Duas chances para o bi

Grêmio está a uma vitória do bicampeonato gaúcho
CRUZEIRO/RS 2 x 3 GRÊMIO
O Grêmio está a 90 minutos de conquistar o Gauchão. Pela vantagem de ter conquistado o primeiro turno, terá duas chances para sagrar-se campeão. Caso não consiga domingo que vem, terá nova possibilidade quando disputar as duas finais. O ideal, claro, seria definir a situação no próximo final de semana, não só por uma questão de afirmação do time, mas principalmente para afrouxar um pouco o apertado calendário que prevê maio.

O jogo com o Cruzeiro foi bastante irregular, como tem sido o Grêmio de 2011. Houve bons e maus momentos, virtudes e problemas, boas e más notícias. Renato Portaluppi surpreendeu pela cautela. Escalou o time com robustez defensiva: três volantes, Lúcio na lateral e Douglas como único meia. Nada de Neuton, como se previa. Como Willian Magrão está inscrito na Libertadores e até marcou um gol hoje, e Adilson teve ótima atuação, é bem provável que esta formação comece a partida de terça, contra a Universidad Católica. Neuton, aliás, deve ser lateral contra os chilenos, já que Lúcio, a exemplo de Victor, não deve fardar.

O primeiro tempo lembrou os recentes pobres jogos da equipe. Alguma imaginação só era vista quando Douglas, grande atuação, pegava na bola. Os três volantes, porém, deram maior estabilidade ao sistema defensivo. O grande problema, visto claramente no segundo tempo, é a bola aérea defensiva. Já na etapa inicial, nas poucas chances que teve o Cruzeiro, era possível perceber a dificuldade da defesa em afastar a bola em cabeceios.

Com o belo gol de Leandro, em passe inteligente de Borges (outro bom nome da partida), o Grêmio se soltou e cresceu, terminando o primeiro tempo com o domínio das ações. O empate cruzeirista veio logo de cara, 1 minuto do segundo tempo, em falha conjunta de Rafael Marques e Marcelo Grohe. Mas o Tricolor teve persistência, buscou o 2 a 1, e depois o 3 a 2, após nova falha da zaga na bola por cima. Além da persistência, é preciso elogiar a postura da equipe no segundo tempo. Foram bons 45 minutos do Grêmio, ocupando o campo adversário, pressionando saída de bola e dominando o jogo. Não fosse a fragilidade aérea da zaga e o placar teria sido mais dilatado.

Carlos Alberto entrou bem no jogo. Embora o excesso de vontade, prendeu bem a bola e catimbou bastante. O que não se compreendeu foi o substituído. Borges fazia boa partida. Precisando vencer, Renato abriu mão de seu artilheiro e deixou o ataque sem referência. Se pensarmos no argumento da semana passada, quando tirou Leandro do time porque pensava nos pênaltis, a mudança fica mais incompreensível ainda. Seja como for, deu certo.

Era uma vitória necessária, e ela veio. Contra o bom time do Cruzeiro, o Grêmio teve uma atuação bastante aceitável do ponto de vista tático e técnico. Sem Lúcio ou qualquer outro lateral esquerdo, a tendência é que Renato mantenha a formação com Rochemback, Adilson e Magrão no meio. O mano a mano com a zaga deixou de existir no Passo d'Areia muito em função disso. Caso o treinador esteja encontrando com esta formação uma solução para rearrumar um modo de jogar desgastado, o Olímpico tenderá a viver dias de um pouco menos de desconfiança. E quem sabe até com uma taça no armário, em muito breve.

De volta aos bons Juve-Nais
Desde os 8 a 1 da final de 2008 não vivíamos um Juve-Nal de grande expectativa como o desta tarde. A tendência é que o Internacional enfrente ainda mais dificuldades que o Grêmio ontem. Porque, ao contrário da partida do Passo d'Areia, haverá fator local contrário. As chances de decidir a Taça Farroupilha e evitar o bicampeonato gremista estão divididas entre colorados e papos mais ou menos em 50% a 50%.

Para os gremistas, três situações são possíveis. A primeira é enfrentar o Juventude no Alfredo Jaconi. Não há hipótese de um confronto na semana que vem com o time caxiense em Porto Alegre. A segunda é um Gre-Nal no Beira-Rio, o que se confirmará com vitória colorada no tempo normal. A terceira é um clássico no Olímpico. Para tanto, é necessário que o Inter vença o Ju nos pênaltis. Só com esta combinação a decisão da Taça Farroupilha será na cancha tricolor.

Aliás, polêmica marcada da semana que vem, caso haja Gre-Nal: jogo sábado ou domingo? O Grêmio, que joga terça da outra semana no Chile pela Libertadores, só aceita atuar sábado. O Inter, que jogará na quinta desta semana contra o Peñarol, certamente baterá pé par atuar no domingo.

Paulista
Santos e Corinthians venceram Ponte Preta (1 a 0) e Oeste (2 a 1) e estão nas semifinais do Paulista. No Rio, o Vasco fez 1 a 0 no Olaria e decidirá a Taça Rio contra o vencedor do Fla-Flu. E o Paraná foi rebaixado no Paranaense. Maior fracasso do clube em seus 22 anos de fundação.

Foto: Wesley Santos/Press Digital.

Comentários

Chico disse…
Infelizmente o que eu temia aconteceu, perdemos dois jogadores importantíssimos para terça.

A defesa continua falhando. Muito preocupante.

Leandro e Magrão foram os destaques da classificação Tricolor.
Lique disse…
fiquei bastante constrangido com a entrada do carlos alberto. é um dos piores jogadores que já vi fardar a camisa do grêmio e não digo isso apenas pelo futebol demonstrado e sim pela atitude. um cara entrar a duzentos por hora no jogo, cavar faltas de tudo que é jeito, brigar com os jogadores dos dois times, discutir com o técnico que acabou de colocá-lo em campo, nunca tinha visto um sujeito tão desequilibrado e desesperado numa partida. ainda bem que não teve pênalti, senão ele teria brigado até com a mãe dele pra bater.

victor estaria fora das oitavas da libertadores e dos possíveis grenais. lúcio pode estar fora de alguns jogos, também. a defesa falhou demais e o grêmio perdeu seus notócios dois melhores jogadores. só faltou o rock'em'back. só más notícias desse jogo de ontem, exceto atuações de leandro e william magrão.

estou bastante pessimista para o mês que vem inteiro.
Igor Natusch disse…
Concordo com a análise do Lique sobre Carlos Alberto. Para mim, vê-lo entrar em campo do modo que fez ontem é meio constrangedor até.
Vicente Fonseca disse…
Ele entrou numa rotação perigosamente absurda, mas acho que, ontem, teve sua utilidade. Pena que é desequilibrado. Por pouco não acertou uma cotovelada no cara do Cruzeiro e foi expulso.
Zezinho disse…
Só eu consigo imaginar o Cazalbé acelerando seu carro a 140 km/h e sendo parado numa blitz pelo guarda Leó Lima?
Vicente Fonseca disse…
HJLKKDFSJKFSDHDKJFDSLKDSF
Zezinho tirou o pensamento dos meus neurônios. Pensei ontem que o Cazalbé é o novo Léo Lima. Com o defeito de que o primeiro tem twitter e só fala bobagens por lá.
Igor Natusch disse…
Depois do comentário do Zezinho, me APOSENTEI. Adeus.