Fritura pública

A fala de Paulo Paixão, dando razão a Celso Roth e criticando Miralles pela falta de comprometimento, deixa ainda mais complicada a situação do atleta no Grêmio. De qualquer modo, a apatia do jogador, tão criticada publicamente pelos homens fortes do tricolor gaúcho, deve ser algo que está confinado nos treinos físicos e coletivos no suplementar do Olímpico. Porque, ainda que não tenha dado show em momento algum de sua trajetória no Olímpico, também não dá para dizer, com base exclusiva nos jogos em que atuou, que Miralles esteja fracassando, tirando o pé ou qualquer coisa do tipo.
.
Difícil entender o que motiva as manifestações públicas contra Miralles. Claro que, na medida em que o jogador contratado com destaque e que assinou por três anos não fica nem no banco de reservas, as perguntas da imprensa são normais e não podem ficar sem resposta. Mas não creio que a insistência em frisar a suposta falta de comprometimento do atleta seja a melhor política. Parece que os homens que comandam o Grêmio (Paulo Pelaipe incluído) querem mais se isentar de responsabilidades do que encaixar Miralles no modelo de trabalho. Ou o jogador realmente irrita quem trabalha no dia a dia do Olímpico, ou está faltando tato - até porque Miralles segue sendo patrimônio gremista, jogador que terá que ser negociado se realmente for impossível fazê-lo jogar no mesmo nível dos demais. E que, a cada frase inepta dos comandantes gremistas, vale um pouco menos.
.
Pelo jeito, se Celso Roth não sai no fim do ano (e tudo indica que não sairá), quem vai ficar com a porta da rua, serventia da casa, é Miralles. A dispensa do atleta é o destino natural, se as coisas seguirem na direção que estão - algo que pode ser difícil concretizar, devido à longa duração de seu contrato com o Grêmio. Se a malhação pública do argentino, com direito a comparações diretas com colegas de clube, é tática para tocar em seus brios, talvez seja a hora de repensá-la. Não só não está funcionando como possivelmente acabe tendo efeito contrário, quem sabe até prejudicando sua adaptação. Inclusive, esse papo de "fulano é argentino e corre o tempo todo" é um estereótipo bastante conhecido, sendo duvidosa a conveniência desse tipo de comparação.
.
Aparentemente, a torcida gremista encara as críticas a Miralles com um misto de surpresa e incredulidade. Não é de se estranhar, afinal, não dá para perceber dentro de campo esse desinteresse todo da parte dele. Embora o futebol mostrado também não tenha sido pujante, jogadores como Diego Clementino correm muito mais e produzem muito menos. Pelo visto, o problema de Miralles é interno, do lado de dentro dos vestiários. Nada mais natural do que pedir para que seja resolvido lá dentro também, sem jogar aos leões um jogador que, bem ou mal, é patrimônio gremista.
.

Comentários

Dodô disse…
Parece que ele se negou a fazer algumas atividades que todo o grupo estava fazendo.

Acho que ele é desobediente taticamente também, e isso deve irritar o Roth. Sempre que ele entra fica totalmente perdido, sem saber onde se posicionar. Acaba, por vezes, atrapalhando algumas jogadas, inclusive.

Acho que a melhor saída seria emprestar ele para algum outro clube, como foi feito com o Jonas.
Igor Natusch disse…
Concordo com a tua sugestão, Dodô. Acho que emprestá-lo pode ser uma boa medida, caso haja de fato o interesse em permanecer com o atleta. O que não dá é para ficar expondo o cara publicamente, sem utilizá-lo.
Igor Natusch disse…
Celso Roth: Miralles só "precisa se enquadrar" - http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=349519

Uma bem-vinda mudança de tom.