Não foi uma goleada...

Samir El Hawat*

Estamos mal-acostumados. Futebolisticamente falando, é claro. Explico porque: ficamos faceiros da vida com um Gre-Nal onde se viu quatro gols marcados. Por vezes, usamos o termo “goleada” quando uma equipe vence a outra por 3 a 0. E o que podemos falar, então, de PSV e Feyenord? É, amigos, não foi uma goleada, foi uma humilhação, uma das maiores do futebol na atualidade.


Sobre o jogo: tá certo que a Holanda é um país liberal, mas vamos combinar, liberar 10 a 0 num clássico entre duas das principais equipes do certame é brincadeira. Na realidade, especulações à parte, me parece muito sério e grave para ser uma brincadeira. No futebol que vemos hoje, não existe essa diferença toda de qualidade entre clubes da primeira divisão. Creio que só querendo, um clube pode ser violentado dessa forma. E pelo andamento do jogo, é o que parece ter acontecido com o Feyenord. Ao final do primeiro tempo, o placar mostrava 2 a 0 para o time de Eindhoven. Normal, já que é um dos favoritos ao título ao lado do Ajax, enquanto o time de Roterdã beira a zona do rebaixamento. Isso com um jogador a menos. O inusitado aconteceu no 2º tempo: em 45 minutos, 8 gols. O que aconteceu no intervalo? Os jogadores foram ameaçados de levar um carrinho do De Jong? Foi prometido que se eles não tomassem 10 gols no jogo, Vanusa iria cantar o hino holandês antes de cada jogo?

O Feyenord enfrenta uma grave crise financeira. Seu último título data de 2001, mas foi em alto estilo: a taça da UEFA. Na disputa da Eredivisie, a equipe de Roterdã não vence desde 99, mas sempre fica bem colocada. Ano passado ficaram na quarta colocação.

Difícil explicar o que houve no domingo, mas certamente o termo goleada não se aplica. Foi uma humilhação.


Sempre eles 1

Campeonato Espanhol - Messi e Cristiano Ronaldo jogaram demais nesse final de semana. Ambos foram decisivos para as goleadas aplicadas por suas equipes: os merengues destroçaram o time do Racing, no Santiago Bernabeu, por 6 a 1, com quatro gols do português, que está jogando muito bem nesse início de temporada na Europa. Já os catalães venceram, fora de casa, o Zaragoza, por 2 a 0, com dois gols de Leonel Messi. O Real lidera (20), sendo seguido por Villarreal e Barcelona (19). O submarino amarelo, aliás, venceu o Atlético de Madrid por 2 a 0, e está a frente do Barça pelo saldo de gols. Próxima rodada, destaque para Barcelona e Sevilla (6º, 14), no Camp Nou.

Copa do Rei – Pelo torneio espanhol, que iniciou nessa semana, Real e Barcelona enfrentaram equipes da terceira divisão. O Barça soube fazer o dever e, mesmo com time misto, venceu o Ceuta por 2 a 0. Já os merengues, com alguns titulares, ficou apenas no empate com o Murcia. Chance de zebra? Quase nenhuma. Vejam bem, eu disse quase.

Sempre ele 2
Samuel Eto'o fez mais um gol nessa rodada. É bom Índio, Bolivar e cia estarem de olhos bem abertos para o camaronês, quando se enfrentarem em dezembro. Ele já foi muito bem na temporada passada, mas foi um coadjuvante de Diego Milito. Nessa temporada ele está decidido a ser o personagem principal, e vem cumprindo com o objetivo. A Inter (15) ficou no empate contra a Sampdoria e está na terceira posição. A líder, Lazio (19), venceu mais uma, com boa participação de Hernanes. E o Milan (17), sem Ronaldinho, mas com Robinho marcando gol, venceu o Napoli (6º, 12), no San Paolo, por 2 a 1, e está na segunda colocação. Na próxima rodada, há o enfrentamento entre Milan e Juventus (5º, 12), em Milão.

Ah, e adivinhem quem está descontente no seu clube e quer ir embora?? Sim, ele mesmo, o homem que pegou todas as frutas do RJ: Adriano. O atacante brasileiro vem jogando pouco na equipe da Roma e já teria avisado a direção do clube que quer sair na janela de janeiro. Alguma equipe europeia vai correr esse risco??

E deu Arsenal
Semana passada eu cravei vitória do Manchester City contra o time treinado por Arséne Wenger. Pois é, eu errei! Mas a culpa toda é do jovem zagueiro Boyata, expulso com 5 minutos de jogo e deixando os azuis com um a menos. Mas pensando bem, o bom time do Arsenal venceria de qualquer jeito. Aliás, o que falta para a consagração do trabalho que Wenger vem desenvolvendo há mais de 10 anos é a conquista da Liga. Entra ano e lá está o time dele, bem ajeitado, bem encaixado, mesmo sem as contratações milionárias comuns aos grandes da Europa. 3 a 0 impiedosos.

De resto, vitória dos grandes, inclusive do Liverpool, que venceu o Blackburn, adversário direto na briga para escapar do rebaixamento. O jogo mais interessante da próxima rodada é o enfrentamento entre Manchester United e Tottenham, no Old Trafford. Palpite? United.

Melhores do mundo
A Fifa e a France Football divulgaram a lista dos 23 concorrentes ao prêmio da Bola de Ouro. O Brasil conta com três candidatos, mas nenhum deles vai levar: Júlio Cesar, Maicon e Daniel Alves. A Espanha, campeã do mundo, tem sete candidatos. Mas com reais chances, vejo seis nomes: Xavi, Iniesta, Messi, Villa, Forlán e Sneidjer. Dos espanhois, todos por motivos óbvios: destacaram-se junto a melhor seleção do ano. Xavi e Iniesta ainda fizeram uma excelente temporada pelo Barcelona. Villa, Sneidjer e Forlán foram os artilheiros da Copa, e a favor do uruguaio, o fato de ter sido eleito o melhor do mundial. E Messi, bom, mesmo não tendo feito a Copa que se esperava, é sem dúvida o maior craque do futebol mundial na atualidade. Em qualquer um dos casos, o prêmio estará em boas mãos.

* Colaborador especial, escreve todas as quintas sobre futebol europeu aqui no Carta.

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Muito estranho esse 10 a 0. No segundo gol os caras do Feyenoord já pareciam dar a impressão de estarem de sacanagem. Ou são MUITO ruins mesmo...

Tô achando que foi um Viana x Chapadinha do primeiro mundo, hein Natusch?
samir disse…
Vicente,

tem um gol de cabeça tb, que o goleiro age de forma estranha. Não vi nada na imprensa europeia que levantasse alguma suspeita sobre esse jogo, mas é mto estranho.
Igor Natusch disse…
Estou INVESTIGANDO.
Mais detalhes em breve.