Começando a mudança de fotografia
Ontem à noite, anunciou-se o acordo entre Grêmio e Palmeiras por Kleber. O jogador deve chegar hoje a Porto Alegre para desembarcar, realizar exames médicos e, enfim, assinar contrato. Tecnicamente, é um jogador que abrilhantará o elenco gremista. Kleber é um jogador de personalidade forte, muitas vezes até exagerada. De grande habilidade, muita força (apesar da baixa estatura), boa conclusão e é garçom de centroavantes. Dá opções aos meias e participa do combate à saída de bola adversária. Taticamente e tecnicamente valioso, e por isso o negócio é tão demorado para ser concluído.
O que pode fazê-lo fracassar no Olímpico é justamente sua principal qualidade também: o temperamento. Quando passa do ponto, Kleber "cava" expulsões tolas, causa brigas com treinador e direção, traz um clima mais pesado ao ambiente do vestiário. Se Odone e Pelaipe são dirigentes de mão firme, será preciso também um treinador com personalidade forte para controlá-lo. Celso Roth, que sinalizou com uma possibilidade de renovação ontem, ganha força. Felipão, sonho de 11 em cada 10 gremistas, está absolutamente descartado, por seus problemas de relacionamento com o Gladiador.
Seja como for, é sempre preferível recuperar um jogador de alto nível a apostar em um mediano. O Grêmio historicamente os recupera, embora haja erros também (a vexatória passagem de Carlos Alberto pela Azenha é o mais recente deles). E, por ser guerreiro, Kleber tende a agradar a torcida gremista, que gosta de jogadores como ele.
Se a ideia é montar um grande time para a Copa do Brasil de 2012, o tricolor começa muito bem. Sua entrada forçará o técnico, seja ele Roth ou outro, a alterar o atual 4-5-1 para um esquema com dois atacantes. Kleber não é camisa 9. Atua melhor flutuando entre os meias e o centroavante. Como o Grêmio deve contratar vários jogadores e dispensar outros, é cedo para projetar quem sairia do time.
Em tempo:
- Grêmio quer Kleber como garoto-propaganda da Arena. Não é um bom moço nem se garante que vá ficar anos no clube, mas, se cativar a torcida como é tendência, seria uma estratégia interessante.
- A Portuguesa (1º, 72), oficialmente é campeã da Série B. Empatou em 2 a 2 com o Sport (7º, 52) no Canindé, uma grande partida. O Náutico, que bateu o Barueri, segue vice-líder, com 62, e pode subir neste fim de semana. O Bragantino (4º, 55) é o novo integrante do G-4: venceu o Salgueiro por 1 a 0, em Pernambuco. Americana (6º, 53) e Vitória (5º, 54), em jogo importante no interior paulista, ficaram no 0 a 0.
Comentários
Apostas dessas só valem a pena se o custo for baixo. E não é o caso.
Espero estar errado, mas tem tudo para acabar com nós nos perguntando se o custo/benefício dele valeu alguma coisa. No Palmeiras e no Cruzeiro, parece que não...
Mas acho que vale tentar. É um grande jogador. Como eu disse, prefiro apostar em um bom problemático que num mediano bonzinho.
Mesmo com riscos acho um ótimo investimento, porém essa fama do Grêmio em recuperar jogadores está um pouco ultrapassada, ao menos enquanto Paulo Odone se preocupar mais com a imprensa do que com os negócios propriamente ditos, marca gremista do século 21... Que o diga José Alberto Guerreiro.
Sinal clássico de quem quer ganhar mais tempo para, quem sabe, tirar mais grana noutra negociação.
E esse papo do Love no Grêmio, outra brincadeira! Alguma dúvida de que, em menos de um ano ele vai tá sendo negociado com clube do RJ?! Ele não tem a cara do Grêmio, não tem a cultura do clube, além do que, deve ser um jogador mto caro. Até acho q o Kléber, estando a fim, vale o investimento; o Love não.