Uma chance para acertar o Grêmio

Sem Gílson e Bruno Collaço, lesionados, Renato Portaluppi terá de improvisar. Como mexer em Lúcio tem sido um problema, devido à sua contribuição no meio-campo, Neuton é o nome da vez para ocupar a lateral esquerda, hoje à tardinha, contra o Cruzeiro. Uma mexida que pode resolver boa parte dos problemas do Grêmio.

Não que Neuton seja um jogador diferenciado. É um bom projeto de zagueiro, que já quebrou bem o galho como lateral. Mas, justamente por ser zagueiro, ele fica mais contido. Automaticamente, Gabriel atuará mais liberado. Já será o primeiro passo para que deixe de ser o discreto jogador de 2011 e volte a ser a excelente opção de ataque de 2010. Como Leandro cai bastante pela direita, o Grêmio pode voltar, finalmente, a utilizar aquele lado do campo - algo que nunca mais se viu desde a saída repentina de Jonas, exceto por momentos do próprio Leandro.

Sem um apoiador pelo lado esquerdo, o time deixará de ficar torto. Se não terá a companhia de Gílson ou Bruno Collaço, Lúcio poderá jogar com Douglas. O camisa 10 atua centralizado, é verdade, mas é canhoto. Não deixará o motorzinho do time sozinho naquele canto da cancha. Ou, talvez, Renato possa pedir para que Leandro se movimente intensamente. Quando o time estiver atacando pela esquerda, cai pelo lado de Lúcio; quando estiver pela direita, trama com Gabriel. São variantes possíveis.

De todo modo, é bom que os gremistas torçam para que esta formação dê certo. Porque Gílson, já vimos repetidas vezes, é insuficiente. Com Neuton, além de uma possibilidade de reequilibrar os avanços entre direita e esquerda, o time ganha um bom marcador pelo lado canhoto e, além disso, deixará de ter um apoiador insuficiente por ali. Esta segurança defensiva adicional ainda ganha um bônus: mais um jogador alto e cabeceador dentro da área. Para uma zaga que tem vazado demais por cima, é um alento.

É bom lembrar que em 2010 o esquema com Lúcio no meio foi achado quase que ao acaso, devido aos vários desfalques que Renato teve para montar o time no jogo contra o São Paulo - vitória por 4 a 2. Quem sabe não vem mais uma doce coincidência?

A semifinal
O Cruzeiro é um adversário que merece o máximo de atenção e respeito. Deu trabalho para o Grêmio na semifinal da Taça Piratini e o venceu dentro do Olímpico na abertura da atual Farroupilha. Se conseguir uma boa vitória hoje, o Tricolor vai embalado para o confronto de terça, contra a Universidad Católica, pois é partida bem difícil.

Decisões
Fim de semana de clássicos pelo Brasil. Fla-Flu no Rio, América x Atlético em Minas, Ba-Vi em Salvador, Figueirense x Avaí em Floripa, Atle-Tiba no Paraná, Goiás x Vila Nova no Serra Dourada. Na Europa, o Borussia Dortmund pode se sagrar campeão alemão, nove anos depois. Precisa vencer o lanterna Borussia Mönchengladbach e torcer para que o Bayer Leverkusen não derrote o Hoffenheim.

Análises táticas
É com muita satisfação que informo que retornamos com as análises táticas. Vai ali no menu superior e confere!

Comentários

Zezinho disse…
Os argumentos para o ingresso do Neuton, e consequente melhora no rendimento da equipe, são bem claros, sobretudo no que tange à bola aérea.

No entanto, tem que ser algo emergencial, não uma solução definitiva.

Para mim, Neuton e Mário são zagueiros e deverão se firmar como zaguueiros.

'Ah, mas eles saem demais pro jogo'. Um zagueiro com qualidade técnica é que é diferente dos demais. Um zagueiro que saiba sair jogando, como Hugo de León, ou que suba ao ataque e faça gols, caso de Luís Pereira
Vicente Fonseca disse…
Eu acho que o Neuton é uma solução emergencial até que o Bruno Collaço volte ou outro lateral esquerdo confiável venha. Gosto dele como zagueiro.

No entanto, no caso do Mário Fernandes, prefiro como lateral. Para mim, 90% de suas boas atuações até hoje foram pelo lado, não pelo centro da defesa.
Lourenço disse…
Eu concordo com o Zezinho. Mário é muito bom lateral e, talvez, precise corrigir algumas coisas antes de ser zagueiro. Porém, assim o fazendo, pode-se tornar um zagueiro de exceção. Como lateral, será bom, mas não mais que isso.
Vicente Fonseca disse…
Não sou daqueles que acha que todo volante ou lateral que saiba acertar passes e bater de fora da área precise ser meia. Mas vejo o futebol do Mário muito mais bem utilizado e aproveitado com liberdade para ele atacar, e isso ele poderá fazer mais como lateral que como zagueiro. Mas enquanto ele não se firmar em algum dos dois lugares a discussão será eterna.
Chico disse…
Acredito que o Tricolor tinha que jogar com o time reserva hoje, pois tem um grupo muito reduzido.

Parabéns pela volta da análise tática. Pena que não existe mais o blog preleção.
Vicente Fonseca disse…
Chico, o Cecconi, que escrevia o Preleção, tá com um blog semelhante no Globo Esporte, denominado Tabuleiro. Tá num dos links aqui do Carta, no menu "Futebol Agora".

VdP: DORIL. Juro pra vocês.