Irritação, mas vantagem

Empate dá ao Palmeiras chance de passar com um 0 a 0

As perguntas para Felipão sobre Valdívia eram óbvias: irritado após ter dito que fibrose não era lesão, o técnico bancou sua escalação para a partida de ontem, mas ele saiu com 18 minutos de jogo. Correu o risco, talvez até por teimosia, e acabou se dando mal. O Palmeiras deveria preservar o chileno, que não conseguiu repetir as atuações de 2007 e 2008 justamente por conta de problemas físicos, desde que voltou ao Palestra Itália.

De resto, houve mais um lance daqueles que despertará a polêmica sobre o auxílio de recursos eletrônicos à arbitragem. Lincoln estava impedido ao receber o passe que resultou no pênalti. O péssimo Marcelo de Lima Henrique marcou, mas voltou atrás, certamente ao ser avisado por alguém que viu o lance em vídeo. Quem lê este espaço há mais tempo sabe que discordo da utilização do replay em lances como este.

Polêmicas à parte, o empate em 1 a 1 deixa o Palmeiras próximo da classificação às semifinais. Muito mais concentrado que o Atlético/MG na Sul-Americana, o time paulista deve contar com Pacaembu lotado semana que vem. Quem passar, pega Goiás ou Avaí, que empataram em Goiânia por 2 a 2. Para o Verdão, é a chance de salvar um ano que parece perdido: mal no Paulistão, mal na Copa do Brasil, Brasileirão mediano.

Rumos do Engenhão
O Campeonato Brasileiro dá muitas voltas, e decretar que um resultado específico determinará o destino de um clube é sempre temerário. Ao Grêmio, porém, o jogo desta quinta pode ser emblemático: vencendo, o Tricolor entrará na briga pelo título, ou no mínimo G-3.

Renato corrigirá a falta de seus dois volantes com Ferdinando e Vilson. Sem a saída de bola mais qualificada de Fábio Rochemback, os laterais Gabriel e Fábio Santos serão fundamentais, assim como Lúcio. O Flu vem fragilizado, de certo modo, apesar de líder. Não tem Fred, Emerson e Deco. Jogará num 3-6-1, só com Washington na frente. Ao Grêmio, repetir a jornada vitoriosa na Copa do Brasil, quando ganhou do tricolor carioca lá, não é tarefa impossível. Pelo que ambos vêm jogando, principalmente. Jogo sem favorito. Jogaço, aliás.

São Paulo (9º, 44) x Atlético/PR (7º, 47): Carpegiani encontra seu ex-clube. Pode ser a última cartada do tricolor visando à Libertadores. Para o Grêmio, o empate é bom negócio.

Atlético/GO (14º, 35) x Ceará (11º, 42): o Dragão não pode perder a chance. O Ceará vem tranquilo, mas já descompromissado com o campeonato. Vitória significa não apenas livrar terreno do Z-4, mas fincar pé na Sul-Americana 2011.

Foto: AP.

Comentários

Chico disse…
Jogo muito difícil para o GRÊMIO hoje.

A partida entre Atlético MG e Palmeiras foi horrível. Só aguentei o 1º tempo.