55% interessante

11 das 20 equipes estão envolvidas em algum tipo de disputa na última rodada. Quase metade das equipes cumprirá tabela. Dos campeonatos por pontos corridos com 20 clubes, é o menor índice desde a primeira edição, em 2006, quando apenas um terço dos participantes levava à semana final algum tipo de interesse.

2010: 11/20 (55,0%)
2009: 13/20 (65,0%)
2008: 12/20 (60,0%)
2007: 12/20 (60,0%)
2006: 7/20 (35,0%)

A última rodada terá duas decisões diretas: Grêmio x Botafogo e Atlético/GO x Vitória. Outros sete jogos interessam a um dos clubes, mas não a outro: Fluminense x Guarani, Goiás x Corinthians, Flamengo x Cruzeiro, Atlético/PR x Avaí, Santos x Flamengo, São Paulo x Atlético/MG e Vasco x Ceará. Um é amistoso: o antecipado Prudente x Internacional.

Todo mundo já fez suas contas para a rodada final do Campeonato Brasileiro. Faço aqui o serviço: imprimam o post, aqueles que forem ao estádio, e torçam tranquilos!

TÍTULO: 3 candidatos, 1 vaga
Os três candidatos chegam à última rodada enfrentando equipes desinteressadas: dois rebaixados e um garantido na Sul-Americana. Dificilmente haverá zebras. Fluminense parece muito bem encaminhado.

Fluminense (1º, 68): recebe o Guarani (18º, 37). Ganhando, é campeão. Empatando, precisa que o Corinthians não vença o Goiás e que o Cruzeiro não vença. Perdendo, precisa de derrota do Corinthians e que o Cruzeiro não derrote o Palmeiras. Quase lá.

Corinthians (2º, 67): visita o Goiás (19º, 32). Ganhando, precisa de empate ou derrota do Fluminense contra o Guarani. Empatando, necessita de derrota do Flu e empate, no máximo, do Cruzeiro. Perdendo, está fora. Tá difícil.

Cruzeiro (3º, 66): recebe o Palmeiras (10º, 50). Só garante o título vencendo, desde que Fluminense e Corinthians não vençam seus jogos. Só milagre.

LIBERTADORES: 2 candidatos, 1 vaga
Caso seja mesmo G-4, claro. É muito simples: Grêmio x Botafogo fazem confronto direto, com vantagem de empate para os gaúchos. Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Santos e Internacional já estão garantidos.

SUL-AMERICANA: 6 candidatos, 3 vagas
Além do perdedor de Grêmio x Botafogo, outras seis equipes disputam três vagas. Atlético/PR, São Paulo, Palmeiras e Ceará estão confirmados. Dois candidatos ao rebaixamento ainda têm chances.

Vasco (12º, 46): recebe o Ceará. Ganhando ou empatando, se classifica. Perdendo, só cai fora se o Atlético/MG empatar com o São Paulo e tanto Avaí como Flamengo vencerem seus jogos, ambos fora de casa. Quase lá.

Atlético/MG (13º, 45): visita o São Paulo. Ganhando ou empatando, se classifica. Perdendo, só fica fora se Avaí e Flamengo ganharem. Quase lá.

Avaí (14º, 43): visita o Atlético/PR. Ganhando, se classifica. Empatando, torce para que o Flamengo não vença o Santos e o Atlético/GO não vença o Vitória. Perdendo, só se classifica com derrota do Flamengo e empate entre Atlético/GO e Vitória. No páreo.

Flamengo (15º, 43): visita o Santos. Classifica se ganhar e uma das três seguintes combinações ocorrer: derrota do Vasco, derrota do Atlético/MG ou se o Avaí não vencer. Empatando, se classifica com derrota do Avaí. Perdendo, está fora. No páreo.

Atlético/GO (16º, 41): visita o Vitória. Classifica-se ganhando seu jogo e com empate ou derrota tanto de Flamengo como de Avaí. Empatando ou perdendo, está fora. Tá difícil.

Vitória (17º, 41): recebe o Atlético/GO. Precisa vencer, torcer por derrota do Avaí e no máximo empate do Flamengo. Empatando ou perdendo, está fora. Tá difícil.

REBAIXAMENTO: 2 ameaçados, 1 escapa.
É o duelo direto entre Vitória x Atlético/GO. O Vitória joga em casa, mas precisa da vitória. Quem vencer ainda tem chances de Sul-Americana.

Comentários

Lourenço disse…
Estou há 48 horas esperando a CBF divulgar alteração de horários para esta rodada.
É possível desmembrar em pelo menos 4 horários. Os jogos que não valem nada, os que envolvem o título, Grêmio x Botafogo, Vitória x Atlético GO.
Vicente Fonseca disse…
Então tá. Minha sugestão:

Quinta, 21h: Prudente x Inter

Sábado, 19h30: Sul-Americana e rebaixamento.

Domingo, 17h: briga do título.

Domingo, 19h30: Grêmio x Botafogo.
Victor disse…
Estarei atento em 5%.
Só me importa o FLUMINENSE!
Sancho disse…
Fonseca,

Acho que não alterarão data nenhuma. Mas, se quisessem, sábado, às 17h, está vago. Não tem Série B.

Poderiam muito bem, fazer assim:

Quinta, 21h
Grêmio/SP x Internacional

Sábado, 17
Vitória x Atlético/GO
Vasco da Gama x Ceará
Santos x Flamengo
São Paulo x Atlético/MG
Atlético/PR x Avaí

Sábado, 19h30
Grêmio/RS x Botafogo

E, no domingo, somente os jogos pelo título, às 17h:

Goiás x Corinthians
Cruzeiro x Palmeiras
Fluminense x Guarani
Vicente Fonseca disse…
Eu também gosto do sábado às 17h. Pensei na hipótese apenas com os horários atuais.
André Kruse disse…
Na última rodada "Dois candidatos ao rebaixamento ainda têm chances" de classificação na sula. Isso tá muito errado


Já é um absurdo o fato de um time que termine na metade de baixo da tabela ser premiado com vaga em competição internacional.
Vicente Fonseca disse…
Concordo plenamente. Isso contribui para o baixo nível técnico da Sul-Americana, que será decidida este ano por dois times que vão mal em seus campeonatos nacionais.