Rodada de encaminhamentos

Nesta rodada, os três maiores pretendentes ao título jogam fora de casa. O Corinthians (1º, 47) vai ao Beira-Rio tentar matar de vez as pretensões do Inter (5º, 38); o Fluminense (2º, 45) visita um Vitória (10º, 31) em crescimento; e o Cruzeiro (3º, 44) tem hoje um compromisso tão difícil quando o do Timão, pegando o Santos (7º, 35), em Barueri. Lembrando: o time paulistano tem um jogo ainda a realizar, diante do Vasco (14º, 30), no Rio.

Muito se dizia: se o Corinthians terminar o domingo, dia 26, como líder, dificilmente deixará escapar o título. É um pensamento válido, ainda que as rodadas finais sempre possam revelar surpresas. Porque, após o Colorado, há o Botafogo (4º, 39) pela frente. Jogo difícil, mas já no Pacaembu. Talvez ali se defina o campeão: passando pelo Fogão na liderança, é difícil supor a perda do penta para o time de Adílson Batista. Haverá, da ponta de cima, somente o Cruzeiro por pegar, e em São Paulo, mais adiante. Três dos quatro maiores adversários seriam superados em sequência, com a primeira posição mantida.

Enquanto isso, Cruzeiro e Fluminense ainda realizarão o entredevoramento, em Minas, daqui a cinco rodadas. O time carioca, além disso, terá Santos e Inter pela frente. Precisa aproveitar a sequência que terá agora (Vitória, Avaí e Prudente) para retomar a ponta, mas depois pegará santistas e cruzeirenses em sequência. Não alcançando a liderança antes desses dois jogos, com uma partida a mais em relação ao Timão, dificilmente terá fôlego para chegar ao bi.

O fim de semana decisivo terá hoje Santos x Cruzeiro. O time de Montillo vem em grande fase, mas precisa de uma vitória, mesmo que fora de casa. Perder terreno em relação ao atual líder, tendo ainda essa desvantagem de ver o Corinthians poder pontuar uma vez a mais seria terrível. Aproveitar o momento de instabilidade que vive o Peixe, ainda sem técnico e perto de um racha no elenco, é a grande chance.

Para mexer com o Nordeste
Sport e Bahia farão jogo para lotar a Ilha do Retiro, pela 24ª rodada da Série B. O time pernambucano vem em alta: deixou a parte de trás e já é o sexto colocado. Os baianos ocupam a vice-liderança e vivem seu melhor momento desde 2004, quando não subiram por detalhe. A elite merece as duas maiores torcidas do Nordeste no ano que vem.

Por sinal, os seis primeiros são Coritiba, Bahia, América/MG, Ponte Preta, Figueirense e Sport. Portuguesa e Náutico, oitavo e nono colocados, não podem ser desprezados da luta. Seja quem for que suba, a Série A de 2011 estará melhor representada – até porque Prudente e Atlético/GO, de torcidas pequenas, devem cair.

Comentários