Oito semanas de loucura na América

Terminada a fase de grupos, é hora de projetar os mata-matas, com o desenho da Libertadores definido. O Brasil, como tem cinco representantes entre os 16 melhores, possivelmente terá um cruzamento forçado na semifinal. Antes disso, porém, dois confrontos sensacionais nacionais podem ocorrer nas quartas de final: Cruzeiro x Santos e o maior Gre-Nal de todos os tempos.

Abaixo, as projeções. Os possíveis adversários nas fases seguintes não estão levando em conta cruzamentos forçados entre clubes de mesmo país nas fases mais agudas da competição. Notem a quantidade imensa de jogaços e partidas sem qualquer favoritismo. E, gaúchos, vejam o complicadíssimo caminho que nossos times terão daqui para a frente, em qualquer fase de mata-mata. Até mesmo nas oitavas: Peñarol e Universidad Católica têm chances bastante razoáveis de evitar o Gre-Nal que é dado como certo pelos mais festeiros.

CRUZEIRO X ONCE CALDAS: teoricamente o confronto mais desparelho, mas só na teoria. Embora o Cruzeiro seja disparado o melhor time da Libertadores até agora, os colombianos são tinhosos. Foram os únicos que conseguiram não perder para o Libertad, segundo melhor time da primeira fase. Rei dos empates (quatro em seis jogos), o time de Rentería é capaz de proporcionar um duelo complicado para os mineiros, que ainda assim devem ser vistos como favoritos - mas nunca como vencedores antecipadamente. Quartas: América/MEX ou Santos. Semifinais: Atlético Júnior, Jaguares, Cerro Porteño ou Estudiantes.

AMÉRICA/MEX X SANTOS: jogo parelho e complicado, ocorrido em duas quartas de final recentemente (em 2007 deu Santos, no ano seguinte, América). O Santos tem a chance de abrir vantagem no Pacaembu - fora de casa, os mexicanos levaram 6 gols em 3 jogos. Porém, as fragilidades defensivas do time da Vila podem ser um complicador. Os paulistas são melhores, mas é difícil falar em favoritismo. Quartas: Cruzeiro ou Once Caldas. Semifinais: Atlético Júnior, Jaguares, Cerro Porteño ou Estudiantes.

ATLÉTICO JÚNIOR X JAGUARES: o tira-teima de dois adversários da Dupla Gre-Nal é o jogo tecnicamente mais fraco das oitavas. O Atlético Júnior é melhor time. Se não voltar do México com uma derrota significativa, deve fazer valer o mando de campo em Barranquilla e passar de fase. Quartas: Cerro Porteño ou Estudiantes. Semifinais: Cruzeiro, Once Caldas, América/MEX ou Santos.

CERRO PORTEÑO X ESTUDIANTES: outro jogo sem favoritismo. O Estudiantes é um pouco superior, mas fez uma primeira fase problemática, onde bateu os fracos e apanhou do Cruzeiro. O Cerro começou muito bem, caiu de rendimento, mas se classificou de forma heroica, ganhando força. Quartas: Atlético Júnior ou Jaguares. Semifinais: Cruzeiro, Once Caldas, América/MEX ou Santos.

LIBERTAD X FLUMINENSE: promete ser um confronto espetacular. O time paraguaio, come-quieto, sobrou num grupo fraquíssimo. O Flu, por outro lado, viveu o extremo oposto: sofreu num grupo complicadíssimo. Mais experimentados, os cariocas têm maior qualidade técnica e levam um leve favoritismo. Mas tão leve que nem a balança conseguiu pegar. Notem agora o caminho espinhoso que o classificado daqui terá pela frente. Quartas: LDU ou Vélez Sarsfield. Semifinais: Internacional, Peñarol, Universidad Católica ou Grêmio.

LDU X VÉLEZ SARSFIELD: a chance do Vélez é fazer o resultado em casa - algo que conseguiu só contra o Caracas (3 a 0) de forma efetiva. Levar boa vantagem para a altitude de Quito enervará os equatorianos e evitará uma goleada ao natural. A LDU parece mais consistente neste momento, mas já viveu dias melhores também. Quartas: Libertad ou Fluminense. Semifinais: Internacional, Peñarol, Universidad Católica ou Grêmio.

INTERNACIONAL X PEÑAROL: a probabilidade maior de adversário colorado era o conhecido Jaguares. Mas deu Peñarol, osso bem mais duro de roer. Os uruguaios costumam vencer em Montevidéu, e raramente sofrem gols lá. Têm menos qualidade que o Inter, mas, abrindo uma vantagem sem sofrer gol no Uruguai, podem vir ao Beira-Rio segurar o resultado na matreirice. Jogo complicado, no primeiro teste real para os vermelhos em 2011. Quartas: Universidad Católica ou Grêmio. Semifinais: Libertad, Fluminense, LDU ou Vélez Sarsfield.

UNIVERSIDAD CATÓLICA X GRÊMIO: para um time inseguro como o Grêmio, iniciar o mata-mata no Olímpico pode ser interessante. Entrando num espírito de decisão, o time de Renato tem condições de abrir uma vantagem importante para decidir no Chile. Mas atenção: a Católica tem duas vitórias e um empate atuando como visitante na Libertadores. O Grêmio é melhor e tem mais história, mas está longe de ser o favorito. Quartas: Internacional ou Peñarol. Semifinais: Libertad, Fluminense, LDU ou Vélez Sarsfield.

Comentários

luís felipe disse…
alguém viu a Católica jogar? Eu confesso que não vi. É líder do chileno.

O Peñarol eu vi, e me parece um time fraco com uma defesa razoável, e um atacante rápido (Cristian Palacios). O Inter organizado ganha - não o Inter que enfrentou o Emelec.
Vicente Fonseca disse…
Eu vi a Católica no segundo jogo contra o Vélez, 0 a 0. Pouca coisa, mas me pareceu consistente.

O Peñarol eu vi mais. Achei o time muito bem nos 3 a 1 sobre o Godoy Cruz, mas também irregular - levou duas goleadas. O Inter é melhor, mas mata-mata é outra história (e amanhã vocês verão que isso é verdade).
arakdum disse…
eu vi todos os times da libertadores... não todos os jogos obvio, mas a maioria times muito ruins.
Penharol, pode complicar pelo fator local, centenario lotado e o inter tropeçar nas proprias pernas.
u. Catolica, time rapido com bom toque de bola, mas carente pelo lado esquerdo. Assim como inter, o gremio pode se complicar por ele mesmo