A La Minuta Romeno (III)

Liga I
.
Foi uma rodada cheia de gols, a disputada entre os dias 14 e 17 de outubro pelo Romenão 2011-2012. Para ser mais preciso, foram assinalados 24 gols em nove jogos, média nada desprezível de quase três gols por partida. Valendo acentuar que nada menos que quatro jogos tiveram quatro ou mais gols assinalados - ou seja, goleada foi o que não nos faltou. Tudo começou na sexta-feira, com o Rapid aplicando 4 a 0 no CS Mioveni - e encerrou-se na última segunda, com o Dinamo Bucureşti patrolando o Ceahlăul Piatra Neamţ, em pleno Stadiom Ceahlăul, por impiedosos 5 a 0. No meio do caminho, tivemos o Concordia Chiajna dando fiasco em casa e levando 4 a 0 do CFR Cluj e o Petrolul Ploiești conquistando uma importante vitória para manter-se longe da zona de rebaixamento, patrolando o Voinţa Sibiu por 4 a 1.
.
.
O Dinamo, aliás, segue ponteando o campionatul, com 25 pontos, quatro a mais do que o Rapid Bucureşti (21). No momento, o Universitatea Cluj é a maior surpresa do Romenão, fazendo campanha de pura eficiência; não goleou ninguém no fim de semana (venceu o FC Brasov por simplórios 1 a 0), mas tem 21 pontos também, só perdendo para os giulestenii na golaveraj. O Oțelul Galați, atual campeão e representante romeno na Liga dos Campeões, faz campanha bem discreta: é nono, com 12 pontos e bem distante da briga pelo topo da tabela. Na ponta de baixo, a briga é outra, e atualmente temos Sportul Studențesc (8), Voinţa Sibiu (7), CS Mioveni (7) e Concordia Chiajna (6) dividindo os lugares no vagão que leva para a Liga II. Sintomaticamente, três dos quatro goleados da semana estão no grupo - e o quarto deles, o Ceahlaul (10), não está lá muito distante...
.
Liga Campionilor
.
Oțelul Galați, aliás, que pode dar tchauzinho para as competições internacionais nesta temporada. Perdeu a terceira partida consecutiva na Liga dos Campeões, a segunda em solo romeno, desta vez fazendo as vezes de bom anfitrião para o Manchester United e levando 2 a 0. A primeira etapa encerrou-se com um placar sem gols, o que deu alguma esperança aos oțelarii - mas Wayne Rooney marcou dois gols no segundo tempo, ambos de pênalti, e já deixou encostadinha a tampa do caixão romeno na Liga Campionilor. O Oțelul Galați é atualmente o lanterníssima do Grupo C, sem ter somado nenhum pontinho até aqui - o que compromete mesmo a briga pelo terceiro lugar e a vaga na Liga Europa, já que o Basel soma 4 pontos e precisa apenas evitar uma queda abrupta de desempenho para garantir essa boquinha.
.
Na próxima rodada, o Oțelul Galați vai ao Old Trafford para retribuir a gentileza e tomar um chá das cinco com o Manchester United. Como as chances de uma vitória romena são remotíssimas, é bem possível que os Diabos Vermelhos completem o serviço e preguem a tampa do sarcófago dos oțelarii, transformando os jogos contra Basel e Benfica em meros amistosos de luxo. Considerando que os coeficientes da Romênia estão baixos, o país não deve ter vaga direta na Liga dos Campeões do ano que vem, com seus dois clubes entrando a partir das fases preliminares. Ou seja, o prognóstico não é bom, e podemos passar um tempo considerável sem ver times romenos na fase de grupos da Liga. Abaixo, os gols da derrota do Oțelul para o Manchester United:
.
.
UEFA Europa League
.
Na quinta-feira (20), será a vez dos três times romenos que disputam a Liga Europa darem contornos mais definitivos a suas campanhas. No Grupo C, por exemplo, o Rapid Bucureşti tem uma chance de ouro de recuperar-se da derrota em casa para o PSV Eindhoven (HOL) na rodada passada: jogando na Romênia novamente, basta vencer o concorrente direto Legia Warsaw para encaminhar bem a classificação. O FC Vaslui, por sua vez, tem um desafio dos mais complicados: encarar o Sporting (POR), único time com 100% de aproveitamento no Grupo D, em pleno José Alvalade de Lisboa. Claro que quem empatou com a Lazio fora de casa pode repetir a dose em Portugal, o que seria bem interessante em um grupo embolado onde os lusitanos dispararam e os demais estão brigando pelas migalhas. Por fim, o Steaua Bucureşti, que vai até Haifa (ISR) enfrentar o Maccabi com a necessidade de conquistar pontos depois do inesperado empate fora de casa com o frágil AEK Larnaca (1 a 1).
.
Por enquanto, é isso. Perdão pela brevidade, causada exclusivamente pela pressa que move a vida deste vosso humilde escriba. Beijos no coração de todos, e até a próxima!
.

Comentários

Prestes disse…
O primeiro penalti foi ridículo. Aquele jogador deveria ser sumariamente demitido do Otelul.

O segundo penalti definitivamente não aconteceu, Rooney se atira flagrantemente.

No mais, futebol de Chipre >>>>> Romeno

Chupa, Igor, uhadsufhsduhgufduuh
Igor Natusch disse…
E eu nem posso falar nada porque na rodada de hoje da Liga Europa os três romenos sentaram no pudim:

Rapid 0x1 Legia Warsaw
Sporting 2x0 Vaslui
Maccabi Haifa 5x0 Steaua

Dos três, o único placar aceitável é o do FC Vaslui. Os demais são fiascos.

Tá difícil torcer por times romenos atualmente =\