todos. Sem Damião e Jô, a tendência é justamente essa.

Em vez de chamar o Cruzeiro, o Internacional deveria pensar mais em propor o jogo e intimidar a insegura equipe mineira. O modo como a partida está sendo pensada não é a mais adequada. O que não significa que o Colorado não possa vencê-la, claro, e desmentir todo esse texto. Dada a ruindade e a pouca ofensividade com que o próprio Cruzeiro está sendo pensado (pelo igualmente ofensivista Vagner Mancini), a tendência é por um 0 a 0.

Ou 4 a 4, dada a maluquice do certame.

Em tempo:
- No Olímpico, jogo que vale pouquíssimo. Só mesmo o reencontro de Felipão com a torcida gremista. Já vale o ingresso.

CRUZEIRO: Fábio; Vítor, Naldo (Victorino), Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Marquinhos Paraná e Roger; Wellington Paulista e Farías.
Técnico: Vagner Mancini
INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Fabrício; Elton, Bolatti, Tinga, D'Alessandro e Oscar; Gilberto.
Técnico: Dorival Júnior

Campeonato Brasileiro 2011 - 34ª rodada
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG); Data: domingo, 13 de novembro de 2011 - 19h (horário de Brasília); Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP); Transmissão: Sportv.

ÚLTIMO CONFRONTO
Internacional 3 x 2 Cruzeiro, Campeonato Brasileiro, 07/08/2011

Comentários