Meia década carteando

A data de hoje, amigos, é muito especial. É um motivo de imenso orgulho um blog que começou de forma absolutamente despretensiosa, em 25 de agosto de 2006, manter-se por tanto tempo no ar, de forma ininterrupta.

O que mais nos deixa feliz é saber que 5 anos, 205 mil visitas, 3 mil posts e 24 mil comentários depois, a essência do Carta na Manga é a mesma lá do nosso primeiro texto: um espaço para tratarmos livremente e com bom humor sobre o futebol, seja ele de onde for, de forma independente, sem amarras. O Carta, para mim, sempre foi o espaço onde falei aquilo que me palpita sobre este jogo fascinante. É fantástico perceber que todos aqueles que colaboraram com textos, comentários ou trabalharam em parceria comigo (Prestes, entre 2009 e 2010, e Igor Natusch, desde 2010, fora nossos colaboradores especiais) pegaram este espírito desde sempre.

Acho que é por isso que, a meu ver, demos tão certo. E o dar certo nunca foi, ao menos na minha visão, entupirmos a caixa de comentários ou rumarmos ao estrelato, milionários. Foi, sempre, tornar este espaço um recanto diário de cada um de vocês, onde todos dão suas opiniões com bom humor, educação e uma flautinha básica, que ninguém é de ferro, claro. O próprio Carta na Mesa, outra conquista nossa (completará três anos em outubro), sintetiza todo este espírito, que jamais será alterado.

Não alteraremos nada em nosso leiaute por conta desta data. Desde 2009 ele é assim, e não faz sentido mudá-lo, pois tem funcionado muito bem. As comemorações pela meia década se estenderão por toda a vida do Carta na Manga. Afinal de contas, inauguraremos uma seção permanente aqui, denominado Cartas Antigas, imediatamente à direita dos posts, ao lado do player permanente do Carta na Mesa. Clicando ali, o nobilíssimo leitor acessará a memória deste espaço, relembrando o que foi postado por aqui há exatamente cinco anos. Recordar é viver, certo? E já temos história para contar...

Mais uma vez, agradeço de coração a todos. Por entenderem e permitirem que nossa essência permaneça a mesma há meia década. Do lado de cá, prometo a todos vocês, ela continuará a mesma o tempo que vocês quiserem - pode ser mais meia década, mais uma, duas ou quantas décadas forem possíveis.

Comentários

vine disse…
Gostei da tua definição de sucesso do blog, e concordo com ela.
Como sou um dos 'colaboradores de fora', afirmo que há muito tempo (acho que desde 2007) acompanho o blog diariamente. O uso como base para análise de futebol, e te dou um imenso parabéns por esse trabalho, que, na minha humilde opinião, tem profissionalismo e conhecimento para ser um dos mais lidos de toda a crônica esportiva.

E pensar que temos programas como o Sala de Redação, uma bagunça composta por jornalistas aposentados e ultrapassados, além de outras nabas, com uma audiência imensa, enquanto temos talentos como o de vocês, completos e didáticos, 'escondidos' aqui.

Mais uma vez, parabéns pelo hobby/trabalho/talento.
Vicente Fonseca disse…
Grande Vine. Leitor dos mais fiéis. Muito obrigado pelas palavras, cara.

Nunca ganhei sequer um centavo fazendo o Carta, mas conquistar algumas amizades pelo blog vale bem mais que uns trocados, pode ter certeza.
Paul disse…
Grande Carta! Tá inscrito no meu google reader, nem preciso dizer mais nada.
Parabéns Vicente e os demais!
Lique disse…
parabéns! "tamo junto, professor" (JR., Neymar, 2010)
Vicente Fonseca disse…
Mestre Lique, obrigado pelos 5 anos de audiência.

Grande Paul, quanta honra. Aparece no programa um dia, rapaz!
Anônimo disse…
vida longa/parabéns.

-arbo
Paul disse…
Valeu pelo convite, mas deixo essa tarefa para os profssionais! Quem sabe quando o Carta começar a oferecer um "almoço na Petiskeira", hehehe!