Oţelul Galaţi a câştigat primul titul

Pois então, amigos/as. Está encerrada a temporada 2010-2011 da Liga I, nosso tão popular e sempre muito bem-quisto Romenão. Foi uma competição das mais sanguinolentas e desleais, como sempre, e acabou legando à Romênia (e ao mundo) um novo integrante no panteão dos campeões. Trata-se do Oţelul Galaţi, que empilhou um combo de oito jogos invictos na reta final (com direito a vitória de 2 a 1 sobre o vice Poli Timişoara) e conquista, pela primeira vez em quarenta e sete anos de história, o título máximo do fotbal romaniei.
.
O Oţelul é o clube dos metalúrgicos de Galaţi, a sétima cidade mais populosa da Romênia, com cerca de 290 mil habitantes. Fundado em 1964, o clube logo começou a ter bom desempenho nas séries intermediárias do calendário romeno, mas apenas na temporada de 1986-1987 conseguiu ingressar pela primeira vez na Divizia A, após triunfar na Liga II anterior. A partir daí, o clube tornou-se um intermediário no fotbal romaniei, mantendo-se quase sempre na turma de cima, mas sem alcançar resultados regionais dignos de nota. O melhor momento do Oţelul Galaţi tinha sido o vice na Cupa Romaniei de 2003-2004, quando foi derrotado na final pelo Dinamo Bucureşti por 2 a 0.
.
Nas competições internacionais, porém, os Oţelarii já tinham conseguido aprontar das suas. Em 1988, o clube estreou nas ligas europeias com uma impressionante vitória de 1 a 0 sobre os badaladíssimos italianos da Juventus, em partida válida pela Copa da UEFA. Foi vice-campeão da Balkans Cup de 1991-1992, quando caiu diante do Sarıyer Gençlik Kulübü, da Turquia. E a maior glória do Oţelul, pelo menos até agora, também era de monta internacional: o título da Intertoto de 2007, conquistado em cima do Trabzonspor. De qualquer modo, a Intertoto era um torneio meio questionável, no qual o clube entrava via inscrição e que resultava em até onze "campeões" por temporada. Além disso, era disputado no verão, período tradicional de recesso no futebol europeu, e tinha como principal objetivo manter as casas de apostas em atividade durante o período. Mas enfim, é um título continental, e pode ter certeza que o Oţelul Galaţi lembra dele com muito carinho...
.
Para forjar o grupo de gladiadores que acabou conquistando a Liga I, o clube de Galaţi resolveu unir a sabedoria da experiência com a sede de sangue própria da juventude. Como treinador, foi chamado Dorinel Munteanu, um dos atletas que mais vezes ostentou o glorioso manto da seleção romena e treinador de relativo sucesso em clubes como CFR Cluj e Universitatea Cluj. Treinando o Oţelul desde 2009, Munteanu foi construindo uma base sólida, investindo em jovens promessas e contrabalançando-as com a sempre importante vivência de jucatorii mais cascudos e experientes. Indo contra a tendência dos clubes do país, cada vez mais apoiados em estrangeiros, o Oţelul Galaţi tem um plantel eminentemente romeno, com apenas quatro atletas oriundos de fora do país. E foi por meio de uma campanha consistente, marcada por um ótimo desempenho dentro de casa, que os metalúrgicos foram galgando degraus até erguerem garbosos a taça máxima do fotbal mais encardido do planeta. O time que disputou a última partida no Romenão, vencendo o Astra Ploieşti fora de casa por 1 a 0, foi montado em um 3-5-2 e contou com Brăneţ; Sârghi, Râpă e Perendija; Filip, Neagu, Iorga, Ibeh e Ilie; Punoševac e Buş. Abaixo, os lances decisivos da vitória de 2 a 1 sobre o Poli Timişoara:
.
.
O Oţelul Galaţi chegou a enfrentar uma pequena controvérsia nos últimos dias, que poderia ter prejudicado até mesmo o título tão almejado, mas que felizmente não teve maiores consequências. Em fevereiro, o Pandurii Târgu Jiu foi punido com uma derrota por 3 a 0, em partida que seria disputada contra o Oţelul Galaţi, por ter falhado em cumprir algumas determinações da federação romena. O Pandurii recorreu e, caso a decisão fosse revista, os Oţelarii precisariam vencer o Astra na última rodada para garantirem o título. No fim das contas, tudo deu certo: a corte esportiva de Lausanne qualificou a petição do Pandurii como "inadmissível", manteve a decisão de dar vitória ao Oţelul e o próprio Oţelul Galaţi venceu na última rodada, não deixando qualquer margem possível para que se discuta a legitimidade de seu título.
.
Confira abaixo a classificação final do Romenão 2010-2011:
.
01. Oţelul Galaţi 70 (campeão, Liga Campionilor)
02. Poli Timişoara 66 (vice, qualificatórios da Liga Campionilor)
03. FC Vaslui 65 (Liga Europa)
04. Rapid Bucureşti 59 (Liga Europa)
05. Steaua Bucureşti 57 (Liga Europa)
06. Dinamo Bucureşti 56
07. Gaz Metan Mediaş 55
08. Universitatea Cluj 47
09. Târgu Mureş 45
10. CFR Cluj 45
11. Astra Ploieşti 45
12. FC Braşov 43
13. Pandurii Târgu Jiu 37
14. Gloria Bistriţa 35
15. Universitatea Craiova 30 (Liga II)
16. Victoria Brăneşti 25 (Liga II)
17. Unirea Urziceni 25 (Liga II)
18. Sportul Studenţesc 23 (Liga II)
.
Por hoje, ficamos por aqui. A foto da festa do título veio do site Adevarul.ro e o escudo eu tirei diretamente do site do Oţelul Galaţi. Na semana que vem, estaremos a uma rodada de definir os quatro clubes que, depois de longos períodos mordendo pescoços sem sangue na Liga II, terão o privilégio de tirar a barriga da miséria na opulenta primeira divisão romena. Certamente que você lerá aqui um relato aprofundado a respeito. Abraços, e até lá!

Comentários

Mic Joseph disse…
Campion folosind 3-5-2!

Suge mu sus, Wianeyscu!