Mais um brasileiro a perigo

Neymar fez gol, mas não impediu a derrota do Santos
O Santos não está tão comprometido quanto o Fluminense, mas a situação já pode ser considerada preocupante. A derrota de 3 a 2 para o Colo Colo revelou fragilidades defensivas evidentes no Peixe, as quais não foram compensadas com a habitual genialidade na frente - embora Ganso e Neymar tenham feito boa partida.

Mais preocupante que os problemas do próprio Santos, porém, foi o futebol demonstrado pelo Colo Colo, time que começa a tornar-se favorito para ser o líder do grupo. Miralles e Paredes formam uma das melhores duplas de ataque da Libertadores. O meio tem toque de bola envolvente e a defesa, embora os frangos de Castillo, conseguiu impedir, na medida do possível, que o time de Martelotte se criasse. Com 6 pontos e dois jogos por fazer em casa, o Cacique já abre 4 pontos para o Santos. Pode até perder na Vila, mas ainda terá Cerro Porteño e Deportivo Táchira no caldeirão de Santiago. E seguirá à frente do time paulista mesmo com derrota.

O Santos, por sua vez, fica nos 2 pontos. Ainda tem dois jogos em casa, mas terá o enfrentamento com o Cerro Porteño, adversário mais ferrenho pela segunda colocação neste momento, em Assunção. Ou seja: pega o Colo Colo em casa, mas seguirá atrás dele caso vença; pega o Cerro, que está ainda alcançável, fora de casa.

Em suma: quem perder pontos para o Deportivo Táchira se comprometerá. E um aviso a Inter, Atlético Júnior e Cruzeiro: terminar a fase inicial na liderança geral pode significar pegar o Santos de cara nas oitavas de final.

Copiar o rival
O León de Huánuco não parece tão frágil quanto o Jorge Wilstermann, mas a atitude do Grêmio deve ser a mesma do Inter: chegar e ganhar o jogo, mesmo fora de casa, encaminhando a classificação. Será o primeiro teste do 4-5-1 de Renato, com Lúcio, Douglas e Carlos Alberto, desta vez liberado para atacar. Será também a oportunidade para Fernando mostrar seu futebol que impressionou na seleção sub-20.

Uma vitória seria importantíssima para praticamente definir a classificação, matar o León (sem trocadilhos) e assumir a ponta provisória do Grêmio, botando um calor no Atlético Júnior, que joga às 23:45 em casa contra o fraco Oriente Petrolero (deve vencer). Perdendo pontos no Peru, nem que ganhe dos colombianos no Olímpico o Tricolor fica ao alcance da liderança. É um entardecer que pode ser definitivo, portanto.

Em tempo:

- O Cruzeiro, até aqui, é de longe o melhor time da Libertadores. Em 3 jogos na Arena do Jacaré, fez 15 gols. Os 6 a 1 sobre o Tolima desautorizam a eliminação corintiana na fase preliminar por completo. Num grupo difícil, o time de Cuca sobra. Resta saber se manterá este ritmo até o fim. É difícil.

Foto: AFP.

Comentários

Sancho disse…
O Cruzeiro sai para fazer dois jogos fora. Mesmo que vença em Assunção, pode terminar em segundo no grupo se perder para o Estudiantes se os platenses ganharem todos os seus jogos (Guaraní, c/f; Tolima, f; Cruzeiro, c).
Chico disse…
Miralles e Paredes acabaram como Santos.