Em oito segundos, a redenção


Liviu Antal estava tendo um dia difícil. Partida complicada pela Cupa Romaniei: jogando em casa, o Oţelul Galaţi saiu ganhando, mas apenas empatava com o Târgu Mureş em 1 a 1. Isso levando em conta que no sábado, apenas três dias antes, os Oţelarii haviam vencido esse mesmo Târgu Mureş fora de casa, por 2 a 1, em partida válida pelo romenão. O clima, já tenso pela péssima campanha do time na Liga Campionilor, ganhava em potencial bélico a cada segundo, com hordas de torcedores prometendo um banho de sangue em Galaţi se a partida seguisse naquele rumo.
.
Aos 40min da etapa final, surge a possível redenção. Pênalti para o Oţelul Galaţi. Liviu Antal, que havia entrado há pouco mais de 15 minutos, viu-se com a oportunidade de cobrar o pênalti que daria a vitória e a classificação ao clube. Cobrou com firmeza, no canto direito de Albut - mas a bola bateu no pé da trave e sumiu em direção à bandeirinha de escanteio do outro lado, sem entrar no gol. Naquele momento, o peso da fúria romena (que é bem pesada, acreditem) parecia desabar sobre as costas do miljocas, enquanto ele tentava entender o que tinha dado errado.
.
Mas o futebol, como sabemos, é capaz de em instantes construir sensacionais histórias de redenção, e foi exatamente o que se deu. O Oţelul Galaţi recuperou a bola, houve o cruzamento e o mesmo Liviu Antal, exatos oito segundos depois de descer ao inferno, ascendeu novamente ao panteão dos heróis do fotbal. Nem dá para descrever esse golaço, aos 42mins do segundo tempo, que marcou a vitória do Oţelul Galaţi por 2 a 1 - assista o vídeo abaixo e acredite, se puder.
.
.
Com a vitória, o Oţelul Galaţi é o primeiro dos dois clubes romenos garantidos para as quartas de final da Cupa Romaniei - ao lado do Gaz Metan Mediaş, que venceu o corajoso Astra Giugiu (que disputa a Liga III) por 1 a 0. Na quarta-feira, mais dois jogos: Pandurii Târgu Jiu x FC Braşov e Dinamo Bucureşti contra o igualmente valoroso Gaz Metan Severin. Outros quatro jogos completarão a rodada, na quinta-feira. Mas o grande lance da rodada parece já definido: o golaço de Liviu Antal, um jogador que precisou de menos de dez segundos para sair do fundo do poço rumo ao céu escarlate do fotbal romaniei. Algo sempre bonito de se ver.
.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Fantástico. Lindíssimo. Romeno.
Rodrigo Cardia disse…
Foi o pênalti perdido mais bonito de todos os tempos.
Igor Natusch disse…
Fica o agradecimento a Dario B. Bestetti e Milton Ribeiro, que me mandaram o vídeo. Que gol sensacional, meus amigos. Não me canso de assistir.