Por linhas tortas, o melhor técnico

Muricy Ramalho e Mano Menezes são mesmo os dois melhores técnicos surgidos como grandes nomes no cenário brasileiro neste início de século XXI. Ao contrário de nomes mais consagrados, como Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari, estão em trajetória ascendente, prontos para darem o melhor de si na seleção brasileira. A melhor escolha para assumir o posto passaria necessariamente por um dos dois.

Atual técnico do Fluminense, há dois meses no cargo, Muricy mostrou ser um homem de grandes princípios e muita honestidade. É uma situação diferente da que vive Mano Menezes, há dois anos e meio no Corinthians, e, portanto, muito mais à vontade para aceitar o desafio e sair do Timão, no qual já cumpriu, com louvor, sua missão. Mano tem cinco anos e meio treinando clubes grandes. Permaneceu por quase três temporadas no Grêmio, levando o clube das agruras da Série B ao vice-campeonato da Libertadores. No Corinthians, tirou o time também da Segunda Divisão e levou-o à maior competição continental, ganhando ainda um título paulista e outro da Copa do Brasil. Seu cartel de títulos, até por treinar equipes de ponta há menos tempo, é menor que o de Muricy. Mas sua competência é incontestável. Desde que saiu do Caxias, em abril de 2005, comandou dois times de ponta em sequência, ficou neles por longo tempo, ganhou títulos e não foi demitido em nenhum deles. Saiu por vontade própria. É uma trajetória tão ascendente quanto consistente. Um dia, fatalmente, ele viraria treinador da seleção. Talvez não imaginasse que seria tão cedo.

Em relação a Dunga, o Brasil ganha um técnico bem mais experiente e conceituado, formador de times, inteligente, que prima pelo equilíbrio na montagem das equipes que comanda. Ganha também um treinador firme, mas bem mais maleável em relação à imprensa (e isto vale na relação de Mano com Muricy, também), que tem jogo de cintura, mas muita personalidade, e não cede a pressões.

Um processo de renovação comandado por alguém da qualidade de Mano Menezes já começa muito bem. Tem tudo para dar certo. A recusa de Muricy, um excelente técnico, deu à seleção, por linhas tortas, um treinador de futuro ainda mais promissor como comandante dos pentacampeões do mundo.

Comentários

Lique disse…
o mano foi o único técnico que, para mim, atingiu o título de ídolo, depois do felipão.

ele é simplesmente FODA, baita profissional, sabe tudo de marketing, de como se postar diante da torcida, da imprensa, etc. ele é foda e merece muito chegar onde chegou.

méritos também aos dirigentes do grêmio que o tiraram do caxias para comandar o clube em um dos momentos mais delicados das história do tricolor. fizeram a escolha certíssima, assim como a cbf fez agora.

torcerei pela seleção mais do que nunca, tô loco pra ver a nova convocação. acho que toda a torcida do corinthians pensa o mesmo, assim como a do grêmio.
Lourenço disse…
Saiu a convocação aí
Júlio César; Alessandro, Juan, William e André Santos; Cristian, Elias, Tcheco e Kaká; Ramón e Luís Fabiano. Naturalização de Escalona, Escudero e Lipatin a caminho.

É só uma brincadeira, o Mano é realmente top de linha, uma das pessoas mais inteligentes que já vi no mundo do futebol. E isso bem como o Lique falou, não é só no plano tático, é em todas as esferas.
Mas também achava um Muricy uma ótima escolha. Sei lá, Ricardo Teixeira fez o óbvio e escolheu bem, tomara que dê certo.
Vicente Fonseca disse…
Concordo com tudo que vocês disseram.

Anderson entrará aos 47 do segundo tempo na semifinal da Copa de 2014, escondido no vestiário da Arena do Grêmio.