A volta dos meios de semana

O Campeonato Brasileiro inaugurará sua rodada em meios de semana hoje, depois de semanas com jogos apenas aos sábados e domingos, já que as quartas e quintas estavam reservadas para os torneios de mata-mata. Será justamente no começo do inverno, que começou rigoroso no sul do país. Serão, aliás, três partidas nas capitais mais meridionais do território nacional - duas hoje, uma amanhã. Haja pala e ceroulas.

São Paulo (1º, 15) x Botafogo (4º, 11): o líder São Paulo vem abalado pela goleada de 5 a 0 sofrida para o Corinthians no domingo. Além disso, terá uma série de desfalques, devendo ser um time ainda mais descaracterizado que o do domingo: não jogam Lucas, Dagoberto, Miranda, Rhodolfo... O Fogão vem embalado pelo bom começo, e parece acertar-se com Caio Júnior, embora precise de reforços. Marcelo Mattos, principal esteio do meio-campo, está suspenso.

Bahia (11º, 8) x Corinthians (2º, 13): jogo mais interessante da rodada, reunindo duas equipes que vivem grande momento. O Bahia já tem duas vitórias fora de casa, não perde há três rodadas e precisa ganhar a primeira em Salvador para confirmar seu crescimento. O Corinthians vem de goleada sobre o maior rival e, ao contrário do São Paulo (que perderá jogadores para a seleção), só crescerá de nível, se constituindo num dos principais candidatos ao título nacional. Pituaçu certamente lotado.

Vasco (5º, 11) x Cruzeiro (15º, 6): outro belo jogo. O Vasco vem no embalo do título da Copa do Brasil e faz boa campanha, devendo vir completo. Já o Cruzeiro, que finalmente ganhou a primeira na rodada passada, exibe potencial muito maior do que a atual colocação sugere. A equipe de Joel Santana, no entanto, tem quatro desfalques no setor defensivo: Léo, Victorino, Henrique e Gilberto. Cariocas têm melhores chances de vitória.

Figueirense (6º, 10) x Santos (16º, 5): o primeiro compromisso do campeão da América não será nada fácil. Sem Ganso, Neymar, Elano, Jonathan e Léo, o Santos vai com um time quase misto enfrentar o tinhoso Figueirense no Orlando Scarpelli. É mais prudente apostar em carimbo catarinense na faixa santista do que o contrário.

América/MG (17º, 5) x Flamengo (7º, 10): único invicto ao lado do Corinthians, o Flamengo entra como favorito após a bela vitória sobre o Galo sábado passado. Apenas Maldonado é desfalque. No entanto, o América virá completo e pode endurecer - embora Sete Lagoas deva receber mais flamenguistas que americanos...

Grêmio (13º, 7) x Avaí (20º, 1): o Grêmio vai mal, o adversário é pior ainda, o Olímpico estará gelado do frio porto-alegrense... Nada parece animar o gremista a ir a campo. No entanto, o time receberá voltas importantes, como as de Leandro e André Lima, o argentino Miralles deve estrear e a fraqueza do Avaí sugere uma boa chance de vitória. Motivos suficientes para levar uns 10 mil gatos pingados à Azenha, no que deve ser a terceira vitória tricolor no Campeonato Brasileiro.

Em tempo:
- Se 20ºC já motivavam casaco pesado e luvas, como estará vestido Renato Portaluppi hoje à noite? Previsão para o horário das 19:30 é de temperatura inferior a 10ºC.

Comentários

Chico disse…
A vitória é obrigatória. Em tempo, parece que hoje não haverá invenção.
Renato inovará: assistirá o jogo no ar-condicionado do hotel, pela TV.