Galo rumo à salvação
A partida foi equilibrada. Com mais necessidade de ganhar e com uma Arena do Jacaré lotada o apoiando, o Galo veio para cima. Os primeiros minutos foram de pressão, mas a equipe mineira não adentrava a área gremista. Restaram como alternativa os chutes de fora da área, e foram muitos, e bem feitos. O Grêmio tinha os contra-ataques bem puxados por Douglas, melhor jogador gaúcho em campo. Em compensação, Mário Fernandes e Júlio César foram discretos no apoio, o que comprometeu uma melhor chegada do time de Celso Roth no ataque.
Em um dos tantos chutes de longe, o Atlético/MG chegou ao gol. Fillipe Souto arrematou forte, Victor não conseguiu segurar e André, que marcou pela quarta vez em quatro jogos contra o Grêmio, abriu o placar, aos 41. De fato, era o Galo quem estava mais próximo de abrir o placar em Sete Lagoas.
O segundo tempo foi todo desenhado para ser de meia-linha, com pressão gremista. Logo nos primeiros minutos, o goleiro Renan Ribeiro já retardava as reposições de bola, dando a tônica de como seria a postura atleticana: segurar a vantagem mínima. Logo no começo da etapa final, Neto Berola levou cartão vermelho, chamando de vez o Grêmio para cima. As substituições simultâneas de Roth (Leandro por Adilson) e Cuca (Richarlyson por André) acentuaram o clima de ataque contra defesa.
Foi um outro jogador que saiu do banco, porém, que decidiu o jogo: Marquinhos Cambalhota. O 2 a 0 foi dele, com passe de Bernard, em uma falha de Gilberto Silva, que resolveu disputar bola alta com o baixinho no meio, perdeu por chegar atrasado e ainda deixou Cambalhota no mano a mano com Rafael Marques. Jogo decidido em Sete Lagoas.
O Atlético/MG está muito bem encaminhado para se livrar do perigo de cair, até porque tem o melhor time entre os últimos colocados, disparado. O Grêmio nada mais tem a fazer no campeonato há algum tempo: já não tem chances de Libertadores, nem de cair, e está garantido na Sul-Americana. Mas não deixa de ser triste ver o time de Roth mais uma vez ter vantagem numérica dentro da partida e não conseguir aproveitá-la. Foi a terceira vez só no returno (lembram de Corinthians e América/MG?). É justamente por tantos pontos imperdíveis que são perdidos que o tricolor está, desde outubro, pensando na próxima temporada.
Técnico: Cuca
Técnico: Celso Roth
Campeonato Brasileiro 2011 - 33ª rodada
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG); Data: sábado, 5 de novembro de 2011 - 19h (horário de Brasília); Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP); Público: 17.387; Renda: R$ 108.285,00; Gols: André 41 do 1º; Marquinhos Cambalhota 30 do 2º; Cartão amarelo: Leonardo Silva, Marquinhos e Gilberto Silva; Expulsão: Neto Berola
PRÓXIMOS JOGOS
Figueirense x Atlético/MG - Brasileiro - sábado, 12/11, 19h -Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Grêmio x Palmeiras - Brasileiro - domingo, 13/11, 17h - Olímpico, Porto Alegre (RS)
Comentários
Logo depois, o Marquinhos tomou um cartão idiota por uma reclamação sem sentido.
Que bela maneira de se arruinar uma baita vitória...