Hora de quebrar a escrita

O Internacional nunca venceu o Santos na Vila Belmiro. Fato. Mas este tabu deve ter dia e hora para acabar: hoje, 21 de maio de 2011, a partir das 21:00, o novo horário do futebol. Não estou querendo dizer que a vitória colorada hoje na estreia do Brasileirão é um fato consumado, ou que os 90 minutos serão só de praxe. Mas, convenhamos, chance melhor de quebrar a escrita certamente não houve - nem haverá tão cedo.

Primeiro, porque o Inter vem embalado. Recém ganhou o Gauchão numa virada histórica sobre o Grêmio, no Olímpico, como há três décadas não acontecia. Além disso, o Colorado mira só o Campeonato Brasileiro no segundo semestre. Certo, há os dois jogos da Recopa contra o Independiente e mais uma excursão à Europa, mas a única competição relevante de fato, que exige em termos de calendário, é o Brasileirão. O qual não vem, diga-se, há 32 anos para o Beira-Rio. Os vermelhos vêm babando por este título, e começar com uma vitória fora de casa, contra um futuro adversário na briga pela ponta de cima, é fundamental. É bom que todos no elenco de Falcão saibam bem disso.

Mas e o Santos? Não mete medo algum. Prioriza a Libertadores, vem recheado de reservas desconhecidos. Não tem cabeça para pensar no Brasileiro e nem jogadores capazes de fazê-lo. Muricy Ramalho, por certo, conhece bem o caminho para recuperar o tempo perdido na sequência. Um começo menos intenso não é capaz de preocupá-lo.

É sempre bom lembrar que este Inter que entra em campo hoje pode até ser suficiente para vencer o time B do Peixe, mas ainda não está preparado para brigar por título. A equipe simplesmente não tem defesa. Renan comete uma falha grosseira por semana, Nei é insuficiente, Bolívar não vive uma de suas melhores fases e Índio, aos 36 anos, não é mais solução. No ataque, Leandro Damião seguidamente sofre com a falta de abastecimento. Vira-se sozinho, grande centroavante que é, mas o time ainda é muito tico-tico, toca muito e conclui pouco. Para vencer hoje e ganhar fora de casa num campeonato tão difícil, precisa ter bem mais efetividade. Algo como no Gre-Nal do último domingo. Convém lembrar, no entanto, que aquela foi uma partida de exceção. Não se enganem os que acham que o Inter de 2011 foi sempre o do domingo passado.

Rodada de sábado
Três dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil jogam às 18:30, antes de Santos x Inter. Ceará e Vasco se pegam em Fortaleza, e o Avaí visita o Flamengo. Os Atléticos mineiro e paranaense jogam em Sete Lagoas. Significa que os primeiros jogos do Brasileirão concentrarão muitos times desinteressados. O bom mesmo deve ficar para o domingo.

Série B
Começou ontem, com poucos gols. Rafael Tolói, que deve sair em breve, fez o único da partida entre Goiás x Barueri. De resto, dois empates em 1 a 1: Salgueiro x São Caetano, Bragantino x ABC. Neste sábado, destaques para Portuguesa x Náutico, Criciúma x Guarani e Vitória x Vila Nova.

Comentários