Os primeiros de Mano Menezes

Mano Menezes surpreendeu. Muito se falava que não chamaria jogadores que estivessem atuando fora do Brasil, e que também pouparia atletas de Internacional e São Paulo, envolvidos com a Libertadores. Entretanto, optou por chamar jovens jogadores entre os “estrangeiros” (visando também à Olimpíada de 2012) e tirar um de cada lado entre colorados e são-paulinos.

O novo técnico da seleção teve menos de dois dias para pensar na lista de convocados, mas já aponta para boas apostas. Era esperado que Lucas e Carlos Eduardo, que jogaram com ele no Grêmio, fossem chamados. Neste sentido, Diego Souza só não entrou na lista porque está mal fisicamente, mas deve receber chances no futuro. Azar semelhante teve Fred, do Fluminense, que se lesionou na véspera da convocação.

Chama a atenção a aposta em Pato, um jogador que não pode ser deixado de lado, pelo potencial que tem. Nomes novos para a zaga, como Réver, Henrique e David Luiz, chegam junto com Thiago Silva, que deve ser o primeiro titular para ser trabalhado até 2014. Rafael, lateral do Manchester United, é ótima aposta. Ganso e Neymar eram nomes óbvios, André quase isso. Robinho, Diego Tardelli, Ramires, Marcelo, André Santos e Daniel Alves, velhos conhecidos.

As grandes surpresas foram o meia Éderson, o volante Jucilei e os goleiros Jéferson, do Botafogo, e Renan, do Avaí. Victor deve começar como titular. Não entendi a ausência do Fábio, do Cruzeiro.

Comentários

Ponso disse…
Achei engraçado ele reiterar algumas coisas, como Hernanes volante. Prefiro como terceiro homem, mas enfim. Mostrou aquela calma e bom senso de praxe. Acho que volto a torcer pela seleção depois de muito tempo.
Vicente Fonseca disse…
Acho que um meio-campo com Hernanes de terceiro homem seria muito bem equilibrado. Acho que disputa posição com o Ramires - ou deveria.

Como gremista, é impossível não torcer pra seleção com o Mano lá.
Felipe disse…
Segundo o Mano, um dos dois, Hernanes ou Sandro, será dispensado, dependendo de quem se classificar para a final. Foi por isso, aliás, que ele convocou um jogador a mais.
augusto g. disse…
considerando o 4-2-3-1, muito usado pelo mano:

victor, daniel alves, thiago silva, henrique, andre santos; sandro, ramires e ganso; neymar, tardelli e robinho.

mas eu iria de 4-4-2 em losango:

victor, daniel alves, thiago silva, henrique, andre santos; sandro, ramires, hernanes e ganso; robinho e tardelli.
Prestes disse…
Com o tempo q tinha pra convocar nao da nem pra criticar.

Convocou qm tinha q convocar: os jovens q eram da selecao, os q dunga ja chamava mas deixou em casa, e as maiores promessas como ganso, neymar, etc.

Contestavel é Rever q acho q nao vinha jogando, Ederson q nunca se firmou em lugar nenhum, e o Jucilei, é cedo pro guri, tem gente que merece mais.
Igor Natusch disse…
JONAS é a grande ausência nessa lista.

E Mano deu óbvia privilegiada em jogadores que já trabalharam com ele. Chamar Réver (que não vinha jogando), Victor (que anda abaixo do que pode render), Lucas e Carlos Eduardo demonstra isso claramente.
Vicente Fonseca disse…
Só lembrando: Victor e Réver não jogaram com Mano no Grêmio. O Jucilei sim, serve de exemplo.
Vicente Fonseca disse…
Já disse no Twitter, e repito aqui: se fosse uma seleção só com jogadores que atuam no Brasil, seria justo chamar o Jonas.