Mais um sinal do renascimento

Estoyanoff põe Peñarol na semifinal, 24 anos depois
UNIVERSIDAD CATÓLICA 2 x 1 PEÑAROL
Virou lugar-comum nos últimos 25 ou 30 anos afirmar que o futebol uruguaio está em decadência. De fato, ver a Celeste campeã do mundo é uma realidade que há seis décadas não vivemos. Mas é inegável o crescimento charrua nas últimas temporadas - e o 4º lugar na Copa da África do Sul, em 2010, é apenas o principal dado que comprova esta recente melhora.

A última Libertadores vencida por um time cisplatino foi em 1988, com o Nacional. De 1990 a 2008 foram 20 anos onde nunca um uruguaio ficou entre os quatro melhores da América. Houve alguns bons momentos isolados: o Nacional eliminando o campeão do mundo Inter em 2007, o Peñarol finalista da Copa Conmebol de 1994. No entanto, é notório que equipes competitivas e com alguns bons valores individuais tem sido formadas por equipes do lado de cá do Rio da Prata. O Nacional semifinalista de 2009 duas décadas depois do surpreendente Danubio do final dos anos 80 abriu a porteira em termos de resultados, deixando mais evidente um processo que noto há pelo menos seis ou sete temporadas.

A desconfiança de quem teima em não enxergar o recente crescimento do futebol uruguaio é tanta que muitos tratavam a Universidad Católica como absolutamente favorita diante de um Peñarol que recém eliminara o atual campeão continental, e fora de casa. Talvez ignorem o fato de que os carboneros contem com o argentino Martinuccio, habilidosíssimo; o veloz e perigoso Mier pela meia esquerda; o matador Olivera pelo centro do ataque; e Corujo, Estoyanoff, Darío Rodríguez, entre outros.

No jogo de ontem, cabe destacar a fraca atuação de Guillermo Rodríguez, que permitiu o segundo gol chileno sem acossar o adversário antes do chute, além de cometer faltas bobas. Para as equipes que buscam um bom segundo volante (alô Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras...), Ormeño é uma ótima opção. Camisa 8 da Católica, tem grande vitalidade, bom passe e forte poder de marcação. Foi um dos destaques, ao lado de Pratto, jogador com físico de seleção de masters, mas que demonstrou ser bem mais que um concluidor eficiente: o passe dele para o primeiro gol chileno foi o de um homem de grande visão de jogo.

O Peñarol, portanto, eliminou uma boa equipe, equivalente à sua. Aliás, trata-se do único clube nesta Libertadores que enfrentou exclusivamente times fortes: LDU, Godoy Cruz, Independiente, Inter e Universidad Católica, todos já caíram, enquanto os aurinegros seguem firmes. Time mais testado, cascudo e tradicional seguramente não há entre os semifinalistas. O Vélez que se cuide.

CERRO PORTEÑO 1 x 0 JAGUARES
O Cerro Porteño chega pela sexta vez à semifinal da Libertadores - a última havia sido em 1999. Enfrentará o Santos, com quem já duelou na fase de grupos. Foram dois jogos equilibrados, o que prova que, embora o favoritismo seja paulista, será confronto duríssimo. A exemplo do Peixe, o Cerro não empolga: só neste mata-mata foram três empates em quatro jogos. O último com campanha parecida com esta foi a LDU em 2008. Saiu campeã.


SÉRIE B
Hoje começa a Segunda Divisão nacional, com Bragantino x ABC, Salgueiro x São Caetano e Goiás x Barueri. Para não dizer que fiquei em cima do muro, aposto na promoção de Portuguesa, Goiás, Sport e Ponte Preta para a elite em 2012.

Foto: AFP.

Comentários