Cumprindo o dever

O Grêmio (12º, 36) fez a sua parte. Com dois gols no início de cada tempo, venceu o Cruzeiro (16º, 29), abriu 9 pontos para a zona de rebaixamento e se livra de vez de qualquer risco - situação diametralmente oposta à dos mineiros, que podem entrar nela já na próxima rodada.

Apesar da péssima campanha, o Cruzeiro ofereceu lá seus perigos. O gol cedo do contestado Rafael Marques (jogada dos igualmente contestáveis Edcarlos e Brandão), mais do que melhorar o ânimo gremista, fez o time de Minas sentir. O primeiro tempo teve momentos de equilíbrio, mas o Cruzeiro só conseguia fazer alguma coisa com Montillo. Para quem acha que o Inter é dependente de Leandro Damião (e é), imagine uma equipe dez vezes mais dependente de seu principal jogador. Se não fosse pelo argentino, os mineiros não criariam nenhum perigo quase nunca. Isso que ele esteve bem marcado por Fernando e Fábio Rochemback.

Fora o perigo que era a bola nos pés de Montillo, o controle do jogo foi gremista. Júlio César voltou a infernizar ao lado de Escudero pela esquerda. Mas foi Marquinhos o grande nome do jogo. Mesmo lento, o jogo fluiu pelos seus pés. Com passes de qualidade e lançamentos precisos, como no segundo gol gremista, firma-se como uma das lideranças técnica deste time em recuperação.

O Grêmio não corre mais riscos de ser rebaixado, mas a palavra Libertadores ainda é precipitada. Entrará na briga, ainda assim correndo por fora, se vencer o Santos na quarta-feira. Aí, a cinco pontos de distância, pode ser considerado um postulante, tal qual Palmeiras ou Internacional, isto é: uma das equipes que pode chegar caso a dupla Fla-Flu bobeie. Já o Cruzeiro, que sofreu sua 14ª derrota hoje, vê a Segunda Divisão como uma realidade. Enfrenta o São Paulo na quarta desesperado por uma vitória. Caso contrário, pode entrar no Z-4 no fim de semana que vem, ou seja: todos os mineiros estariam caindo.

GRÊMIO 2 x 0 CRUZEIRO
Campeonato Brasileiro 2011 - 27ª rodada
Data: domingo, 2 de outubro de 2011 - 18h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 21.058
Renda: R$ 329.350,00
Gols: Rafael Marques 4 do 1º; Escudero 4 do 2º
Cartão amarelo: Fábio Rochemback, Miralles e Sandro Manoel
GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Edcarlos (Vilson), Rafael Marques e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos (Adilson) e Escudero (Miralles); Brandão. Técnico: Celso Roth
CRUZEIRO: Fábio, Vítor, Léo, Victorino e Gabriel Araújo; Charles, Sandro Manoel (Élber), Everton, Roger (Sebá) e Montillo; Farías (Anselmo). Técnico: Vagner Mancini

Próximos jogos
Grêmio x Santos - Brasileiro - 05/10/2011, 20h30 - Olímpico, Porto Alegre (RS)
Cruzeiro x São Paulo - Brasileiro - 05/10/2011, 21h50 - Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)


Comentários

Chico disse…
Que o cúzeiro afunde na 2ª divisão!
Lourenço disse…
O declínio do Cruzeiro tá tornando a zona de baixo tão interessante quanto a de cima. Os times gaúchos não ajudam, mas o campeonato é muito bom.