Tirar um ponto em quatro rodadas

André Lima marcou mais um gol pelo Grêmio em Goiânia

A maldição do Serra Dourada já era. Em 2010, o Grêmio jogou lá três vezes e não perdeu. Fez como no São Caetano, em 2006: às vésperas de cair, tirou a touca e venceu por 2 a 0 no ABC, encaminhando seu rebaixamento.

Acompanhei pelo rádio, pois trabalhei para a Gazeta no jogo do Inter, mas dá para tirar uma boa noção das ações. Parece que os méritos se repetiram: Gabriel só não é o melhor lateral direito do campeonato porque não podemos esquecer os méritos de Mariano, mas tem, quem sabe, superado até mesmo Anderson Lima, último ídolo da camisa 2 tricolor. Douglas mostrou sua inequívoca qualidade com um passe que encaminhou o gol de André Lima (centroavante dos bons, fez dois, apesar de um só ter valido) e praticamente fazendo metade do de Diego Clementino, o Inzaghi gremista, o Reinaldo de 2010.

A tarefa do Grêmio neste final de campeonato é a seguinte: tirar um ponto do Botafogo nos próximos quatro jogos. Assim, o alvinegro carioca chegaria ao Olímpico alcançável na última rodada, e bastaria vencê-lo, o que não é fácil, para buscar o G-4. Não há outra alternativa. Dificilmente o time de Renato chegará para esta partida podendo apenas empatar. Portanto, precisa chegar vivo. Claro que secar o São Paulo faz parte do plano. O time de Carpegiani cresce tanto quanto o Grêmio, mas ainda pega Corinthians e Fluminense. Tem tabela muito mais complicada que a do Botafogo e do Grêmio e, por isso, fica um pouquinho para trás na disputa. Mas só um pouquinho.

O Goiás, por sua vez, assinou os papéis e ganhou o habite-se na Série B. Só falta o caminhão de mudanças. Fica cinco pontos atrás do 16º lugar, faltando cinco jogos. Rafael Moura fala em podridão. Nem mesmo o criterioso e promissor técnico Jorginho vai conseguir salvar o esmeraldino da queda, 11 anos depois de ter voltado à elite.

Uberlândia: com estádio dividido, o São Paulo (7º, 50) foi melhor que o Cruzeiro (3º, 57) o tempo todo e mereceu a vitória. Destaque para Lucas, sem dúvida um jogador de futuro brilhante, autor do golaço que abriu a vitória. Mesmo que o segundo gol tenha surgido de um completo absurdo (o árbitro deu pênalti em jogada simulada de Ricardo Oliveira, e que ocorreu fora da área), o tricolor paulista mereceu o resultado. E junta-se a Botafogo e Grêmio na briga pela Libertadores.

Rio de Janeiro: diante de 20 mil torcedores, o Botafogo (4º, 54) encaminhou sua vaga na Libertadores e até mesmo não pode ser descartado para título (embora a distância de quatro pontos para o Flu, sua tabela é fácil). Mesmo assim, as chances de Grêmio e São Paulo não podem ser desprezados. Os 3 a 2 sobre o Atlético/GO (15º, 36) mantêm o Dragão a perigo.

São Paulo: o goleiro Zé Carlos, do Avaí (18º, 33), falhou em pelo menos dois gols. No primeiro, isso ficou evidente: um chute longo de Bruno César, bom, mas não perfeito, mostrou um arqueiro com o braço curto de João Gabriel e o malabarismo de Fernando Henrique. O Corinthians (2º, 57) agradece: sobe na tabela e volta a encostar no Flu. 25 mil o público. Ah, dois gols de Ronaldo.

Santos: menos de 5 mil pessoas viram mais uma partida decepcionante do Santos (5º, 50), que, como o Inter, larga de mão o campeonato nesta rodada. O 1 a 1 manteve o Vitória (14º, 38) fora da zona de perigo, mas ainda alcançável pelo Galo na rodada que vem.

Fortaleza: quarto maior público do campeonato, 51 mil torcedores no Castelão. Esse foi o grande destaque de um Ceará (11º, 44) x Flamengo (13º, 40) que pouco tinha a oferecer em termos de tabela, tranquilos que estão. O 2 a 2 mostrou um golaço de Magno Alves e falhas bisonhas dos dois goleiros, Michel Alves e Marcelo Lomba.

Campinas: o quadro da dor. Jogo fraco, estádio vazio (6 mil) e 0 a 0 para os ameaçados Guarani (16º, 36) e Atlético/MG (17º, 35), que um dia, lá longe, já foram campeões brasileiros. Quem se lembra dessa época?

Sul-Americana
Só empates nos jogos de ida das quartas de final. Semana passada tivemos Atlético/MG 1 x 1 Palmeiras e Goiás 2 x 2 Avaí. Na terça, Newell’s 0 x 0 LDU. E ontem, Tolima 2 x 2 Independiente. Tudo indefinido para a volta, embora Palmeiras, Avaí e Independiente estejam razoavelmente encaminhados. Entre leprosos e equatorianos, a briga é ainda mais feia. É o jogo a se acompanhar, caso tenhamos de escolher um dos quatro.

Liga dos Campeões
Avisei ontem, via Twitter, que Inzaghi mudaria o jogo. Não deu outra. Mas o Milan, bem pior, entregou a vitória para o Real Madrid no fim. Um belo 2 a 2.

Em tempo:
- Renato faz bem em pedir a união do clube. Não vejo a futura direção abrir muito a boca sobre o ano que vem, mas tão somente informações que vazam a respeito disso. Talvez só a polêmica causada pelo Twitter por Vicente Martins semana passada, mas nada grave. Resta saber se as declarações fortes de Renato não complicam sua permanência para o ano que vem, se foram mesmo endereçadas a Odone e seus colegas.

Foto: Uéslei Marcelino/Agif/Gazeta Press.

Comentários

Sancho disse…
Basta tirar UM ponto no TOTAL das próximas quatro rodadas, Fonseca. Chegando na última partida três pontos atrás, com uma vitória, ultrapassa pelos critérios.

Abraço.
Vicente Fonseca disse…
Foi isso que eu disse (ou quis dizer), Sancho. Ou não?
Sancho disse…
Estou louco. Não sei onde li um ponto por rodada. E isso que li o texto mais de uma vez. Só agora, imediatamente depoisdo comentário, é que percebi que tu estás certo. Estou louco...

---

No fundo, temos que somar 65 pontos e esquecer o resto. Depois de vencermos o Botafogo, na nossa sexta conquista consecutiva, a gente vê o que conseguiu...
Vicente Fonseca disse…
hsdhssdh

Também acho que o negócio é ir jogo a jogo e esquecer o resto. Se ficar pensando em Botafogo e São Paulo, perde o foco.
Chico disse…
A indispensável vitória de ontem deixa o Tricolor vivo na peleja pela Copa; porém, não vai ser nada fácil.

Maldito legado de Silas!

Clementino neles!
Chico disse…
Não tenho dúvidas, Inzahi é muito melhor que ronaldinho.

Inzaghi e Gatuzzo foram os fiadores do empate do Milan.
Sancho disse…
Essa do Cruzeiro jogar contra o São Paulo em Uberlândia foi sensacional. Acho que o Corinthians deveria reclamar igual tratamento, e o Fluminense questionar porque não jogaram em Juiz de Fora...

Me espanta terem ficados surpresos com a quantidade de são-paulinos no estádio!
Vicente Fonseca disse…
Tenho um amigo (acho que de muitos aqui, o MINEIRO), que é de Uberaba, ali pertinho, e é são-paulino. É como o Grêmio escolher Floripa para jogar contra o Flamengo. Meio a meio, no mínimo.
samir disse…
Gostei mto da declaração do Renato, pós-jogo, afirmando que todos calariam a boca, pelo bem do Grêmio. Mas gostei, como torcedor. Não sei se isso não atinge demais o ego dos dirigentes. Talvez pudesse dizer aquilo de forma mais contida.
Vicente Fonseca disse…
O Vicente acaba de dizer que pretende mantê-lo para 2011, embora discorde da declaração. Que se acertem, pelo bem do Grêmio.
samir disse…
O Vicente não seria louco de não mantê-lo por isso, mas convenhamos, mexe com as relações entre treinador e direção de futebol, conflitos entre essas áreas nunca é bom para o clube.
Vicente Fonseca disse…
E com torcida. Demitir Renato é entrar com 90% de impopularidade. Certa interativa hoje (não sei onde, e nem sempre é método confiável, mas serve de parâmetro) deu 93% de apoio ao Renato nessa discussão.