O fim de mais uma Série B

Euller pode subir com o América/MG, que caiu em 2001

A Série B encerra hoje à tarde mais uma temporada de extremo equilíbrio. No entanto, como tem sido praxe desde que se adotou a fórmula de pontos corridos, a maioria dos times chega a esta última rodada sem ter o que fazer. Ontem mesmo, quatro delas encerraram o ano de 2010. Temos já definido quem é o campeão e outros dois promovidos, além de dois dos rebaixados. Duas equipes disputam a quarta vaga à Série A, bem como quatro clubes tenta fugir das duas passagens para a Terceira Divisão. São seis dos 20 clubes que estão envolvidos. Se contarmos a disputa pelo vice-campeonato, oito. É muito pouco.

BRIGA PARA SUBIR
Ponte Preta (14º, 47) x América/MG (4º, 62): Euller, um dos mais honrados atacantes do futebol brasileiro nas últimas décadas, chegou ao Coelho para colocar o time de volta à elite do futebol mineiro e nacional, quando este se encontrava na Série C. Hoje, é dia de ter sua recompensa. O América, de Independência reformado, se moderniza. Merece o acesso. A Ponte não deve ser páreo. Começou muito bem o campeonato e disputou as primeiras posições até outubro, mas despencou.

Sport (6º, 56) x Portuguesa (5º, 59): deveria ser luta direta pela quarta vaga, mas os tropeços do Leão da Ilha nos últimos jogos o eliminaram. A Lusa precisa ganhar e torcer por derrota do América/MG.

BRIGA PARA NÃO CAIR
Coritiba (1º, 71) x Guaratinguetá (15º, 44): tarefa difícil para o Guaratinguetá, futuro Americana: no mínimo empatar com o campeão, fora de casa. Perdendo, a equipe paulista será necessariamente ultrapassada por Brasiliense ou América/RN, e precisa torcer pela vitória do São Caetano contra o Vila Nova, o que é improvável. Embora esteja à frente de todos os concorrentes, está em situação delicadíssima.

Vila Nova (16º, 43) x São Caetano (9º, 52): o Vila deve permanecer. Fez um turno horroroso, se recuperou, dava a impressão de que terminaria no bloco intermediário, mas caiu de produção nos últimos jogos. No entanto, deve ter o Serra Dourada lotado a seu lado, contra um time desinteressado.

América/RN (19º, 41) x Brasiliense (18º, 43): o jogo mais dramático de toda a Série B. O América/RN só escapa ganhando, mas precisa que Vila Nova ou Guaratinguetá percam. Um empate pode rebaixar ambos: necessariamente cairia o time potiguar, enquanto o Jacaré só escaparia em caso de derrota de Vila Nova ou Guaratinguetá. Vencendo, o Brasiliense só cai se tanto Vila como Guará também vencerem.

AMISTOSOS DE LUXO
Bragantino (11º, 50) x Bahia (2º, 65): vencendo, o Bahia é vice-campeão. Empatando, torce por no máximo empate do Figueirense contra o Paraná. Perdendo, só derrota dos catarinenses serve.

Figueirense (3º, 64) x Paraná (7º, 53): os catarinenses precisam vencer e torcer para que o Bahia não vença para ficarem com o vice. Lembrando: se Bahia e Figueirense perderem, o América é o vice, caso vença a Ponte Preta.

Ipatinga (20º, 40) x Icasa (13º, 48): vale a não-lanterna para o time mineiro. Conseguirá vencendo ou até empatando, desde que o América/RN perca.

Foto: Globo Esporte.

Comentários