Começo de ano às avessas

No primeiro turno, estreia de Joel Santana, o Cruzeiro (16º, 29) foi a São Januário e fez 3 a 0 no Vasco (1º, 49), resultado enganoso e surpreendente. Hoje, os cruz-maltinos foram a Minas e devolveram a goleada na mesma moeda. Com a diferença de que o resultado desta vez não surpreende, e não foi injusto.

Com Diego Souza flanando em campo um futebol de primeiríssimo nível, o Vasco é hoje o principal candidato ao título brasileiro. Não é um supertime, mas tem ótimos valores individuais, é extremamente organizado, está motivado e é de longe o mais regular. Mantém a mesma toada de alto padrão desde o começo do certame. Para quem viu o time correr risco de rebaixamento no estadual no começo do ano, é inacreditável.

E ao Cruzeiro, que despenca como alguém que se atira da janela de um arranha-céu, sobrará apenas a luta contra o rebaixamento. Com 29 pontos, o time estrelado já é o primeiro alvo de quem está na zona de rebaixamento. Dos últimos cinco times da classificação, três são mineiros. O Cruzeiro x Atlético/MG da última rodada pode ser o mais dramático da história. Para quem viu o time massacrando a todos no começo do ano, na primeira fase da Libertadores, é inacreditável. O futebol é mesmo fascinante.

Rio de Janeiro: no jogo mais aguardado da rodada, o Botafogo (4º, 45) chegou a fazer 2 a 0 no São Paulo (3º, 46), com dois de Loco Abreu, e era líder do campeonato até quase o final do primeiro tempo. No entanto, o tricolor paulista reagiu. Descontou com Henrique e empatou em cima da hora com Rivaldo. Resultado ótimo para os rivais Vasco e Corinthians.

São Paulo: gol de Emerson Sheik deu ao Corinthians (2º, 47) uma sofrida vitória sobre o Bahia (15º, 30), 1 a 0. O futebol alvinegro, no entanto, não empolga. Parece não ter condições de acompanhar o ritmo do Vasco. Mas o campeonato é maluco e convém não duvidar de nada.

Goiânia: fiasco do Palmeiras (8º, 39), que ganhava do Atlético/GO (12º, 35) e tinha dois homens a mais, mas cedeu o empate. O time de Felipão segue só a dois pontinhos do G-5, mas coleciona mais um fracasso. Henrique marcou o gol palmeirense, Thiago Feltri empatou para o heroico Dragão, que se mantém longe da zona de rebaixamento e se fixa na da Sul-Americana.

Fortaleza: grande jogo no Presidente Vargas. Vitória merecida do Ceará (14º, 30), que esteve sempre à frente do placar e bateu o Coritiba (9º, 36) por 3 a 2 numa partida eletrizante e cheia de lances perigosos. Roger (2 gols, um deles de bicicleta) e o pentacampeão Edmílson fizeram os gols cearenses, Bill marcou os dois do Coxa.

Porto Alegre: boa vitória do Inter (7º, 40), especialmente em termos de resultado. Sem Leandro Damião, e tendo Jô, Dellatorre e Ricardo Goulart como opções de ataque, o Colorado venceu o desesperado Atlético/MG (17º, 25) por 2 a 1 do jeito que deu. Bolatti e Fabrício (em posição legal) fizeram os gols rubros, Renan Oliveira descontou.


Comentários

franke disse…
sempre que vejo hoje o vasco me lembro de um texto teu chamado "atenção, o vasco tem um time"
Vicente Fonseca disse…
EU JÁ SABIA. sahsadhsdah
Sancho disse…
não é de hoje que os jogos do Coxa são os melhores de se assistir...