Enfim, a estreia do Grêmio

GRÊMIO 3 x 0 AVAÍ
O Grêmio apagou o incêndio. A vitória contra o Avaí está longe de ter sido emblemática, dramática, histórica ou brilhante. Foi mais que isso: fundamental é o adjetivo. Porque deu ao clube a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, estancou uma crise que se ensaiava, acalmou os ânimos de jogadores e torcedores e, principalmente, faz o time entrar de fato na disputa do certame.

A atuação teve lá seus problemas, mas algumas virtudes muito claras. Maylson, por exemplo: credencia-se à titularidade, deve recuperá-la. Além de todo o dinamismo que tem em participar ofensiva e defensivamente das ações do time, teve uma partida tecnicamente primorosa. É um jogador que, não bastasse isso, ainda compõe o meio-campo de uma forma que não deixa espaços vazios. Com Maylson, o Grêmio ganha consistência. Fábio Rochemback também cresce com ele.

E novamente, como em todos os momentos de desfalques ofensivos no ano, Jonas decidiu. Mesmo tendo em William um companheiro completamente inoperante, o camisa 7 tricolor chega à respeitável marca de 22 gols na temporada, apenas dois a menos que no ano passado, já uma boa marca.

O Avaí decepcionou. Para quem tem 7 pontos, mostrou futebol de time rebaixado. É certo que o gol cedo tranquilizou o Grêmio e perturbou os catarinenses, mas mesmo assim se esperava mais.  O máximo que a equipe de Péricles Chamusca conseguia era chegar em toques ou velocidade nas proximidades da área, mas ou a conclusão era pífia ou a zaga gremista, hoje muito bem nos duelos pessoais, ganhava a jogada.

Para o Rio de Janeiro, com a volta de Douglas e a manutenção anunciada por Silas de Maylson no time, fica a dúvida entre Hugo e William sobre quem sairá do time. Aposto na saída do primeiro, embora discorde dela – mesmo que não tenha ido bem hoje. Há também possibilidade de Leandro, mas este, como Willian Magrão, estão perdendo espaço neste momento. Aliás, o Flamengo, que vem se desmanchando e perdeu o Fla-Flu, é uma boa oportunidade para pontuar fora de casa.

Foto: Jonas marcou mais dois e chegou aos 22 na temporada (Lucas Uebel/Gazeta Press).

Comentários

Vicente Fonseca disse…
Perdão amigos, mas como estava sem computador em casa ontem, o texto saiu totalmente desconfigurado (como vocês devem ter percebido), de modo que tive de apagá-lo. Reproduzo abaixo os comentários já registrados, para que a discussão prossiga. Perdão pelo transtorno!

Faraon disse...
Olímpico: 9.220

Caminito: 35.000

Família FONSECA estará para sempre no descrédito!

Fora os 5 pila que fiquei devendo...
27 de maio de 2010 10:32

Igor Natusch disse...
Não vi o jogo, estava assistindo o MAJESTOSO show do UFO \m/

Mas Jonas = TITULAR INCONTESTÁVEL DA SELEÇÃO BRASILEIRA. Qualquer contestação será exposta automaticamente ao RIDÍCULO pelo poder inclemente dos FATOS.
27 de maio de 2010 11:00

Marcelo disse...
Dos jogos que o Grêmio perdeu esse ano, em algum deles o Maylson foi titular ?
27 de maio de 2010 11:04

Lourenço disse...
Com o Pelotas, pelo menos.
27 de maio de 2010 11:57

Lourenço disse...
Se a escalação da ZH se confirmar, Celso Roth escalará 4 volantes hoje. 1998 feelings.
27 de maio de 2010 11:59

André Kruse disse...

Para o Rio de Janeiro, com a volta de Douglas e a manutenção anunciada por Silas de Maylson no time, fica a dúvida entre Hugo e William sobre quem sairá do time. Aposto na saída do primeiro, embora discorde dela

Confesso que não tinha pensando nessa possibilidade, acho que seria dificil fazer esse esquema que tu propoe sem tempo pra treinar. 4-5-1 costuma dar certo com dois do meias que possam virar pontas/atacantes. Não vejo o Maylson fazendo isso (apesar dele sempre aparecer na área vindo de trás)
Vicente Fonseca disse…
Neste esquema eu colocaria o Hugo como segundo atacante, André, não exatamente um quinto do meio. Mas duvido que o Silas faça, porque ele entende que o Hugo não é atacante. Tanto que hoje se especula que a dúvida é entre ele e Douglas.
Sancho disse…
Esse elenco do Grêmio CLAMA por um 3-2-3-2 (Victor; Doril, Rodrigo e ???; Adílson e ???; Maylson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges), mas não adianta só colocar esse time em campo. Isso teria que ser bem treinado.

O intervalo da Copa serve bem para tal propósito.
Chico disse…
A Máquina Tricolor patrolou e acabou com a invencibilidade das "gatinhas da ilha".
Vicente Fonseca disse…
Sancho, esse tu esquema é tipo o que o Bielsa aplica no Chile, sem laterais nem alas. Ou me enganei?
Chico disse…
Maylson deve ser titular. Adílson está jogando muito. Jonas totalmente descontrolado.

Sem explicação essa contratação absurda de Uendel.
Sancho disse…
Te enganaste.

O esquema do Bielsa não tem alas fixos, mas sempre há quem faça o setor. Dependendo, são os volantes (que já jogam abertos) ou os pontas.

E, no esquema acima, os alas são Hugo e Maylson. Penso na organização da meia-cancha como no 4-5-1 do Mano.

Abraço.
felipesfranke disse…
Professor, dia desses, ainda mui abatido pela derrota para o maldito Santos, comentava com meu pai: o Gremio precisa recuperar o animo e se esforcar para fazer um bom campeonato e ganhar vaga na Libertadores.
Disse isso pois me parece ser esse o melhor time que o Gremio montou desde seu retorno recente à Série A. (Vc concorda?)
Digo melhor pois mais equilibrado, ofensivo e defensivo, e sem grandes estrelas (que, se trazidas de fora, tendem a nao dar nada certo), mas com bons destaques individuais. Gosto, por exemplo, bem mais desse Gremio de hoje que o finalista da Liber com Mano, sem-finalista com Roth e daquele líder com 50 pontos de vantagem sobre o 2o segundo. Ainda falta bastante coisa, mas é o em Gremio que, desde 2004, mais confio e pelo qual mais consigo torcer.
felipesfranke disse…
final:
"...mas é o Gremio EM QUE, desde..."
Vicente Fonseca disse…
Concordo que este Grêmio tem potencial para ser o melhor desde 2001/02, e acho que tem tudo para fazer um excelente Brasileirão, com condições de disputar o título. Bastam alguns ajustes (lateral-direita, definição dos volantes e um bom atacante reserva).
Marcelo disse…
Paradoxalmente, o atual time do grêmio é o que tem mais potencial mas o que menos me anima em possibilidade de conquista de títulos.
Vicente Fonseca disse…
É que a Copa do Brasil acabou né Marcelo? E o Brasileirão é looooooongo...