A chance que escapa no Rio

Ronaldo, mesmo acima do peso, mostrou qualidades

O Corinthians perdeu a grande chance de assumir a liderança provisória e, enfim, iniciar a reação rumo ao título. Não que o Flamengo seja um time desprezível: é visível a evolução da equipe desde a saída de Silas e a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Mas o fato é que o Timão procurou jogar no erro do time carioca, e o atual campeão brasileiro errou demais. Foram quase 50 passes errados, além de alguns equívocos primários, como deixar Ronaldo livre dentro da área no lance do gol.

O primeiro tempo foi onde as posturas ficaram mais visíveis. Eram 25 minutos e o Flamengo tinha o dobro da posse de bola corintiana. Isso não significava, contudo, um domínio rubro-negro. A melhor chance do jogo era uma ótima roubada de bola de Ralf seguida de uma arrancada sua, um tabelamento com Ronaldo e um chute defendido por Marcelo Lomba à queima-roupa. Uma jogada que simboliza o Corinthians do Brasileirão: um time que tem na chegada de trás dos volantes uma de suas principais armas.

Ronaldo, mais magro que em todo o ano e muito mais gordo do que devia, ainda faz a diferença. Além deste lance, recebeu uma única bola na área em condições de conclusão, e assim fez o 1 a 0. Luxa preparou o Flamengo com o chamado ataque 3D: Diogo, Deivid e Diego Maurício. Não funcionou. Somente Diego mostrava boa movimentação, impetuoso, apesar de infrutífero. O meio acabou ficando vulnerável a contra-golpes o tempo todo. Nas laterais, Léo Moura e Juan há tempos não lembram a grande dupla de alas que foram nos últimos anos.

O segundo tempo, porém, já iniciou com o gol flamenguista, de bola parada. O Corinthians, inicialmente, não mudou sua postura. Embora um pouco mais propositivo, mantinha-se bem postado e esperava o rubro-negro errar para atacar. Bruno César fez maravilhosa cobrança de falta no travessão. Um dos melhores chutadores do Brasileiro, aliás.

O jogo, porém, foi caindo de ritmo, e permaneceu equilibrado até o final. Tite tentou dar qualidade ao meio com Danilo no lugar do anulado Iarley, mas aí Ronaldo sucumbiu na frente. De resto, um tanto decepcionante o modo como o Corinthians empatou este jogo: sem pressionar em busca da vitória que lhe colocaria na ponta. Apesar de não ter jogado mal, a impressão que fica é que poderia fazer mais pelo resultado. Amanhã, torce por empate em Fluminense x Grêmio. Ganhando os cariocas, se distancia um pouco do título; ganhando os gaúchos, seguirá ameaçado de sair do G-3. O pulo do gato era vencer hoje à noite. Ao menos, Ronaldo, mesmo fora de forma, mostra que poderá ser útil na reta final. É um trunfo nada desprezível.

O Flamengo segue sua constrangedora campanha de defesa do título: 15º empate em 32 jogos. O campeão de 2009 ganhou só 25% dos jogos em 2010, o que é pouquíssimo. Não cairá, não ficará fora da Sul-Americana, não tem chance alguma de Libertadores. É um dos únicos times que só tem 2011 como horizonte. Nada como uma Taça Guanabara para erguer os ânimos, certo?

Em tempo:
- Defederico jogou seis minutos. Pegou três vezes na bola e conseguiu errar dois passes. Pior que isso só Edmundo, comentarista da Band, que ao receber este dado chegou à conclusão que ele errou 75% dos passes que tentou dar. Praticamente um Beremiz Samir.

Campeonato Brasileiro 2010 – 32ª rodada
27/outubro/2010
FLAMENGO 1 x CORINTHIANS 1
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Público: 10.273
Renda: R$ 273.210,00
Gols: Ronaldo 30 do 1º; Diogo 2 do 2º
Cartão amarelo: Maldonado e Ralf
FLAMENGO: Marcelo Lomba (6), Léo Moura (5,5), Wellinton (5), Ronaldo Angelim (5) e Juan (5); Maldonado (6), Willians (4,5) (Corrêa, 16 do 2º - 5,5) e Renato Abreu (6); Diogo (5,5) (Val Baiano, 28 do 2º - 5), Deivid (4,5) (Marquinhos, intervalo – 4,5) e Diego Maurício (5,5). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (5)
CORINTHIANS: Júlio César (6), Alessandro (5,5), Chicão (5,5), William (6) e Roberto Carlos (5,5); Ralf (6), Jucilei (6), Elias (6) (Defederico, 42 do 2º - sem nota) e Bruno César (6,5) (Paulinho, 29 do 2º - 5); Iarley (5,5) (Danilo, 29 do 2º - 4,5) e Ronaldo (6,5). Técnico: Tite (5,5)

Foto: Alexandre Lourenço/Vipcomm.

Comentários