Vai começar a festa

Daqui a três dias começa mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Como sempre, o Carta na Manga fará cobertura completa do maior torneio de futebol do país, e não só os times gaúchos serão contemplados. Para iniciar, nada melhor que apresentarmos os 20 times da Série A este ano, e projetar um pouco do que poderão fazer até dezembro - mas só um pouco, porque o equilíbrio, mais uma vez, tende a ser absurdo.

AMÉRICA MINEIRO
Retornando à elite depois de dez anos ausente, o Coelho aposta na experiência: nomes como Flávio (campeão brasileiro pelo Atlético Paranaense em 2001, 40 anos), Micão (31), Irênio (35) e Fábio Júnior (33, artilheiro do estadual deste ano) já rodaram muito Brasil afora. A campanha no Campeonato Mineiro, no qual chegou em 3º lugar e deu trabalho a Atlético e Cruzeiro, foi bastante digna.
Time base: Flávio, Sheslon, Micão, Gabriel Santos e Marcos Rocha; Dudu, Leandro Ferreira, Luciano e Camilo; Thiago Silvy e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes
2010: 4º lugar na Série B

ATLÉTICO GOIANIENSE
Depois de se manter na Série A ano passado, o Atlético consolida-se como principal força do futebol goiano na atualidade: além de único representante na elite, é bicampeão estadual. Mesmo assim, a briga deve ser novamente na ponta de baixo da tabela. A campanha no Goiano, apesar do título, não foi de ampla superioridade. Na Copa do Brasil, o time caiu logo na segunda fase para o Coritiba. O ataque é o setor com mais nomes conhecidos: além da dupla goleadora Felipe e Marcão, Josiel, artilheiro do Brasileirão de 2007 pelo Paraná, é banco.
Time base: Márcio, Victor Ferraz, Anderson, Gílson e Thiago Feltri; Ramalho, Pituca, Preto e Keninha; Felipe e Marcão.
Técnico: Paulo César Gusmão
2010: 16º lugar

ATLÉTICO MINEIRO
Potência do Brasileirão nos anos 70, 80 ou 90, há tempos o Galo não consegue uma boa campanha. Dorival Júnior, que salvou o time de uma queda no ano passado, teve tempo no primeiro semestre para formar um time com o grupo caro que tem nas mãos. Até agora não conseguiu: resultados, novamente, foram pífios - eliminado pelo Barueri na Copa do Brasil e vice-campeão mineiro. Apesar do baixo astral, tem chão para crescer.
Time base: Renan Ribeiro, Patric, Leonardo Silva, Réver e Leandro; Richarlyson, Dudu Cearense, Renan Oliveira e Mancini; Neto Berola e Magno Alves.
Técnico: Dorival Júnior
2010: 13º lugar

ATLÉTICO PARANAENSE
Em 2010, o time mediano do Atlético Paranaense surpreendeu. Para este ano, a tendência de meio de tabela deve permanecer. Os principais reforços não chamam tanto a atenção: Cléber Santana, Dalton e Kleberson. Paulo Baier segue sendo o centro de um time que fez uma Copa do Brasil, mas levou laço do rival Coritiba no estadual.
Time base: Renan Rocha, Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Robston, Branquinho, Paulo Baier e Madson; Guerrón e Lucas.
Técnico: Adílson Batista
2010: 5º lugar

AVAÍ
Sob o comando de Silas, técnico da grande campanha de 2009, o Avaí faz uma ótima Copa do Brasil, onde eliminou o São Paulo e está na semifinal. No entanto, fracassou no Catarinense. O elenco não mudou muito do ano passado para cá, o que pode indicar dificuldades.
Time base: Renan, Revson, Bruno e Gustavo Bastos; Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Estrada, Marquinhos e Romano; Julinho e William.
Técnico: Silas
2010: 15º lugar

BAHIA
O Brasileirão promete ser de dificuldades para o Bahia, que volta ao lugar o qual não habitava desde 2003. Eliminado na semifinal do estadual, o tricolor da Boa Terra foi goleado pelo Atlético Paranaense por 5 a 0 na Copa do Brasil. Os nomes mais conhecido são o ex-botafoguense Jobson, o artilheiro do Brasileirão de 2006, Souza, e o colombiano Tressor Moreno, destaque do Independiente Medellín na Libertadores de 2003. Na zaga, três ex-jogadores da Dupla: Thiego, Titi e Danny Morais.
Time base: Omar, Jancarlos, Thiego, Titi e Dodô; Hélder, Boquita, Camacho e Moreno; Jobson e Souza.
Técnico: Renê Simões
2010: 3º lugar na Série B

BOTAFOGO
Ao contrário do ano passado, quando chegou embalado pelo título carioca e fez boa campanha, o Botafogo de 2011 vem cheio de problemas para o Brasileiro. Não fez nem cócegas no estadual e caiu cedo na Copa do Brasil. Caio Júnior terá que se virar para montar um time com um elenco possivelmente mais fraco que aquele que Joel Santana teve nas mãos na temporada passada.
Time base: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rozário e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Somália, Caio e Maicosuel; Herrera e Abreu.
Técnico: Caio Júnior
2010: 6º lugar

CEARÁ
Campanha segura no último Brasileirão, campeão estadual com sobras e semifinalista da Copa do Brasil. O Ceará é só boas notícias. Deve passar longe do rebaixamento, a menos que a maldição que assolou Sport e Vitória nos dois últimos anos (boas campanhas na copas do primeiro semestre, descenso no segundo) se repita.
Time base: Fernando Henrique, Boiadeiro, Cléber, Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo; Iarley e Marcelo Nicácio.
Técnico: Vagner Mancini
2010: 12º lugar

CORINTHIANS
O ótimo time do Corinthians dos últimos dois anos não existe mais. Hoje, pelo elenco que possui e pelos resultados do primeiro semestre, o Timão não apresenta condições de sequer passar perto do título, como quase conquistou ano passado. Alex, ex-Inter, é a esperança de um futuro melhor enquanto Adriano não joga.
Time base: Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Bruno César; Dentinho e Liedson.
Técnico: Tite
2010: 3º lugar

CORITIBA
Sensação do primeiro semestre no Brasil, o Coritiba conquistou a Série B, o bicampeonato paranaense e 24 vitórias consecutivas - com destaque para as goleadas sobre o rival Atlético Paranaense e os 6 a 0 no Palmeiras. Com experiência de sobra e um time bem montado, pode ganhar a Copa do Brasil e fazer boa campanha no Brasileirão. Para pensar em título, necessita de mais opções.
Time base: Edson Bastos, Jonas, Emerson, Pereira e Eltinho; Marcos Paulo, Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
2010: campeão da Série B

CRUZEIRO
Um dos favoritos ao título. Apesar da queda prematura e surpreendente na Libertadores, demonstrou futebol exuberante e se recuperou parcialmente com o título mineiro. Tem elenco de sobra, reforçado em relação ao do vice-campeonato do ano passado, para buscar a taça. Como estará concentrado somente no Brasileiro, entrará com tudo desde o início.
Time base: Fábio, Vítor, Gil, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Roger; Thiago Ribeiro e Wallyson.
Técnico: Cuca
2010: vice-campeão

FIGUEIRENSE
De volta à Série A depois de dois anos ausente, o Figueirense terá trabalho para se manter entre os grandes do futebol brasileiro. Foi mal no Campeonato Catarinense, sem sequer tendo chegado à final. Além disso, não reforçou seu elenco como deveria. Pode usar o Orlando Scarpelli como trunfo, a exemplo do que conseguiu em suas boas campanhas de 2002 a 2008.
Time base: Wilson, Evanildo, João Paulo, Roger Carvalho e Bruno Vieira; Ygor, Túlio, Maycon e Breitner; Heber e Wellington Souza.
Técnico: Jorginho
2010: vice-campeão da Série B

FLAMENGO
A megalomania em torno de Ronaldinho dá ao Flamengo respeito, mas o time tem seus problemas. Embora Thiago Neves (e não Ronaldinho) esteja desequilibrando e a equipe tenha conquistado o estadual de forma invicta, a eliminação para o Ceará parece simbolizar bem mais a realidade rubro-negra. Há qualidade, mas não se trata de um time ainda pronto para brigar pelo título.
Time base: Felipe, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Egídio; Maldonado, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2010: 14º lugar

FLUMINENSE
Campeão brasileiro, o Fluminense fracassou no primeiro semestre: perdeu alguns jogadores importantes, o técnico Muricy Ramalho e as duas competições que disputou. Tem, no entanto, qualidade suficiente para dar a volta por cima. Com Abel Braga pronto para assumir o comando, o Flu tem condições de voltar à Libertadores e até mesmo brigar pelo título novamente. Basta que o novo técnico arrume a casa - mas precisará ser rápido, pois não há tempo a perder, mesmo que sejam 38 rodadas.
Time base: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diguinho, Edinho, Conca e Marquinho; Rafael Moura e Fred.
Técnico: Abel Braga
2010: campeão

GRÊMIO
O ótimo time que terminou 2010 se desfez: Jonas, Fábio Santos e Paulão foram embora, mas o principal é a perda da confiança. O Grêmio ainda não repetiu nada que parecesse com o bom futebol dos últimos meses do ano passado. Caiu cedo na Libertadores, perdeu um Gauchão quase ganho e deve dispensar vários jogadores. Tem alguns ótimos jogadores e jovens que prometem, mas precisa contratar para dar mais opções válidas a Renato se quiser chegar em algo mais que simplesmente beliscar G-4 mais uma vez.
Time base: Victor, Gabriel, Vilson, Rodolfo e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e André Lima.
Técnico: Renato Portaluppi
2010: 4º lugar

INTERNACIONAL
Um dos mais fortes elencos do país, o Inter ainda não se acertou como time em 2011. Apesar do título gaúcho arrancado de dentro do Olímpico, Paulo Roberto Falcão chegou recentemente e ainda não tem ideia formada de time. A inexplicável manutenção de Celso Roth após o fracasso no Mundial ajudou neste processo. A eliminação precoce na Libertadores serve de alerta. Pode, acertando o passo, brigar pelo título.
Time base: Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho, D'Alessandro e Oscar; Leandro Damião.
Técnico: Paulo Roberto Falcão
2010: 7º lugar

PALMEIRAS
Luiz Felipe Scolari vinha tirando leite de pedra de um elenco fraco, mas a eliminação na semifinal do Paulista e a vexatória derrota para o Coritiba na Copa do Brasil colocaram até mesmo o treinador na berlinda. Com o time que tem em mãos, Felipão dificilmente conseguirá tirar coelho da cartola. O bloco intermediário, mais uma vez, deve ser o destino verde.
Time base: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Danilo e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Tinga, Marcos Assunção e Valdívia; Kléber e Wellington Paulista.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
2010: 10º lugar

SANTOS
Talvez o principal favorito na teoria ao lado do Cruzeiro, o Santos é o único, ao lado do Coritiba, que ainda não fracassou em alguma competição no ano. Tem craques do meio para a frente. Embora tenha feito primeiras fases medianas no Paulistão e na Libertadores, vem mostrando poder de chegada nos mata-matas de ambas as competições. Resta saber se a disputa paralela do torneio continental não o afastará muito do pelotão de frente nas primeiras rodadas. E tem Muricy Ramalho, mestre dos pontos corridos.
Time base: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Elano e Ganso; Neymar, Keirrison e Maikon Leite.
Técnico: Muricy Ramalho
2010: 8º lugar

SÃO PAULO
Há muitos anos o São Paulo não adentrava um Brasileirão tão pouco favorito como em 2011. O que pode favorecer um elenco de inegável qualidade, mas ao qual ainda falta tranquilidade para buscar o título. Os resultados é que não favorecem. A derrota para o Santos no Paulistão terminou com a paz de um time que vinha crescendo. A eliminação para o Avaí na Copa do Brasil só piorou as coisas.
Time base: Rogério Ceni, Jean, Rhodolfo, Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Casemiro, Lucas e Marlos; Dagoberto e Luís Fabiano.
Técnico: Paulo César Carpegiani
2010: 9º lugar

VASCO
Após um começo de ano tenebroso, o Vasco vem se reerguendo nas mãos de Ricardo Gomes. Semifinalista da Copa do Brasil, tem um time organizado e pode fazer um bom Campeonato Brasileiro. O elenco, embora não seja um primor, parece o melhor dos últimos anos.
Time base: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Allan, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro.
Técnico: Ricardo Gomes
2010: 11º lugar

Comentários

Anônimo disse…
O Collaço, infelizmente, não faz parte do time base do Grêmio. O inominável camisa 6 é titular absoluto e continuará sendo, a não ser que a incompetente diretoria acerte alguma coisa e o mande embora.
Prestes disse…
Na parte do Grêmio o Vicente quis dar uma forcinha pra o Renato mesmo, sduhdsahuadshuahdus
Vicente Fonseca disse…
Hehehe.

Não quis discorrer sobre os motivos que fazem do Grêmio um time pior que o de 2010, por questão de espaço. Mas é óbvio que aí o Renato tem sua parcela de culpa.
Prestes disse…
Não, eu quis dizer que tu quis dar uma forcinha, ajudando o Renato na escalação do time-base, colocando o Collaço, uhsdahuasdadsuhahusd
Vicente Fonseca disse…
Ah, bom. dshsdhsdhsd

Na verdade, eu botei o Collaço não por opção minha, mas porque ele era o novo titular antes de se machucar. Não são necessariamente as escalações que vêm jogando, mas possíveis titulares também - Alex no Corinthians, por exemplo.
Vicente Fonseca disse…
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/05/comentaristas-apontam-cruzeiro-e-santos-como-favoritos-ao-titulo.html

Interessante chutômetro. Eis o meu:

1) Cruzeiro
2) Santos
3) Internacional
4) Fluminense
5) São Paulo
6) Grêmio
7) Flamengo
8) Coritiba
9) Atlético Mineiro
10) Vasco
11) Corinthians
12) Palmeiras
13) Ceará
14) Atlético Paranaense
15) Avaí
16) Botafogo
17) América Mineiro
18) Atlético Goianiense
19) Bahia
20) Figueirense
Lourenço disse…
Eu sou muito fã desses posts, para mim são a essência do blog (não que o blog vá viver só de posts como esses).
Vicente Fonseca disse…
Valeu, Lourenço. Confesso que me fascina fazer este tipo de trabalho.
samir disse…
Em breve este post estará na página 47 da Zero Hora.

As previsões deveriam ser feitas até agosto e, após, uma nova previsão. Com o fechamento da janela de transferência, os times são remontados, o que dificulta qquer previsão. A convocação do Mano para a Copa América tb deve desestruturar alguns times. O Santos, por exemplo, que é o favorito, perderá Ganso e Neymar. Ae ele se iguala aos demais.

O Corinthians está se reforçando bem. Se conseguir fazer desse amontoado de bons jogadores, um time, ganhará mta força.

Expectativa para ver como se comportam esses times de segunda linha, em especial o Coritiba.

E difícil apontar o Z-4. Se tivesse q palpitar hj, iria pelo nome e história, derrubando o Figueira, Atlético Goianense, América e, para n perder o costume de um grande cair, o Botafogo.
Zezinho disse…
É evidente que o campeão será o Grêmio.

Esqueceram que o Tricolor sempre é campeão brasileiro a cada 15 anos? 1981-1996-2011

***
Se for para um palpitazo:

G4

Cruzeiro
Santos
Coritiba
Corinthians

Sul-americana

Fluminense
Inter
Grêmio
Flamengo
Avaí
São Paulo
Vasco
Atlético/MG

Zona do limbo

Palmeiras
América/MG
Ceará
Atlético/GO

Z4

Atlético/PR
Botafogo
Figueirense
Bahia