A melhor Sul-Americana

A edição de 2011 é, provavelmente, a melhor da história da Copa Sul-Americana. E não apenas porque poderemos ter quatro ótimas equipes nas semifinais (Vasco, Vélez, U. de Chile e LDU, na melhor das hipóteses), mas também porque há confrontos dramáticos, que testam todos estes candidatos ao título que teimam em sobreviver.

Depois dos duelos do Vasco com Aurora e Universitário e da goleada da Universidad de Chile sobre o Flamengo, tivemos nesta quinta mais um jogo memorável: a classificação do Vélez Sarsfield diante do Santa Fé. Tinha tudo para ser tranquilo: podendo empatar sem gols após o 1 a 1 ocorrido em Bogotá, o time de Liniers abriu 2 a 0 logo aos 19 minutos, mostrando sua qualidade técnica superior, amassando os colombianos. Mas nem só de qualidade se vive no mata-mata...

O Santa Fé deu um show de hombridade no segundo tempo. A surpreendente equipe que goleou o Botafogo nas oitavas descontou logo na abertura da etapa final, colocando fogo no jogo. O técnico Wilson Gutiérrez não só conseguiu encaixar a marcação nos habilidosos meias argentinos como conseguia envolver os defensores adversários, especialmente através da velocidade do perigoso Copete. Foi ele quem sofreu o duvidoso pênalti cometido pelo goleiro Barovero, aos 22 minutos: 2 a 2, jogo empatado, Santa Fé classificado. Omar Pérez cobrou e chorou: seu avô recém faleceu, mas ele atuou por pedido de sua avó. Emocionante.

O Vélez alcançou a vitória na base do abafa. Sem a qualidade demonstrada no primeiro tempo, o time argentino ia para cima do jeito que dava - de preferência, pretextando pênaltis inexistentes. Um deles, aos 44 do segundo tempo, de fato existiu e foi marcado pelo árbitro chileno Enrique Osses. Martínez cobrou com a perna direita machucada que quase o deixou de fora da partida: 3 a 2. Vélez nas semifinais, mais forte do que nunca.

Agora, o time de Ricardo Gareca aguarda o vencedor de Universidad de Chile e Arsenal Sarandí. Caso o time argentino passe, o confronto será forçado. Do contrário, o adversário sairá do duelo entre Libertad x LDU. Ambos foram eliminados pelo Vélez na Libertadores deste ano.

VÉLEZ SARSFIELD (3): Barovero; Cubero, Domínguez, Ortíz e Papa; Fernández, Canteros (Cerro), Cabral (Rescaldani) e Ramírez (Velázquez); Martínez e Franco.
Técnico: Ricardo Gareca
SANTA FÉ (2): Vargas; Roa, Centurión, Palma e Acosta; Anchico (Vélez), Bernal, Quintero e Copete; Pérez e Rodas (Rey).
Técnico: Wilson Gutiérrez

Copa Sul-Americana 2011 - Quartas de final - Jogo de volta
Local: Fortín de Liniers, Buenos Aires (ARG); Data: quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 22h15 (horário de Brasília); Árbitro: Enrique Osses (CHI); Gols: Franco 7 e 19 do 1º; Copete 1, Pérez (pênalti) 22 e Martínez (pênalti) 45 do 2º; Cartão amarelo: Barovero, Cubero, Bella, Centurión e Bernal

PRÓXIMOS JOGOS
Belgrano x Vélez Sarsfield - Argentino - sexta, 18/11 - Júlio César Villagra, Córdoba (ARG)
Santa Fé x Boyacá Chicó - Colombiano - quinta, 17/11, 23h - El Campín, Bogotá (COL)


Comentários

Chico disse…
Tem razão, Vicente. Os jogos desta edição estão sendo mais emocionantes mesmo.