Liga II: sangue nos olhos e trava na canela!

Começaram no último final de semana as trepidantes emoções de um campeonato que funciona como uma verdadeira forja para a dignidade do fotbal mais intenso do planeta. É a Liga II do Romenão, que teve seus primeiros 16 jogos disputados nos últimos dias 19 e 20. Uma rodada, como sempre, repleta de disputas, sangue e terror - e que, nos detalhes, explica muito sobre o atual momento do futebol romeno.
.
Para os que não sabem ou não lembram, a Liga II é dividida em duas séries de 16 clubes, totalizando 32 disputantes. A competição em si vive um momento de mudança: a ideia é que, a partir de 2013/2014, as duas séries tenham apenas 12 clubes, definindo os classificados para a Liga I por meio de 'knock-outs'. Uma fórmula razoavelmente parecida com o Campeonato Brasileiro de tempos pretéritos, aliás. Atualmente, de qualquer modo, as Seria 1 e 2 jogam em ida e volta, sempre dentro da própria chave, classificando os dois melhores de cada uma para a primeira divisão - em teoria, já que as esquisitas garantias financeiras exigidas pela FRF podem mudar tudo sem aviso e sem muita lógica.
.
Que o diga a Poli Timişoara, que estreou na Seria 2 da Liga II no dia 19, enfiando 2 a 0 no Bihor Oradea. Longe de ter sido relegado entre os piores da Liga I, os banatanii foram vice-campeões nacionais em 2010-2011, tanto que deveria estar disputando os qualificatórios da Liga Campionilor atualmente. Mas o clube falhou em cumprir as metas da federação romena, tendo negada a inscrição para a Liga I em 2012-2013 - o que não apenas fez com que o clube caísse para a segundona como impossibilitou que ele disputasse competições europeias, já que é preciso o aval das federações nacionais para que os qualificados possam se inscrever. Uma puta sacanagem, para usarmos o termo técnico. Seja como for, a Poli (que conta com uma das maiores torcidas de toda a Romênia, aliás) engoliu em seco o desaforo e disputará a Liga II sem reclamar, disposta a reconquistar dentro de campo o lugar que lhe foi roubado na base do canetaço. Pelo menos um dividendo esse imbróglio todo está trazendo: a equipe, antes forçada a chamar a si mesma de FC Timişoara, volta a poder usar o nome Politehnica Timişoara, depois de uma série de complicações contratuais. Menos mal.
.
Abaixo, os gols da primeira partida da Poli na Liga II 2011-2012. Preste atenção especialmente no barulho da pequena, mas ruidosa torcida dos banatenii:
.
.
A Seria 2, aliás, é a que conta com um número mais significativo de equipes tradicionais no fotbal romaniei. Além da Poli Timişoara, a chave conta com clubes como UTA Arad (6 vezes campeão romeno), Gloria Bistriţa (outro vitimado pelos caprichos da FRF, aliás), FC Argeş Piteşti (duas vezes vencedor do romenão) e Juventus Bucureşti (que ostenta o mesmo nome de um antigo gigante da capital romena, ainda que legalmente não tenha laços com o velho Juventus). Todos brigando por escassas duas vagas na divisão de elite do romenão, enquanto a Liga I mostra-se um tanto esvaziada de grandes campeões e cheia de clubes com pouca ou nenhuma tradição. No momento, ainda é difícil dizer quem se destaca - ainda que acreditemos que FC Argeş e a própria Poli tenham os melhores jogadores, seguidas de não muito longe por Gloria Bistriţa e Unirea Alba Iulia. Vejamos no que dará essa briga a machadadas no escuro.
.
O recheio de clubes tradicionais é mais escasso na Seria 1, o que também não significa que se trata de um pastel de vento futebolístico. Temos, por ex, o Farul Constanţa (que nunca ganhou nada realmente digno de nota, mas conta com grande torcida e longas temporadas na Liga I), CSMS Iaşi (descendente direto do tradicional Poli Iaşi, que viveu anos de crise financeira e acabou fechando em 2010) e alguns clubes como Săgeata Năvodari, Viitorul Constanţa (cujo sócio majoritário é ninguém menos que Gheorghe Hagi) e FC Snagov, de história recente recomendável e boas chances de surpreender.
.
Abaixo, todos os resultados da primeiríssima rodada da Liga II do Romenão - competição que, prometemos, sempre dará as caras por aqui de quando em vez:
.
SERIA 1
FC Snagov 2x0 Gloria Buzău
FC Botoşani 1x0 Brăila
Astra Giurgiu 2x0 Victoria Brăneşti
CS Otopeni 1x1 Săgeata Năvodari
FCM Bacău 1x1 Farul Constanţa
CSMS Iaşi 1x3 Dinamo Bucureşti II
Callatis Mangalia 1x2 Delta Tulcea
Viitorul Constanţa 4x1 Dunărea Galaţi
.
SERIA 2
Poli Timişoara 2x0 Bihor Oradea
Chindia Târgovişte 1x1 Gloria Bistriţa
Luceafărul Oradea 0x1 Mureşul Deva
FC Maramureş 2x3 FC Argeş Piteşti
UTA Arad 0x0 Juventus Bucureşti
Unirea Alba Iulia 2x0 CSM Râmnicu Vâlcea
Olt 2x1 ALRO Slatina
Gaz Metan Severin 2x0 Arieşul Turda
.

Comentários

Igor Natusch disse…
Dando uma atualizada, listemos aqui os resultados dos clubes romenos nos qualificatórios da Liga Europa:

Dinamo Bucureşti 2x3 Vorskla Poltava - no agregado 3x5, Vorskla Poltava (UCR) classificado
Gaz Metan Mediaş 1x0 Austria Viena - no agregado 2x3, Austria Viena classificado
CSKA Sofia 1x1 Steaua Bucureşti - no agregado 1x3, Steaua classificado
Rapid Bucureşti 1x1 Śląsk Wrocław - no agregado 4x2, Rapid classificado
Sparta Prague 1x0 FC Vaslui - no agregado 1x2, Vaslui classificado

Com isso, teremos três romenos (Steaua, Rapid e Vaslui) no próxima fase da Liga Europa. Nada mal!