Um Grêmio mais tranquilo

Vencendo o Avaí, o Grêmio praticamente se livra de vez do risco de rebaixamento. Depois de duas derrotas seguidas e a volta da desconfiança, a partida da Ressacada virou decisão para o time gaúcho - para os catarinenses, desesperados, todas são. Mais um resultado ruim aproximaria o Grêmio do Avaí e da própria zona de rebaixamento. A vitória, conquistada com boa atuação do trio de meias montado por Celso Roth, afasta o Tricolor 8 pontos do Z-4, mesma distância do G-4, com um jogo a menos.

O primeiro tempo foi morno e de poucos lances de perigo. O Grêmio não jogou bem, mas foi inteligente: trocou passes, normalmente no campo ofensivo, enervando o adversário, que precisava do resultado. A única chegada realmente perigosa do Avaí nos 45 iniciais foi uma falta lateral batida por Fernandinho, que Victor defendeu de mão trocada. De resto, o time de Roth manteve o de Toninho Cecílio longe de sua área. E, embora também não criasse muito, jogava melhor e parecia mais próximo do gol.

O Grêmio fez dois gols em momentos-chave da partida. O primeiro, arrancada de Mário Fernandes, foi no final do primeiro tempo, para jogar o psicológico do time da ilha no chão. O segundo foi ainda pior: aos 24 segundos da etapa final, Douglas venceu Felipe. Toninho Cecílio recém havia aberto seu time, colocando Rafael Coelho no intervalo. O trabalho ficou dobrado.

Foi a partir do 2 a 0 que o Grêmio viveu seu melhor momento no jogo. Com ótima movimentação dos três meias, envolveu o Avaí e só não abriu goleada porque, como em Salvador, foi displicente na hora de matar o jogo. Veio o castigo do gol quase fortuito de Pedro Ken, e uma dose de drama para os 25 minutos restantes. Mas foi muito mais pelo psicológico do que na prática: foi basicamente a única chance avaiana diante de um Grêmio que segurou muito bem o resultado prendendo a bola no campo de ataque, como deve ser sempre. As substituições de Roth foram corretas: Adilson deu maior combatividade ao meio e Brandão prendeu muito bem a bola nos minutos finais.

Um bom resultado. Que pode se tornar ainda melhor se, domingo que vem, o Tricolor não perder a chance de vencer um Cruzeiro em frangalhos no Olímpico, quando poderá subir até mesmo para o 9º lugar.

Campeonato Brasileiro 2011 - 26ª rodada
25/setembro/2011
AVAÍ 1 x GRÊMIO 2
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Mário Fernandes 42 do 1º; Douglas 24 segundos e Pedro Ken 25 do 2º
Cartão amarelo: Gustavo Bastos, Estrada e Gilberto Silva
AVAÍ: Felipe (4,5), Arlan (5) (Cléverson, 24 do 2º - 5), Gustavo Bastos (4,5), Gian (4,5) e Fernandinho (4,5); Júnior Urso (5,5), Batista (3,5) (Rafael Coelho, intervalo - 5), Pedro Ken (5,5) e Lincoln (5); Robinho (4,5) (Estrada, 24 do 2º - 5) e William (5,5). Técnico: Toninho Cecílio (4,5)
GRÊMIO: Victor (6), Mário Fernandes (7), Edcarlos (5,5), Rafael Marques (5,5) e Júlio César (6,5); Gilberto Silva (6), Fábio Rochemback (6), Douglas (7), Marquinhos (6) (Adilson, 30 do 2º - 6) e Escudero (7) (Bruno Collaço, 48 do 2º - sem nota); André Lima (4,5) (Brandão, 30 do 2º - 5,5). Técnico: Celso Roth (6,5)


Comentários

Igor Natusch disse…
Escudero foi, para mim, o melhor gremista em campo. Talvez não apareça tanto quanto Mário Fernandes, mas tem uma tarefa quase tão importante quanto a dele: acelerar o meio de campo gremista, que tende à lentidão com Douglas e especialmente Marquinhos. Ter alguém se deslocando constantemente é fundamental para que o meio-campo do Grêmio não caia na pasmaceira. De forma sintomática, a lentidão atroz contra o Botafogo ocorreu em um jogo no qual o argentino não teve boa jornada.

Gostei de ver Celso Roth insistindo no 4-2-3-1. Mudar para 4-4-2 nesse momento seria, em minha visão, um erro. Pena que já começaram a falar em renovação de contrato para os lados do Olímpico...
Chico disse…
Fizemos a festa em sc.