Carta na Mesa - Edição 74 - 19/07/2010



Ficha técnica
Gravação: Estúdio de Rádio da Fabico/UFRGS, 19/07/2010
Duração: 41’12”
Mesa: Vicente Fonseca, Felipe Prestes e Lourenço Fonseca.
Técnica: Eloí Lopes
Principais tópicos abordados: crise do Grêmio; Inter 2 x 1 Ceará.

Comentários

Paul disse…
Só eu e o PAULO SANTANA achamos que não foi frango do Pato no jogo de ontem. Não sei se isso me coloca no status de GÊNIO ou se devo me atirar da ponte do Guaíba.
Até tu Prestes!
Vicente Fonseca disse…
Não deixa de ser boa notícia para o Inter, mas será que esses jogadores terão boas condições para atuar diante do São Paulo? Eu tenho minhas dúvidas.
Felipe disse…
O Tinga sim. Quanto ao Sóbis e Renan, se não puderem jogar já contra o SP, poderão jogar a final. Os 3 viajarão para BH e deverão estar ao menos no banco.
Vicente Fonseca disse…
O Renan até é o de menos. Mas falo, além das questões físicas, do desentrosamento deles com o restante do grupo. Não é fácil entrar num time numa semifinal de Libertadores sem nunca ter jogado junto com ninguém e se dar bem. Não sei até que ponto o Tinga funcionaria melhor que o Giuliano na meia, por exemplo.

De fato, acho que o Celso Roth tem que colocar os três para jogar imediatamente, se pretende mesmo utilizá-los desde o início nas decisões.
Felipe disse…
O Tinga já está treinando com o grupo há mais de mês e até já jogou em amistosos. Acho que ele entraria sim melhor que o Giuliano. Já o Sóbis é uma incognita. Mas é importantíssimo que o Inter possa contar com ele, principalmente com a suspensão e provável saída do Walter.
Felipe disse…
O time que o Celso Roth deve utilizar é, no 4-2-3-1: Renan (Pato), Nei, Bolivar, Índio e Kléber. Sandro e Guina. D'Ale, Tinga (Giuliano) e Sóbis (Taison). Alecsandro. Para o futuro (não há tempo para testar essa formação antes da semi-final) poderia se testar Sóbis de centroavante, como em 2006, no lugar do Alecsandro, mantendo Taison ou Giuliano.
Vicente Fonseca disse…
Minha dúvida é quanto ao Sobis. Acho que não tem cacoete nenhum para ser meia, mas duvido que Alecsandro saia do time, o que o impediria de ser o centroavante. Isso porque considero que o esquema é esse mesmo, o 4-5-1. Roth não estaria repetindo este esquema à toa. O ideal, pra mim, seria ele num 4-4-2.

E eu ainda tirava o D'Alessandro, colocando de meias Andrezinho (ou Giuliano) e Tinga.
Felipe disse…
Segundo o próprio Sóbis, ele vinha jogando de meia-atacante no Bétis e nos Emirados. Mas vamos ter que ver pra tirar nossas conclusões. E pra mim o D'Ale é superior ao André e ao Giu. Contra o Guarani teve um péssimo primeiro tempo, mas contra o Ceará ele foi o destaque do time. O Andrezinho e o Giuliano não tem jogado bem este ano.
Vicente Fonseca disse…
Tecnicamente, nenhum jogador do Inter é superior ao D'Alessandro. Ao mesmo tempo, nenhum é mais inconfiável que ele. Eis o problema.

Importante teu depoimento sobre o Sobis no Betis. Temos que ver, de fato. Não tenho certeza se de meia ele pode dar a sabida e imensa contribuição que pode dar como atacante.
Felipe disse…
Aí é que está, eu acho que o D'Ale tem sido mais confiável que os outros dois. O problema é que alguns corneteiros de plantão (não acho que seja teu caso) usam a seguinte fórmula para calcular o rendimento de um jogador: rendimento final = rendimento/contracheque. Como o "divisor" do D'Ale é maior, o "rendimento final" acaba sendo menor que o dos outros. Só que isso não é rendimento, é custo x benefício, o que é completamente diferente.
Vicente Fonseca disse…
É, eu não entro no mérito dos salários, não tenho nada a ver com isso. Sempre olho pro rendimento do jogador em campo, evito analisar jogador pelo salário que recebe.

Mas eu discordo de ti porque acho que o rendimento dentro de campo dele é muito baixo. Há tempos eu o critico, aliás. Reitero: é diferenciado tecnicamente, mas acho que rende muito menos do que pode e do que o time precisa.

Mas concordo, Andrezinho e Giuliano não vêm fazendo ano tão bom assim.
henrique disse…
a resposta para o time do grêmio até foi citada mas passou meio batida: ferdinando + 10. hehe.

e o mp3 desse programa deu umas engasgadas. ;)
Vicente Fonseca disse…
Notei isso também, Henrique. Vou dar uma olhada e ver o que aconteceu.

Abraço!